segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vamos lá falar a sério...

A conversa aqui por terras alemãs vai sempre dar ao mesmo, a crise e os países "culpados" pela mesma, os países que não são capazes de resolver os seus próprios problemas e que precisam da ajuda aqui dos génios da lampada para aprenderem como se governa.

Eu até sei que não é fácil saber que a economia do nosso país está em muito bom estado mas que estamos também a passar por uma crise, no entanto antes de começar a apontar o dedo devíamos averiguar melhor o porquê desta crise e se tivemos ou não alguma culpa no que se passa.

Nem vou perder o meu tempo a falar da classe corrupta dos nossos politicos, da má gestão do dinheiro que recebemos da UE, de como aceitámos de bom grado receber para não produzir, de como "abrimos as perninhas" a todas as "sugestões" vindas de Bruxelas... 


Obviamente que os países que hoje estão em crise tiveram a sua responsabilidade no que aconteceu mas, não foram responsáveis sozinhos, houve muitas decisões da UE que fomos obrigados a aceitar, decisões essas que favoreceram os países como a Alemanha e nos prejudicaram a nós, houve muita má gestão dos bancos (ou não fosse esta uma crise de certa forma do sector bancário), bancos estes que investem todos os dias o dinheiro ficticio que não lhes pertence... e já nem vou comentar a dualidade de critérios desta Europa que se diz justa e unida mas que uns países têm de pagar e outros não. 

Esta "ajuda" é um óptimo negócio para países como a Alemanha, não vamos cair na ilusão que estão a ajudar o nosso país à beira mar plantado sem interesse nenhum e muito menos que são uns pobres coitados a pagar pela má gestão do sul da Europa (como eles adoram de nos colocar a todos no mesmo pacote). 

Nestes momentos só tenho vontade de lhes perguntar de onde veio o dinheiro com que reconstruíram a Alemanha depois da segunda guerra mundial, só me apetece tocar no assunto proibido (tudo o que se refere à segunda guerra é absolutamente tabu e o Hitler é quase como a personagem do Voldemort nos livros do Harry Potter "He-Who-Must-Not-Be-Named"). 

Os comentários como "Agora que no europeu as equipas podem usar os patrocínios a Grécia devia escrever lá patrocinado por Alemanha"deixam-me o sangue a ferver. 

E não, os alemães não são todos racistas e pessoas horríveis, simplesmente é esta a realidade que enfrentamos e é esta a natureza humana, quando chega a hora de culpar alguém apontamos sempre o dedo ao vizinho do lado.

XOXO S.

6 comentários:

  1. e assim ficamos a saber o que se diz de nos pelo mundo fora...

    ResponderEliminar
  2. e assim ficamos a saber o que dizem por Portugal pelo mundo fora...
    é triste :(

    ResponderEliminar
  3. o problema é que na maior parte das vezes só conseguimos ver os 'defeitos' dos outros, que é o que eles estão a fazer agora! eu imagino como o teu sangue deve ferver cada vez que ouves comentários desses!! eu era menina para ficar de 'trombas' até que alguém me perguntasse o que se estava a passar comigo lol lol eu sou daquelas pessoas que -admito - ás vezes digo coisas menos boas sobre o nosso país (aliás, falo sobre a realidade do nosso país) mas não acho muita piada quando alguém de fora partilha 'opiniões não solicitadas' - a maior parte das vezes é para falar mal - sobre o meu país. não gosto disso e torço imediatamente o nariz....

    eu sei que és ponderada e sabes gerir bem essa situação mas se um dia te 'saltar a tampa' e disseres tudo e mais alguma coisa, não te massacres com isso ;)

    bjinho**

    http://makeupblah.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Muito bem dito! Completamente de acordo! E ainda bem que existe alguém, a trabalhar fora, que tem uma visão tão clara da situação! S. diga aos alemães que se os gregos descontassem na dívida as indemnizações de guerra que os alemães lhes devem, a dívida ficava paga! Só tiveram ajudas. Até pediram para ser prolongado o prazo de pagamento da dívida do empréstimo para a reconstrução do país, mas agora que se governam à grande com esta crise, que também provocaram, convém esquecer. Já ganhamos duas vezes (o mundo, entenda-se) e havemos de ganhar também a terceira! Não há duas sem três, não é o que se diz?

    ResponderEliminar
  5. Realmente sao as "bocas" que temos que ouvir quando estamos a viver no estrangeiro. Eu tb ja tive que ouvir as minhas...Mas sim uma Alemanha e França que têm o control sobre uma Europa e que digamos sao os países "cabeças de lista" da coisa, claro que para eles é facil argumentar e que nós cá em baixo só temos que aguentar. Sim eles fazem-se de grandes dizendo que nao pagam o que andamos a gastar, quando nós estamos a pagar-lhes e bem caro. Isto funciona como na bolsa:quando um perde (como é o caso de Portugal) signigica que alguém está a ganhar(como é caso da Alemanha..da França, etc). Nao podem estar todos a perder em simultâneo...Por isso às vezes me pergunto, foi assim tao vantajoso pertencer-nos â UE? Ou serviu para nos afundar-mos? É de nao esquecer o povo que ja fomos e as conquistas que ja tivemos....

    ResponderEliminar