quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ora então vamos lá…

Tentativa de responder a todas as perguntas…

Há um mês que me mudei para a Alemanha, mais precisamente para Hannover, vim atrás de muita coisa e nada em concreto, a oportunidade de trabalho era simplesmente irrecusável e como sempre soube que a minha vida passava por viver fora de Portugal durante algum tempo resolvi arriscar (para quem perguntou, sou engenheira química).


Até agora a experiência está a ser absolutamente maravilhosa, claro que tem coisas boas e más e no final não é fácil mas, sinto que cresci muito mais enquanto pessoa neste último mês do que nos últimos 10 anos e o mesmo é válido a nível profissional.

A minha equipa de trabalho é constituída por 3 portugueses, 2 americanos, 2 alemães, 1 indiano, 1 tunesino e 1 espanhola (e só estou a falar da minha equipa que não representa nem 1% das pessoas que trabalham aqui na sede).

É um país tão diferente que até faz impressão, aqui as regras são para cumprir e não apenas sugestões como em Portugal, se em umas coisas é mil vezes melhor em outras é mil vezes pior.

Os alemães são pessoas simpáticas, não são as pessoas mais sorridentes do mundo mas até agora só tenho bem a dizer.

E por agora penso que é tudo (claro que me estou a esquecer de 3000 mil coisas que me perguntaram mas a idade não perdoa e prometo responder aos vossos e-mails assim que possível).

XOXO S.

15 comentários:

  1. Já estive duas vezes em Hannover e gostei bastante. Quando estive aí uma vez fui "repreendida" por um alemão porque não dei gorjeta a um taxista. É mesmo verdade que toda a gente dá?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também sonho em ir lá para fora um dia (apesar de eu ser da área da Saúde), mas admiro-te a coragem por teres ido sozinha, era algo que ñ conseguia... Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Hannover é uma cidade linda e muito verde! Já aí fui 3 ou 4 vezes quando o meu irmão jogou no Hannover 96 e amei!

    ResponderEliminar
  4. muito boa sorte para esta nova fase da tua vida ;) bjinhos

    ResponderEliminar
  5. hehehe...estou a adorar acompanhar essa tua nova experiência...nice :)


    xoxo***

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que está a ser uma boa expriência:)bj!

    ResponderEliminar
  7. Fico tão feliz que te esteja a correr tudo bem! E finalmente tens net... é que já estava com saudades!

    ResponderEliminar
  8. Olá S.
    A C. disse-me que já tinhas actualizado o teu blog e vim dar uma espreitadela. Ainda bem que estás contente com o trabalho e com as pessoas com quem convives. É bom que assim seja pois doutro modo tornar-se-ia difícil suportar a distância e as saudades. Um beijinho e boa continuação.
    Mãe da C.

    ResponderEliminar
  9. Como eu te percebo!!!! Estou a passar exactamente pela mesma coisa e identifico-me a 100% com o que dizes!! Eu estou em Budapeste e sinto os húngaros também como pessoas muito regradas e exigentes. A nível profissional acho óptimo, até porque me identifico mais com este método organizado.. Por outro lado sinto falta da hospitalidade e calor dos portugueses... Mas deve ser tudo uma questão de hábito =) Desejo-te tudo de bom e imenso sucesso!!!

    XOXO

    ResponderEliminar
  10. Porque é que eu achava que eras jornalista? =) Ainda bem que estás a gostar, é uma das coisas de que abdiquei fazer (ir para o estrangeiro exercer a minha profissão) e espero não me vir a arrepender. Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Na semana passada estive relativamente perto de Hannover.. Estive em Hamburg e Bremen :)

    ResponderEliminar