quarta-feira, 25 de abril de 2012

A magia de Jane Austen

O meu livro de sempre, aquele que me acompanha nos bons e nos maus momentos, o livro que me ensina todos os dias novas lições que não tinha visto antes, ou que não tinha ainda chegado o momento de as entender. 

Ao contrário do que a B. defendia hoje ao almoço não acho que o Mr. Darcy seja o culminar da perfeição, muito pelo contrário, em muita coisa ele não era aquilo que Elizabeth Bennet procurava, ele não era o homem com que ela sonhava, era sim o homem que amava mais do que podia entender, o homem que amava com todas as diferenças de opinião, com todas as imperfeições...

Acho que é o que mais gosto neste livro, a falta de perfeição que caracteriza as personagens, a certeza de que é o amor e o respeito que faz tudo funcionar. 


"Pride relates more to our opinion of ourselves, vanity to what we would have others think of us"

Pride and Prejudice - Jane Austen 

XOXO S.

15 comentários:

  1. Também adoro esse livro e concordo contigo acerca do Mr. Darcy, e mais acho muito real pois muito raramente coincide apaixonarmos-nos pelo homem dos nossos sonhos!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso o livro nunca li...mas já o filme umas cinco ou seis vezes, e gosto muito! :)

    ResponderEliminar
  3. comprei este livro este ano quando fui pra praia, eu vi o filme e é ótimo. Vou terminar a saga de As Brumas de Avalon e vou ler este *--* ansiosa.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que o objectivo de Jane Austen com o romance entre Mr.Dacy e Elizabeth é mostrar que o amor pode nascer entre as pessoas mais improváveis e nunca julgar alguém apenas pelas "primeiras impressões".
    O orgulho e preconceito é um dos meus livros preferidos (assim como o filme).

    ResponderEliminar
  5. :)ainda no outro dia escrevi sobre o romance, nunca li o livro, já o filme foram várias vezes e continuo a adorar.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito deste livro e da Jane Austen!!! Leio sempre em inglÊs, acho que se perde algo na tradução, em especial nos dialogos. Não gostei muito do Filme, gosto mais da versão da BBC com o Colin Firth!! Obrigada pelas partilhas e ideias de leituras:)

    ResponderEliminar
  7. Pride and Prejudice é o meu livro preferido de sempre. Darcy é altamente imperfeito assim como é a Lizzie. Acho que se conseguem complementar lindamente e ao se juntarem conseguem eliminar falhas mútuas e tornarem-se melhores pessoas.

    ResponderEliminar
  8. Amei o livro...e o filme!

    Ensina-nos muita coisa!!


    *beijocas

    ResponderEliminar
  9. Amei o livro... e o filme!


    Ensina-nos muita coisa!!!

    *beijocas

    ResponderEliminar
  10. eu adoro esse livro/filme :)
    duas pessoas distintas que se complementam.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  11. Acreditas que nunca vi o filme e nem li o livro?
    Está na minha lista à anos...

    ResponderEliminar
  12. Li o livro há dois meses...e entrou no melhor romance que li até dos dias de hoje. Além disso virei fã da autora. Neste momento estou a ler Persuasão...pelo que li promete boas surpresas.
    O filme está muito bem conseguido...

    ResponderEliminar