quinta-feira, 24 de maio de 2012

Era só o que me faltava...

Não nasci para que me digam o que devo ou não devo fazer, quando decido seguir por um caminho adoro o facto de saber que fui EU que decedi ir para a esquerda e não para a direita. 

Na Alemanha (ou pelo menos na empresa onde eu trabalho) cerca de 70% das mulheres decide ficar pelo menos 2 anos em casa depois de os filhos nascerem e geralmente voltam apenas a trabalhar em part-time, se acho isto mal? Não senhor, acho óptimo que as mulheres possam ter a oportunidade de ficarem mais tempo em casa e que as empresas as apoiem nessa decisão.


O que me deixa P. da vida é os olhares e palavras de reprovação que recebo quando digo que se continuar a pensar da mesma maneira não penso ficar em casa ou reduzir para part-time. 

Mas voltámos atrás no tempo? Em que se achava que as mulheres nasceram para serem mães e os homens para gerirem os negócios. 

Meus amigos eu acho muito bem que uma mulher (ou homem) fique em casa com os filhos se essa for a sua escolha mas, também acho muito bem que não fique se for essa a sua decisão e não meus amigos, as crianças não vão ficar mal formadas, mal tratadas ou ter doenças psicológicas por irem para a creche.

Tenham juizinho sim!

XOXO S. 

7 comentários:

  1. Olá :)
    Não podia estar mais de acordo contigo.
    Antigamente sim as mulheres ficavam em casa a cuidar dos filhos e dos maridos, hoje em dia temos a hipótese de tomar as nossas escolhas. Eu nasci para ser mãe sim, mas não a tempo inteiro. E não é por isso que amo menos o meu filho ou que ele vai ser pior pessoa. Por favor esses tempos ja lá vão.

    Beijinhos

    http://modasemaniasdali.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Espera só ate teres filhos. Vais mudar de opiniao.

    ResponderEliminar
  3. Não, não vai!

    Primeiro porque tem o tipo de personalidade que não deixa influenciar por aquilo que os pensam e/ou opinam a seu respeito.
    Segundo porque a maternidade pode mudar as nossas prioridades, mas não muda (como aliás nada na vida o faz) a nossa maneira de ser.
    Terceiro porque felizmente há inúmeros exemplos de mães de famíla que são em simultâneo profissionais de sucesso, e nem por isso as crianças são mais infelizes...por outro lado, uma "dona de casa" forçada tende a debitar a sua frustração em todos os que a rodeiam...E sim, falo por experiência própria!

    Bjs

    Alexandra

    ResponderEliminar
  4. Ò minha amiga falas assim porque não tens filhos ... aposto... Deixa os nascer e verás como se te acaba o sentido revolucionário da coisa!

    ResponderEliminar
  5. Eu até acho bem esse tipo de medidas. Durante o meu curso falamos sobre isso e esses paises dão essas "regalias", para além do reforço do vinculo mãe-filho nos primeiros anos de vida, para pouparem também na construção de infra-estruturas (como infantários) e porque muitas vezes não compensa à mãe trabalhar indo o ordenado dela para a creche.
    Acho essa medida uma mais valia para as mulheres poderem decidir :)

    ResponderEliminar