domingo, 4 de abril de 2010

Finalmente!

Tenho de começar este post a contar-vos um segredo, um segredo que poderá deixar a maioria de vocês desiludidos comigo. Eu não gosto de Nicholas Sparks. Não sei porquê, ou melhor até sei, porque ele é demasiado triste e melodramático para o meu gosto. No entanto tenho uma amiga que adora, assim, cada vez que ela lê um livro novo dele, jura porque jura, que é desse que eu vou gostar e todos os anos no Natal ou no meu aniversário me oferece um livro dele, que eu arrasto durante meses na minha pilha de próximas leituras até me decidir a ler.

Este ano não foi excepção e no Natal a B. ofereceu-me a melodia do adeus do Nicholas Sparks. Como podem ver arrastei-o durante 3 meses até me resolver a dar-lhe uma oportunidade. Não foi uma leitura que começou bem, mas aí a culpa não tinha nada a ver com o autor em si, achei que a tradução tinha bastantes incoerências, e odiei o facto de os filhos tratarem os pais por você, principalmente quando um deles tinha apenas 10 anos.

Li o livro durante estes 3 dias, e posso dizer que pela primeira vez gostei mesmo de um livro dele, acho que neste livro ele foge completamente daquele molde a que ele habituou já os seus leitores, é diferente de todos os que já li dele, parece-me mais maduro, mais pensado, mais bem escrito e acima de tudo é um livro que nos deixa com um sorriso nos lábios.

Claro que apesar de sabermos a tragédia que vai acontecer no prólogo, isso não a torna menos dolorosa quando realmente acontece e são umas 50 páginas de aperto no peito (chorei que nem uma madalena, gastei mesmo um maço de lenços de papel). Não sei se ela seria necessária para o livro ser mesmo bom, mas a verdade é que nos faz pensar na vida, na importância dela e na sua fragilidade, nos momentos que perdemos zangados ou magoados com algo que não vale realmente a pena.

No entanto não é um livro triste e não se sintam desmotivados para o ler por isto, é um livro alegre, cheio de amor, amizade e bons momentos, cheio de lições de vida, daquelas que vale mesmo a pena. É um livro sobre a descoberta do amor em mais do que uma forma.

Por tanto isto dito por uma pessoa que começou este post por dizer que não gosta de Nicholas Sparks deve valer de algo para os mais cépticos. Este é um livro dele que vale a pena ler, para quem já gosta do escritor então penso que se torna obrigatório.


Nota: 4,5/5

Sinopse:
Com apenas dezassete anos, Verónica Miller - ou «Ronnie», como é carinhosamente chamada - vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as suas tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será na tranquilidade que envolve o correr dos dias em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will, e vai afrouxando, uma a uma, todas as suas defesas, deixando-se tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores. Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e, em A Melodia do Adeus, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir… e curar.

XOXO S.

P.S. Como é muito útil ter primas com 17 anos, quando a L. soube que eu estava a ler um livro de NS disse logo que era a melodia do adeus e que ia sair um filme do livro com a Miley Cyrus que ela nega mas que adora, por isso fui procurar e deixo aqui para se quiserem dar uma espreitadela.

7 comentários:

  1. Não és a primeira pessoa que oiço dizer que não gosta dos livros dele. As minhas amigas também não. Mas eu cá adoro. Também gostei muito desse. Já leste o livro À primeira vista? Também é muito bom.

    Boa Páscoa ******

    ResponderEliminar
  2. Senhorita S.(zinha) a pirosa;

    Posso confessar um segredito assim; piquinito?!
    Nunca li nenhum livro do Nicholas Sparks, porque tenho a mesma ideia, que tu tinhas.
    (nem sei, se algum dia lerei. Só se me oferecerem um dos livros dele! hihiihi!!)

    Beijinho muito grande minha S.(zinha) linda*

    ResponderEliminar
  3. Olà, chamo me Carol, tenho 15 anos. Gostei muito do livro (foi o primeiro do Nicholas Sparks que eu tive a oportunidade de ler) que li no Natal. Confesso que so o procurei porque sou uma fa inconditional da Miley Cyrus é mal virei o livro e vi "Veronica (Ronnie) Miller, 17 anos", estava aos pulos :-) Vivo na Bélgica e so vou durante as férias a Portugal e ainda estou a espera do livro en francês... Enfim... Era um livro muito bonito e sentimental, adorei!" A melodia do Adeus" deu-me vontade de ler outros...

    ResponderEliminar
  4. Eu ja li o diário da nossa paixão, palavras que nunca te direi e tenho o livro o sorriso das estrelas.
    Ñ posso dizer nem que gosto nem que desgosto. No fundo tenho quase uma relação de amor/odio com as obras deste autor. Pois apesar de achar que tem um talento enorme para escrever romances dramáticos (que tem e que eu adoro) acho que por vezes é tão intenso que me doi como se fosse eu a personagem, fico deprimida e nesse sentido não gosto, pois geralmente lemos para descontrair e não para ficar deprimidas...
    Ainda não li este livro que falas, mas pelo teu comentario irei ler certamente, mas o meu livro preferido é sem duvida o diário da nossa paixão. Então depois de ter visto o filme ainda me apaixonei mais. Aconselho a tds que vejão o filme, mas com uma caixa de lenços ao lado.
    bjs a tdas.

    ResponderEliminar
  5. Olá Carol, eu como disse não sou fã, mas tenho que admitir que este livro é um dos melhores que já li, a história toca intensamente no nosso coração. Mas acho que deves experimentar outros pode ser que ao contrário de mim gostes muito dele.

    Beijinhos muito grandes

    ResponderEliminar
  6. Anónimo...

    Gostei muito mais do filme o diário da nossa paixão que do livro mas entendo completamente o que dizes com a relação de amor ódio, o meu problema com ele é exactamente o ser demasiado dramático para mim.

    Quanto a este livro, quanto mais o tempo passa mais certeza tenho que gostei mesmo dele,aconselho mesmo a leres é muito bom, mas não te esqueças da caixa com os lenços também, afinal estamos a falar de NS.

    Beijinhos muito grandes

    ResponderEliminar