terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A casa da noite #1...

P.C. Cast e Kristin Cast – Marcada, quando recebemos 6 livros de uma colecção que não nos interessa minimamente o que fazemos? Eu li logo o primeiro para despachar a coisa mas, começámos logo mal de inicio porque para além de eu não ser uma grande fã de vampiros (vá gostei bastante da saga do crepúsculo mas devido à historia de amor pateta que me conseguiu envolver completamente) a palavra vampiro neste livro escreve-se vampyro (exactamente, tal qual Lyonce Viiktórya) e isso deixou-me logo cheia de comichões, será que foi uma escolha de tradução? Se foi para mim foi muito má e quase me fez deixar o livro logo ali.

A história em si é estranha, lê-se bem mas têm demasiados pormenores que acho desadequados aos vampiros mas, isto é ficção logo as autoras podem criar o universo que quiserem sem barreiras e isso até é uma coisa boa.

Com o desenrolar da história fui ficando entusiasmada e curiosa com o que vem a seguir e reparei que apesar de ser um livro sobre vampiros aborda uma data de temáticas interessantes, o fanatismo religioso (há quem diga que é uma critica à igreja católica, eu não me pareceu, deu-me a impressão que era uma crítica aos fanatismos de qualquer tipo), a importância das amizades, a dura realidade sobre as aparências…

Resumindo no final não foi uma leitura desagradável de todo, a personagem principal é muito interessante e no geral as descrições das personagens e do meio envolvente estão bem conseguidas. Não é um grande livro e a minha avaliação está talvez acima do que inicialmente pensei dar pelo facto de que acabei por apreciar a leitura em determinados momentos mais do que esperava e não me irá custar assim tanto ler os outros 5 (penso eu…).

Uma das passagens que mais gostei: “Mas lembra-te, as trevas nem sempre equivalem ao mal, assim como a luz nem sempre traz o bem”.

Nota:3.5/5


Sinopse:

Zoey Redbird tem 16 anos e vive num mundo igual ao nosso, com uma única excepção: os vampiros não só existem como são tolerados. Os humanos que os vampiros "marcam" como especiais entram na Casa da Noite, uma escola onde se vão transformar em vampiros ou, se o corpo o rejeitar, morrer. Para Zoey, apesar do medo inicial, ser marcada é uma verdadeira bênção. É que ela nunca encaixou no mundo normal e sempre sentiu que estava destinada a algo mais. Mas mesmo na nova escola a jovem sente-se diferente dos outros: é que a marca que a Deusa Nyx lhe fez é especial, mostrando que os seus poderes são muito fortes para alguém tão jovem. Na Escola da Noite, Zoey acaba por encontrar amizade e amor, mas também mentira e inveja. Afinal, nem tudo está bem no mundo dos vampiros e os problemas que pensava ter deixado para trás não se comparam aos desafios que tem pela frente.

XOXO S.

P.S. Se alguém souber porque vampiros passou a vampyros por favor avisem aqui a menina que está atormentada com isso.

5 comentários:

  1. Li esse livro porque a minha filha mais velha adora tudo o que é história de vampiros e como adoro ler gosto de ler o mesmo que ela para ver como as coisas são.

    A parte do Vampyro também me deixou assim desconfiada mas o livro é bastante bom, na verdade é bem melhor que alguns do mesmo género, mas vai reparar que com o 2º-3º... as autoras vão fazendo cada vez mais uma critica à igreja (chamam-lhe povo da fé) e isso deve estar relacionado com as crenças das escritoras, como sou católica houve vezes que se tornou ofencivo mas nada em demasia.

    Bj

    MA

    ResponderEliminar
  2. como ja estava lendo diversos livros sobre vampiros, nao pensei em ler esse tao cedo, principalmente por ser uma serie.
    Mais ate que agora me chamou a atencao,vamos ver se inicio,um beijao.

    ResponderEliminar
  3. Eu ja li, assim como já li o seguinte (Traída), mas infelizmente ainda não me deu para ler para além desses. e ADORO esta saga, a escrita é bastante ligeira, o que me fez não achar tão medonho ler e claro, esta história prende e prende mesmo :o

    Beijinhoos *****

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Li o primeiro em português e deprimi, não gostei da escrita.

    Comprei os seguintes na versão inglesa (e de bolso poupei imenso ;) e melhorou imenso, neste momento já li até ao livro "Tempted" e estou à espera que o ultimo lançado em inglês seja lançado em livro de bolso.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Li os dois primeiros livros em português, depois como se fosse uma "típica novela", não consegui deixar de ler os outros em inglês, penso que saíram mais dois (em inglês recentemente)que ainda não li.
    Eu como gosto do genéro "fantasia" sou suspeita, mas é uma escrita ligeira, e tem um "romance" de fundo, ou vários at the same time, até se lê bem.
    Espero que consigas ler os restantes e que aprecies (pelo menos o suficiente para cnt a ler).

    Beijinhos

    ResponderEliminar