sábado, 13 de setembro de 2014

UAU!

John Green - The Fault in our stars (A culpa é das estrelas), ouvi falar deste livro já há algum tempo mas sabia mais ou menos que não era um daqueles livros com um final feliz e isso para mim é normalmente factor decisivo para não ler alguma coisa. 

No entanto quando estava na FNAC (o que eu adoro ir à FNAC quando estou em Portugal), o livro estava em todo o lado, virava-me para a esquerda e lá estava ele, para a direita e o mesmo… acabei por pegar nele e decidir que ia arriscar, preparei-me psicologicamente para o pior e comecei a ler. 

Na segunda depois do almoço comecei e em 40 minutos já tinha devorado 80 páginas, infelizmente (ou felizmente porque foi por muito bons motivos) tive de interromper a leitura e só lhe voltei a pegar na quinta-feira mas, não consegui parar de pensar no livro a toda a hora desde que o comecei a ler, acabei-o hoje logo pela manhã mas só agora fui capaz de me sentar aqui para escrever qualquer coisa sobre ele e mesmo assim faltam-me as palavras. 

Nem sei bem o que dizer sem estragar a leitura a quem não o leu ou não viu o filme, por isso vou tentar o meu melhor porque é sem dúvida o que o livro merece. 

Este livro tinha tudo para ser um livro banal, apesar da história comovente poderia não ser nada de especial mas, é absolutamente maravilhoso, a forma como está escrito, como tudo se desenrola apesar dos percalços, o livro tocou-me de uma forma que já há muito não me acontecia com um livro, sorri e chorei muito durante toda a leitura (ainda bem que não li isto no avião na viagem de volta a Hannover que tinha sido a minha ideia inicial) mas, as últimas 15 páginas demoraram-me mais de 1h para ler porque não conseguia parar de chorar.

Eu sabia que ia ser triste mas não estava preparada porque pensei que o final seria diferente, não previ o que aconteceu o que fez com que fosse quase um murro no estômago no entanto não me arrependo nem um segundo, é um livro sobre o amor, sobre as mais variadas forma de amor, mesmo quando é sobre a perda ele é sobre o amor (não sei se isto fará algum sentido). 

Não sei quanto tempo vou demorar a digerir esta história mas digo-vos que se eu fosse pessoa de escrever notas aos autores dos livros a minha para o John Green teria uma única palavra "Obrigada!".

Nota: 5/5 (se bem que para mim isto é um grande 6!!!)


Sinopse: 

Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita. 

PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado

XOXO S.

5 comentários:

  1. Tens toda a razão: o livro anda por toda a parte!!! (E isso faz com que eu os evite. Mas... agora com a tua opinião....)
    Já me contaram o final do filme e... é forte! Ainda não o vi mas quero! Quanto ao livro não andava com intenções de o ler mas, agora fiquei indecisa...

    ResponderEliminar
  2. Agora fiquei curiosa para ler. Acho que hoje ainda passo na fnac :)

    ResponderEliminar
  3. Só vi o filme e adorei. Não estava há espera do final, só sabia que era uma história triste de puxar à lágrima.

    ResponderEliminar
  4. Vi o filme e adorei.Ri e principalmente chorei e quero muito ler o livro.

    ResponderEliminar