domingo, 18 de abril de 2010

Está tudo doido?!

Hoje vi uma reportagem sobre o consumismo em excesso e sobre aquelas pessoas que deixam de pagar a renda de casa, a escola dos filhos, o comer para comprar “coisas sem as quais acham que não podem viver”.


Uma senhora com uns lindos sapatos Prada dizia que apesar de já terem perdido a casa, de os dois filhos aos 17 anos terem largado a escola para ir trabalhar e do marido estar a tentar divorciar-se dela na esperança de o tribunal o libertar de ter de pagar as suas dividas que atingiam já os 475mil euros, ela só se arrependia de não ter casado com um rapaz rico que tinha gostado dela quando ela era nova e que assim não teria de passar por isso.

Na verdade a senhora culpava o marido que ganhava apenas 3900euros por mês (era uma infeliz a senhora vejam lá como é que alguém pode viver com um salário de apenas 3900euros/mês), das suas dívidas crescentes, sim porque a senhora não trabalhava e quando a jornalista lhe perguntou se ela não pensava em arranjar um emprego a resposta dela foi “Oh claro que não, então ia trabalhar para quê? Eu gasto muito mais em um dia do que me iam pagar por mês”.

Eu estava em frente da televisão a pensar WTF… eu gosto de comprar sapatos, roupa, malas e tudo mais mas nunca me andaria para aí a endividar para comprar aqueles sapatos que vi não sei onde, nunca gastaria mais do que aquilo que podia e jamais deixaria os meus filhos sem a hipótese de estudar para me poder andar a passear pelo centro comercial a torrar dinheiro.

Muito sinceramente não sei o que passa pela cabeça destas pessoas, e nem sei se quero saber, mas acho mesmo que aquele marido não devia ser obrigado a pagar as dívidas da mulher e devia sim usar o dinheiro para por comer na mesa e assim os filhos poderem ir estudar, uma vez que por lei eles são os únicos que não têm de pagar as dividas que a maluca da senhora andou para aí a contrair e assim usam os salários de cerca de 500 euros cada um para pagar um T1 onde vivem com o pai e colocar comer na mesa no final do dia.

Durante a reportagem lembrei-me de uma música da Shania Twain chamada Ka-ching em que ela dizia “When you're broke go and get a loan, Take out another mortgage on your home, Consolidate so you can afford, To go and spend some more when you get bored”

XOXO S.

9 comentários:

  1. Essa senhora devia ir para um hospício! Pena, tenho dos filhos dela que não merecem a mãe que têm. Se fosse a ela tinha vergonha.
    Tal como tu disseste, sou louca por sapatos, malas e todo o tipo de futilidades, mas se um dia não pudesse comprar seria a primeira a abdicar disso. Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  2. A serio que não estou em mim! Até eu que adoro roupa e quero ser estilista não gasto tanto! A roupa pode ser alterada e ficar como nova ou até um novo acessórioa dá outro toque, agora... Dividas? Não obrigada! Prefiro ter alguma roupa e andar limpa de que ser como essa senhora.

    ResponderEliminar
  3. Se eu fosse essa senhora tinha vergonha na cara! Coitado do marido e dos filhos. Tomara a muitos ganharem 3900€ por mês.

    Sinceramente ...

    ResponderEliminar
  4. Sofre de alguma perturbação psicológica com certeza, mostra que é totalmente incapaz de sentir compaixão e remorsos.

    ResponderEliminar
  5. Conheço bem de perto um caso parecido, de uma colega minha. Confesso que ultrapassa a minha capacidade de compreensão, mas penso que isso também pode ser uma doença, o consumismo compulsivo. Não têm noção da realidade e vão acumulando dívidas, e créditos para pagar as dívidas, e mais créditos para pagar as dívidas das dívidas.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  6. Que vergonha, que descaramento!! Essa senhora devia fazer um tratamento qualquer, porque é de um egoísmo e de uma estupidez como nunca vi! Que falta de respeito pelas pessoas que trabalham, que fazem um esforço para dar estudos aos filhos e para os sustentar...Bj linda!

    ResponderEliminar
  7. Querida S.(zinha)

    Esse é o tipo de noticia, que dou por mim de queixo caído, sempre que, vejo, leio ou ouço.
    Não há palavras possíveis, para justificar tamanha falta de consciência... Pior; filhos e marido numa situação lamentável...

    Beijinho grande* e óptima semana*

    ResponderEliminar
  8. Essa gente é triste... vazia... tentam preencher o vazio dessa forma. O mal é isso prejudicar a vida da familia! Se ela fosse solteira teria que viver com as consequências sozinha... Vai ter um rico fim!
    Coitadinhas das crianças...

    enfim

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  9. Ola S.
    aqui ha imensos casos desses...uma tristeza...e o pais ja esta pensado para isso, aqui pagam o ordenado de 15 em 15 dias ja por causa desse consumismo, porque se fosse de mes a mes haveria muitas familias que nao teriam dinheiro para comer, nao se controlam ... um horror...
    bjooo

    ResponderEliminar