segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O dilema do emigrante...

Há quem diga que há muitos dilemas quando se é emigrante e é verdade, a distância dos que se gosta, o sentir a falta daqueles momentos em que simplesmente entendemos as pessoas à nossa volta, sim meus amigos temos muito mais em comum por sermos portugueses do que aquilo que achamos, partilhamos com os do nosso país as vivências, a forma como crescemos, o que achamos normal ou não e até uma coisa tão simples como os programas de televisão, as referências e piadas culturais que nem sabíamos serem culturais e que só damos conta que não são universais quando mencionamos algo e todos à nossa volta nos deitam aquele olhar "esta passou-se de vez… de que é que ela está a falar?!"


Mas a verdade é que um dos maiores dilemas no meu caso é o sentir que não pertenço a lado nenhum… e sim eu sei que nem todos os emigrantes são assim, há muitos portugueses fora de Portugal que sonham todos os dias com o momento em que finalmente vão voltar mas eu… bem eu sinto que já não pertenço ao país que me viu nascer, mas depois também sinto que não pertenço aqui, como me disse uma pessoa que eu gosto muito esta semana "Aqui sou estrangeiro e lá sou o Nazi!", parece um bocadinho exagerado mas não é assim tanto quanto isso. 

Eu já mencionei este assunto aqui outras vezes mas hoje sinto que tenho de o fazer novamente porque ao ouvir uma pessoa dizer-me "Tu não és nada portuguesa quando te comparo aos outros portugueses!" deixou-me triste, porque estereótipos à parte muito do que sou vem do país que me viu nascer, dos meus maravilhosos pais que são bem portugueses e que me educaram, dos meus primos, tios, avós, amigos… 

Por isso talvez não pertença a lado nenhum, certamente que sou uma pessoa diferente do que a que seria se nunca tivesse saído de Portugal mas sou portuguesa e isso é um facto!

XOXO S.

2 comentários:

  1. És uma pessoa melhor, tens acesso a mais experiências e vivências! Não te sintas assim

    ResponderEliminar
  2. o feeling e mutual,nao pertencemos a Portugal pq nao vivemos la mas tb nao nascemos no pais q nos recebeu. we are citizens without a home... its fu.... up..

    ResponderEliminar