quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O preço a pagar...

Na minha humilde e modesta opinião, opinião essa de uma pessoa que nunca foi casada, o casamento é muito mais do que uma demonstração de amor, é respeito, partilha, companheirismo, compreensão… resumindo o casamento é um montão de coisas mas, há uma coisa que eu acho que ele não é, para mim o casamento não é uma forma de viver desafogadamente sem ter de trabalhar mais.

Não me interpretem mal, não estou de todo a condenar quem decide casar e ficar em casa a tomar conta da casa, dos filhos… não é o que quero para mim mas acho que cada um sabe de si e ser mãe e dona de casa é um trabalho bem complicado, talvez até mais que outros que temos por aí.


Estou a falar de pessoas como a T. que eu conheço desde que me lembro de ser gente e que atura um marido bêbado, violento que não quer saber dela nem dos filhos porque ele é uma boa fonte de rendimentos, a leva a passear ao Brasil e compra-lhe roupa, cremes e maquilhagem de marca depois de a deixar quase desfigurada de tanta porrada e de espancar igualmente os filhos.

Mas mesmo assim ela insistiu em ficar com ele, quando era mais nova pensava que aquilo era porque o amava muito mas, uma vez ouvi da boca dela a seguinte frase “Eu não vou deixar o R. porque depois tinha que arranjar um trabalho e eu não sou mulher de me levantar às 6h da manhã para ganhar 500€ por mês!”, no outro dia quando a ouvia queixar-se na cabeleireira que os filhos desde que saíram de casa nunca mais a foram ver e que eram uns ingratos porque sempre tiveram tudo e tal e coiso só me apeteceu responder que quando as pessoas abdicam da dignidade por alguns euros a mais normalmente acabam por perder alguma coisa no processo.

XOXO S.

13 comentários:

  1. Por incrível que pareça ainda há gente como essa mulher, que vende a sua dignidade por viagens e cabeleireiros chiques...desculpa, mas não tenho pena nenhuma de mulheres assim, elas é que escolheram o seu próprio caminho.bj!

    ResponderEliminar
  2. Eu resolvi ficar em casa a tomar conta do meu filho, pois se fosse trabalhar o que ganhava ou não dava para pagar o colégio, ou pouco sobrava e então achei que não valia a pena. Durante cinco anos tomei conta de crianças em minha casa, mas acabei por desistir, pois a maior parte das mães que cá deixavam os filhos não queriam saber deles e quanto tentava lhe chamar a atenção que as crianças estavam doente ou algo do género ainda eram malcriadas, e melhor ainda custavam a apagar e não tinham respeito nenhum para comigo, travavam-me abaixo de cão. Algumas ainda me ficaram a dever dinheiro depois de levarem daqui os filhos, enfim.

    Confesso que às vezes tenho discussões com o meu marido ainda a última foi no Sábado passado, mas bater-me isso não, acho que isso é humilhação a mais, mas prontos cada um sabe de si e Deus sabe de todos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Há coisas que me ultrapassam e, estas situações são uma delas. Depois de falar com uma conhecida que sofreu abusos durante alguns anos percebi que, durante uns tempos, a vítima acredita fielmente que as coisas vão mudar, aturam certas coisas na esperança de um futuro mais risonho, etc. mas, tudo tem um limite. Principalmente quando à filhos envolvidos no meio da situação. Essa conhecida, aturou muita coisa durante uns anos mas cedeu e pegou na filha e saiu de casa. Foi para casa dos pais e tem 3 trabalhos!

    Eu própria já tive um namorado um pouco abusador. Nunca me bateu mas eu considero ameaças e coisas que tais como violência na mesma. Era um rapaz (na altura eu tinha 15 anos talvez, e ele 16) bastante machista e para ele mulheres eram praticamente uns trapos. Tudo se agravava quando ia para as festas e bebia. Quando essa parte da personalidade dele se começou a revelar levou logo com um par de patins para abrir os olhos!

    Mas essa T. deixou-me perplexa a olhar para o pc. Principalmente quando diz que não o deixa por não ser "mulher" de se levantar às 6h da manhã para ganhar 500€. Pergunto-me, qual a mãe que deixa os filhos serem espancados por férias e regalias? Se ela quer ser espancada, é a sua livre vontade. Mas deixar os filhos serem e ainda "cantar de galo" quando eles não a vão ver é outra coisa :S Isso é não ter mesmo noção das coisas. Ela deve viver em uma qualquer realidade alternativa que, decididamente, não está na minha lista de viagens!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso ainda no outro dia tive uma conversa sobre este tema. Sobre como algumas pessoas preferem casar com alguém por causa do dinheiro e não porque amam sem limites a pessoa com quem vão casar... enfim... há o preço a pagar por isso! Ah pois é!

    Eu prefiro de longe ter uma vida, como é que eu hei-de dizer, menos exuberante, e ter um amor verdadeiro... foi o que sempre procurei... um AMOR verdadeiro! :)

    Kiss*

    ResponderEliminar
  5. É triste, mas conheço outras situações parecidas! E onde está o amor próprio no meio disto tudo?

    ResponderEliminar
  6. Que horror...ainda há pessoas que pensam assim?

    ResponderEliminar
  7. Partilho 100% a tua opinião.
    Infelizmente há muitas T. por aí...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Há situações tão tão complicadas..uma tia minha ha coisa de 2 ou 3 anos teve que "fugir" do marido porque ele se tornava violento (stress pos guerra)...mas ela não estava com ele por valores monetários, estava com ele porque mesmo assim o amava...e ainda o ama hoje (ha coisas inexplicaveis).Hoje parece-me a mime a todos os que com ela convivem mais infeliz que anteriormente.Estranho.
    Mas é uma situação completamente diferente...essa pessoa de que falas não tem amor nem por ela nem pelos filhos...vendeu a alma ao diabo... Eu tb sou mais do tipo de prover pelo meu sustento...não que seja feminista e balhamedeux um homem a sustentar-me.Não. Acho apenas que o que dou ao meu marido e o que ele me dá não tem valor monetário, por isso não quero ser paga para fazer o que faço naturalmente e como decorrencia do casamento.Gostei muito deste post.Bj

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente existem muitas mulheres que "gostam" de viver assim... eu não conseguia, ter de justificar todos os tostões e ainda ter de viver constantemente fechada dentro de 4 paredes não é mesmo para mim.

    ResponderEliminar
  10. Pela conversa, a senhora já deve ter uma idade e essas pessoas tem um pensamento diferente. Ainda assim, estas situações são inadmissíveis :/ *

    ResponderEliminar
  11. há quem faça tudo por dinheiro! é chocante saber ao que as pessoas se sujeitam só para terem uma vida boa.

    ResponderEliminar
  12. Fiquei perplexa a ler o texto... Não era capaz de abdicar assim da minha dignidade. Acho que é mesmo isso, dignidade.

    ResponderEliminar
  13. Muito provavelmente essas coisas que ela disse são uma forma de se proteger e arranjar desculpas para justificar a situação dela. Uma pessoa que sofre violência doméstica muitas vezes demora o seu tempo a perceber que pode fazer mais e melhor por si (seja a pessoa mais educada, formada que exista...o agressor é capaz de controlar a vitima em mais maneiras do que nós achamos.)

    Pessoalmente acho que devias falar com ela e ajudá-la a ganhar coragem para apresentar queixa. Se já na altura quando os filhos viviam em casa, eles testemunhavam essa violência é obrigatório para qualquer cidadão reportar esses casos de violência doméstica.
    Ajuda-a...
    Acredita, pela experiência que tenho em Medicina e Medicina Legal, mais tarde ou mais cedo alguma coisa pode correr mal e em vez de uns murros, pode acontecer algo muito mais grave.

    ResponderEliminar