quinta-feira, 22 de abril de 2010

Afinal o que importa?

Acho que os acontecimentos da última semana me fizeram pensar no que realmente é importante para nós e na quantidade de vezes que deixamos as nossas prioridades misturadas e confusas.

Tem sido uma semana de notícias tristes, umas referentes a pessoas mais próximas e outras sobre pessoas que nem conhecia directamente, no entanto todas elas me obrigam a colocar a minha vida em perspectiva.

Ontem depois do M. me contar que o irmão de um grande amigo dele se tinha suicidado com apenas 20 anos, disse-me que a importância dos nossos problemas dependia do termos ou não outros mais importantes.


Perdi um pouco de tempo a pensar sobre isso e em como muitas vezes sinto que os meus problemas no trabalho, o meu cansaço… são coisas de uma importância enorme e depois do nada acontece qualquer coisa na minha vida, qualquer coisa realmente importante e tudo o resto parece deixar de existir.

Quantas vezes não tenho tempo para mandar um e-mail, uma mensagem ou até mesmo fazer um telefonema a um amigo? Hoje soube que tinha falecido a avó de uma amiga e pensei que há dois dias que eu lhe andava para telefonar/mandar uma mensagem a felicitar pelo emprego que ela tinha arranjado, mas surgia sempre qualquer coisa e nunca cheguei a faze-lo. Eu sei que ela sabe que eu estou muito feliz pelo emprego dela e pela boa notícia, tal como tenho certeza que ela sabe que hoje o meu coração está apertadinho e a sofrer pela dor dela, mas a verdade é que muitas vezes na nossa vida trocamos a prioridades e “não temos tempo” de lhes dizer tudo isto.

A minha avó tem 87 anos, partiu um braço na Páscoa e como vivemos num país em que um velho é um velho e não merece toda a atenção dos nossos médicos, depois de uma operação, uma data de decisões erradas e um põe gesso, tira gesso absolutamente inadmissível, há 4 noites que ela dorme sentada no sofá porque não se consegue deitar com as dores, vai ao hospital e mais um médico diferente que decide diferente e ela não melhora nada. Parte-me o coração vê-la sofrer desta maneira em uma fase da vida dela em que devia estar simplesmente a descansar e a sentir o amor dos filhos, netos, bisnetos…

Este post não pretende ser uma lista de tudo o que está mal, a única coisa que eu quero, é dizer a todos vocês que talvez esteja na altura de eu olhar para todas as coisas boas da minha vida, aproveitá-las todos os segundos e entender que o trabalho é importante mas não é tudo na minha vida, e que o não ter tempo é muito relativo, se temos tempo quando tudo está mal para dar uma palavra amiga aos que amamos, também temos tempo quando tudo está bem para dizer um simples olá.

XOXO S.

7 comentários:

  1. Acompanhei bem este teu pensamento.. ontem senti o mesmo! Ás vezes queixo-me de coisas que não são nada comparadas a tantos outros problemas...
    Ontem vinha muito muito saturada do meu trabalho e a minha mãe falou-me de uma senhora da minha familia (afastada, mt afastada) que tinha cancro na boca... Deixei logo de pensar nos meus problemas... que não são nada. Tenho a minha familia, tenho os meus amigos e salvei a minha saúde a tempo.

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler o que escreveste, porque de facto faz todo o sentido. Às vezes temos tendência a olhar apenas para os problemas,a esquecer que também há coisas boas nossa vida. Para além disso esquecemo-nos de pessoas importantes na nossa vida, de dizer que gostamos delas, que as apoiamos. Tenho pensado muito nisto tb...Bj:-)

    ResponderEliminar
  3. É tão verdade aquilo que dizer. Bastava dois minutos do nosso tempo para agradecer a alguém, felicitar, alegrar ... a vida de outra pessoa. Mas temos sempre a tendência deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Os nossos problemas comparados com outras situações nem parecem nada!

    As melhoras para a avó.
    Bjokas *******

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui esta uma boa verdade, por vezes estamos tao centrados em nos que nos esquecemos do resto e o que e' tao importante as vezes uma simples palavra...
    quando vim para aqui senti necessidade de dizer a minha familia e amigas o quanto gostava delas ...
    por isso umas palavras para ti apesar de nao te conhecer pessoalmente mas sinto que gosto de ti, de ler o que escreves...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sabes também não te conheço pessoalmente mas também gosto de ti.

    Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito deste teu post diz muita coisa!! E, muitas vezes deixamos para trás o que realmente é importante e quem gosta de nós!! O trabalho não é tudo!! Beijinhos grandes!!

    ResponderEliminar
  7. Hoje mas só hoje, dp de ter passado o que ja passei profissionalmente, olho para trás e digo porquê me importei tanto com aquele episodio no trabalho...o facto de me ter preocupado tanto...hje dp estar a viver longe da minha familia (sou da madeira) longe de uma terra q adoro digo-te q este post para mim faz td o sentido. Abdiquei ao longo de varios anos de estar com eles em prol do meu trabalho, de colocar a mha carreira profissional acima de todas as coisas e hje aprendi q existem coisas e momentos mais impts e decidi q as mhas prioridades têm de mudar...

    ResponderEliminar