sexta-feira, 10 de junho de 2011

Só no nosso Portugal…

Então aparentemente a CP ia fazer greve dia 10 (já nem consigo contar quantas greves já fizeram este ano), sendo assim aqui a Je resolveu vir de expresso e para evitar dissabores os bilhetes foram comprados ontem.

Claro que pouco depois de os comprar a greve da CP foi cancelada, mas também a diferença de tempo era apenas meia hora por isso não me chateei muito.


Chego para apanhar o expresso, coloco as malitas na parte de baixo do autocarro (fui das primeiras pessoas a colocar lá as malas) e fico à espera para entrar, não me ocorreu tentar ser das primeiras porque os lugares eram marcados.

Quando está quase na minha vez gera-se a confusão, o motorista diz que não há mais lugares e não pode entrar mais ninguém, neste momento só me ocorria que aquilo devia ser para os apanhados, como é que não havia mais lugares? Eu tinha o bilhete na mão, pago e com o número do meu lugar. Pergunta vai, pergunta vem e ninguém explica o que se passa, simplesmente não cabe mais ninguém no autocarro (por esta altura já eu estava a ponderar agredir alguém), num rasgo de loucura digo ao motorista qualquer coisa como “Mas as nossa bagagens estão debaixo das outras todas” e ele sem mais perguntas deixa-nos entrar (então mas afinal ainda haviam lugares?).

Claro que não vim no meu lugar e que quando o expresso parou em Fátima a confusão se repetiu, a minha única questão é “Mas venderam mais bilhetes do que os que o autocarro tinha?”, “O autocarro que era suposto vir avariou e tiveram de trocar?”…

As questões são muitas, a reclamação já seguiu e agora é esperar para ver se alguma delas terá resposta.

XOXO S.

10 comentários:

  1. só mesmo neste país! já me aconteceu algo semelhante mas com a TAP. Estava eu mais que pronta para uma bela semana nos Açores, com tudo mais que arranjado e resolvido quando a hospedeira me disse que aquele voo estava cheio e que só havia outro dois dias depois! Depois de muitas reclamações e de explicar mil vezes o que tinha acontecido lá me arranjaram um lugar!

    ResponderEliminar
  2. Querida S. que confusão! Foi devido a confusões idênticas que deixei de utilizar a rede de expressos e passar para os comboios, no século passado...

    ResponderEliminar
  3. Olá, costumo ler o blog e agora quando vi esta notícia não pude deixar de comentar porque a mim essa situação já me aconteceu imensas vezes.
    Sou uma pessoa que faz bastantes viagens e costumava comprar o bilhete para o autocarro no dia antes ou outras vezes dava-me ao trabalho de ir comprar várias horas antes da viagem para garantir que ficava em lugares do meu agrado (porque enjoo se não for ao pé da janela...) até ao dia em que quando chega o momento de meter as malas no autocarro é ver as pessoas a meter as malas a correr (a passar à frente quem já lá estava) e eu, não percebendo o porquê daquilo, deixei-me estar. Entretanto quando finalmente meto a minha mala e entro no autocarro dirijo-me ao meu lugar e estava ocupado. Quando disse que aquele era o meu lugar a resposta que me deram (com uma grande arrogância, verdade seja dita) foi "Não há lugares marcados" e eu (apesar de revoltada com a situação já que me tinha dado ao trabalho de ir comprar o bilhete antes e tudo) conformei-me e dirigi-me a um lugar vago. Pois, e quais eram os únicos? Os dois lugares no fundo do autocarro, o do centro e o ao lado. Claro que fiquei chateada, fiz uma viagem bastante desconfortável e senti-me bastante indignada. Após isto a história dos lugares sucede-se praticamente de todas as vezes que ando de expresso e a juntar a isso o autocarro aparece sempre meia hora depois da hora de partida.
    Já considerei em escrever uma reclamação, mas se os lugares não são marcados por política da empresa pensei logo que a situação iria ser ignorada. Gostava bastante de ver esta situação mudar portanto se obtiver alguma resposta por parte da rede expressos faça o favor de publicar :)
    (Peço desculpa pelo testamento!!)
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Ana, pelo que me disseram hoje os lugares são realmente marcados e por isso vale a pena reclamar sempre, no caso de ter alguma resposta publico-a aqui.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A sério? É que então enganaram-me e a outras pessoas porque nas várias situações que se sucederam em que tenho assistido a cenas dessas o motorista do autocarro ou mesmo a própria pessoa na bilheteira afirmam que os lugares não estão marcados! Acho inadmissível e sendo assim vou escrever uma reclamação também a dizer que andam a dar informações erradas às pessoas.

    Obrigada e beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  6. É usual fazerem isso. Na semana passada, também por causa da greve da CP foi mais uma vez a loucura total.
    Consegui o meu lugar comprado 2 dias antes com muito esforço...

    ResponderEliminar
  7. Isto é inacreditável...
    Eu acho que me tinha espumado de tanta raiva...

    ResponderEliminar
  8. Eles fazem assim coisas muito estranhas, a minha irmã a semana passada vinha de Coimbra para Braga e normalmente costuma ser um autocarro mesmo com destino a braga, e desta vez mandaram-na para um que ia para Monção.
    Sem falar que todas as semanas costuma ir no mesmo autocarro e ele nunca faz o mesmo trajecto.

    ResponderEliminar
  9. Em Portugal é de loucos. Acho que as pessoas têm direito a sua manifestação e greve, mas não exageradamente como tem sido ultimamente.

    Estou quase como dizes, já nem consigo contar quantas vezes a CP fez greve este ano.

    O problema reside em que quem já ganha muito acha sempre que tem direito de pedir mais. Já o pobre coitado não pode reclamar do pobre e miserável emprego que tem, porque se o fizer mandam-no embora e há família e outros encargos para sustentar.

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho sofrido disso sempre que vou de autocarro para casa em dia de greve!
    a justificação é que vendem bilhetes para, por exemplo o autocarro A e A2. Que vao para o mesmo sítio e com o mesmo trajecto (supostamente, nem sempre!!!). As pessoas que compram em cima da hora são sempre do A2 porque os lugares do A foram, entretanto vendidos, mas em vez de esperarem pelo segundo autocarro entram logo no primeiro tirando os lugares a quem os comprou com tempo!

    ResponderEliminar