terça-feira, 16 de novembro de 2010

Amor, morte, lágrimas e alegria...

Segue o coração (não olhes para trás) – Lesley Pearse, nem sei como começar a escrever sobre este livro mas, afinal como é que se escreve umas linhas sobre um livro de 800 páginas?

Já falei aqui do tamanho monstruoso do livro e da dificuldade que é ler um livro deste tamanho, é dores nas mãos, nas costas… e por isso a pergunta que mais me atormentava quando comecei a ler era a seguinte “Se o livro podia ter menos 300 páginas?” bem, primeiro começo por imitar a filha da Rita G. e dizer o seguinte “Podia, mas não era a mesma coisa!”, depois tenho que dizer que é muito mais que um livro, é quase uma série televisiva, porque acompanhamos as personagens ao pormenor, não ficando nada de fora.

Este livro fez-me lembrar de uma série que eu adorei quando era miúda chamada Dra. Quinn, porque se passa mais ou menos na mesma altura e porque a personagem principal é uma heroína no verdadeiro sentido da palavra. É um dos melhores relatos daquela época que já li, não deixando nada de fora, nem mesmo a miséria que se vivia na altura e as descriminações raciais, sociais, sexuais…

Não tenho palavras para descrever o quanto gostei deste livro e mesmo no final de 783 páginas tive muita pena que a leitura acabasse naquele momento, queria continuar, queria saber mais sobre tudo e todos. Para quem não gosta de ler pode ser um risco devido ao tamanho, mas para quem gosta e não se importa de perder um bocadinho mais de tempo com este livro, vale mesmo a pena.

Nota: 5/5


Sinopse:

Londres, 1842. Bastará uma boa acção para levar Matilda Jennings das ruelas lamacentas de Londres rumo às cintilantes luzes da América…

Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dádivas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos.

A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, a guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…

XOXO S.

P.S. Foi o primeiro livro que li da autora e estou ansiosa por ler os outros dois.

P.S. 2 Entendo a tradução do titulo do livro e a intenção foi boa mas ficou um bocadinho foleiro na minha humilde opinião, o titulo em inglês é apenas Never look back o que tem tudo a ver com o livro e se fosse eu teria escolhido para titulo em português a tradução à letra “Nunca olhes para trás”.

11 comentários:

  1. Li o "Nunca me esqueças" da mesma autora e amei!!
    O que sugeres hoje está na minha wishlist. :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nenhum dessa autora, mas quando li a sinopse desse livro fiquei com bastante interesse, mesmo com a quantidade de folhas que tem.

    ResponderEliminar
  3. Quando olhamos par um livro dessa dimensão pensamos que vai ser difícil chegar ao fim, mas por vezes é quase impossível parar de ler:) Tenho de pedir uns quantos livros pelo meu aniversário:) Bj meus e da minha pequena:)

    ResponderEliminar
  4. Tu devoras livros, miúda! ;) Quem me dera ter mais tempo para me dedicar aos meus livros...

    ResponderEliminar
  5. bom...começo a achar que estamos em sintonia.

    este livro esta na minha wish list deste mês...e é só receber dia 25 e lá vou compra-lo.

    temos de pensar seriamente em abrir aqui um CLUBE DE LEITURA, em que se possa discutir entre várias participantes o que achamos do livro, quais as ideias que mais gostamos.

    o que dizes???

    e se calahr começar a fazer troca de livros...para ajudar um pouco a nossa carteira



    www.olhostristes-kikas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Kikas, um clube de leitura era capaz de ser bem giro, nunca tinha pensado nisso.

    Beijinhos muito grandes

    ResponderEliminar
  7. era engraçado, do genero, cada mês uma das participantes sugeria um livro, que todas tinhamos de ler...e quem sabe se em breve não teriamos um Clube de Leitura em casa umas das outras, com chá e sconnes a disposição. Tipo como vemos nos filmes americanos.

    podiamos formar o CLUBE DE LEITURA FASHION...lol



    www.olhostristes-kikas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. A ideia é mesmo muito gira, temos de trocar uns e-mails para falar melhor sobre isso.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. Fico mais descansada. Tenho-o na minha mesa de cabeceira para começar lol *

    ResponderEliminar
  10. epá tenho que fazer uma listinha de todos os livrinhos com mais de 4/5 que aqui pões para ler.. quando vou à fnac a oferta é tão grande, tão grande que me perco por lá fico lá horas e acabo por não trazer nada porque não sei se estou a gastar dinheiro em alguma coisa que não vale a pena! E ao Clube de Leitura tb aderia :) bjss

    ResponderEliminar
  11. Já li os dois da autora (que guardo, com orgulho, na minha prateleira) e devo de dizer que são óptimos. O "Procuro-te" lê-se num instante, tem uma história entusiasmante. O "Nunca me Esqueças" levou-me às lágrimas.
    Tenho visto este nas Fnac's e afins e fiquei com uma imensa curiosidade de o ler. Ainda bem que alguém já o leu e fez uma boa crítica. Mal posso esperar por ele ;)

    ResponderEliminar