sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Coisas que não entendo...

Todos os dias ouvimos falar de relações abusivas de vários tipos, desde as mais às menos graves. Todas conhecemos uma amiga, uma vizinha, uma tia… que vive uma relação desse género, que de alguma forma não se consegue libertar de uma relação que a faz infeliz.

No geral as mulheres têm cada vez mais tendência a fugir de relações onde são traídas ou espancadas, mas será que o mesmo é válido para aquilo que não está à vista?

Conheço uma mulher fantástica e muito, muito bonita que recentemente resolveu ter mais atenção ao seu visual, emagreceu 20Kg, passou a andar bem vestida, com o cabelo arranjado… uma mulher que tem 35 anos, com uma personalidade forte e vincada a quem não podemos dar a desculpa da geração ou de algo do género.


Mas se pensam que o marido ficou feliz com esta mudança enganam-se, na verdade não lhe agrada nem um bocadinho que ela deixe de ser a mulher gorda e mal arranjada que ele tinha em casa, com uma auto-estima bem em baixo e com uma admiração incrível pelo aspecto físico dele, para passar a ser esta nova mulher que se encontra em pé de igualdade com ele quando olhamos para os dois exteriormente.

Ela anda desolada, porque ele lhe diz coisas horríveis como “a tua sorte é que na rua as pessoas só te vêm vestida, porque se te vissem nua não iam achar que estás assim tão bem”, depois ela conta-me isto e eu penso “mas porque raio é que tu admites uma coisa dessas?”. Eu posso estar muito errada nisto, mas se o homem que está connosco não acha que somos bonitas e não nos diz isso, se esse homem passa o tempo a fazer-nos sentir pior com o nosso aspecto físico, se nos humilha quando nos devia dizer “Estás mesmo muito bonita”, então algo está errado.

XOXO S.

13 comentários:

  1. Que horror! Um marido, namorado, companheiro, seja o que for, deve apoiar e não deitar abaixo!
    Mas quem é que se sente bem nessa situação? Até podemos ser lindas, maravilhosas, mas ouvirmos destas coisas, só nos vai fazer sentir mal!
    Incrível como isso acontece nos dias de hoje...
    Bom fim-de-semana!
    Kiss*

    ResponderEliminar
  2. Esse tipo de relação faz-me confusão porque não entendo como as pessoas deixam arrastar por tanto tempo esses maus tratos. O amor não é tudo nem deve suportar tudo.

    ResponderEliminar
  3. Deve ser horrivel ter um companheiro assim! essa relação tem os dias contados, parece-me...

    ResponderEliminar
  4. Ena....e um par de estalos nesse senhor não?! Por amor de deus!!

    ResponderEliminar
  5. Já estive numa relação assim, mas no meu casos os maus-tratos eram físicos e psicológicos. Revi-me totalmente nessa pequena descrição que fizeste da relação da tua amiga. Se ela não conseguir sair rápido, temo pela sanidade mental e emocinal da senhora.

    O que está por trás da atitude desses homens é insegurança e possessão. O marido da tua amiga tem medo de a perder, não porque goste dela, mas porque só gosta dele.

    No meu caso, no início não era assim, era um mar de rosas, fazia sentir-me única, era ciumento, mas até lhe achava piada. Com o tempo as coisas pioram, tornam-se possessivos, ao ponto de controlar o meu olhar, os meus gestos, ao segundo. Estamos sempre à espera que mudem, mas nunca mudam, só pioram.
    Muitas vezes o tentei largar durante a faculdade, evitava sair com ele, arranja todas as desculpas, que tinha de estudar... Nem podia sair de casa para ir ao supermercado em frente, porque se descobria era tareia na certa. Ameaçava magoar a minha família, matar-me, tudo e mais alguma coisa. Vivia em constante sobressalto. Era horrível. Tentei largá-lo muitas vezes, mas ele perseguia-me, agarrava-me, fazia escândalo no meio da rua, à porta da minha casa, perseguia até as minhas amigas quando eu não saía de casa, enquanto não dissesse que voltava para ele. Isto arrastou-se durante anos, até ao dia em que apareceu na minha vida um rapaz fabuloso, totalmente o oposto daquilo, e ganhei coragem e auto-estima para o largar de vez. Não foi fácil, recebia ameaças constantemente, chegou a bater no meu novo namorado no meio da rua, mil e uma coisas, até o meu pai intervir e ameaçar com polícia.

    Já lá vão 8 anos, e sou muito feliz agora, com o homem que me salvou.

    Espero que a minha história possa ajudar a tua amiga a sair dessa relação abusadora. Se bem que um namoro não é mesmo que um casamento.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo, muito obrigada por partilhares a tua experiência, há realmente situações demasiado complicadas.

    Fico feliz por saber que tudo está bem agora e espero que ela também fique bem no final.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    CONFESSIONS OF A FASHION GIRL

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderEliminar
  8. Fico fora de mim quando leio histórias assim!
    Beijinhos para ambas,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  9. ai meu Deus, até fiquei incomudada. Essas coisas tiram-me do sério, não percebo porque essa senhora não o deixa, quando está num ponto tão alto da vida. Temos que nos amar a nós proprias primeiro. Falar é fácil, eu sei, mas quantas mais formos a falar e a dizer o mesmo, mais iremos bater no ceguinho para que comece a ver o que realmente gira em seu torno.

    ResponderEliminar
  10. Que horror.. Não gosto de dizer "se fosse eu..." mas siceramente eu acho que não admitia uma coisa dessas! *

    ResponderEliminar