sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eu e os livros

Eu sou maluquinha por livros, tenho imensos, leio que nem louca e sou capaz de passar horas em uma livraria só a olhar para eles.

Para mim cada livro tem consigo uma energia própria, uma vida, algo que nos faz sonhar, utilizar a imaginação, coisa que os filmes/séries não conseguem fazer porque não precisamos imaginar nada, está tudo lá.

Um bom livro é capaz de me deixar bem-disposta durante uma semana, quando estou em momentos mais complicados da minha vida um bom livro é um amigo com quem posso contar sempre.

Os livros fazem parte de quem sou hoje, cada história, cada personagem, cada mensagem… aprendi imenso com alguns, ri muito com outros e já chorei bastante também. Os livros fazem-me sonhar.

Acho que é por isso que sou como sou, passo o dia a imaginar coisas, a criá-las na minha mente, a pensar que algumas delas davam uma boa história, a pensar que um dia irei colocar algumas no papel.


No outro dia comentei com a I. que imaginava o escritório onde ela trabalha diferente do que é, e que o M. me disse que não imaginava lugares só por ouvir falar neles e ela sorriu para mim e disse “Eu também imagino o teu laboratório quando me falas dele, provavelmente se um dia for lá, chego à conclusão que não tem nada a ver”. Eu imagino porque estou habituada a isso, quando lemos preenchemos as lacunas do livro e das descrições com a nossa imaginação e isso é algo absolutamente maravilhoso.

Não critico quem não lê, ou quem não gosta porque somos todos diferentes, desejamos coisas diferentes, mas por vezes sinto que quem não lê perde uma coisa fantástica, perde por vezes a capacidade de sonhar acordado.

XOXO S.

P.S. Este post começou por ser um comentário ao blogue da Susana, mas como me entusiasmei resolvi publicá-lo aqui.

5 comentários:

  1. Também adoro livros!! As tuas palavras podiam ser minhas!! Beijos

    ResponderEliminar
  2. Francyelly Moura(francyelly.moura@bol.com.br)2 de julho de 2010 às 02:55

    Meu hobby preferido também é ler.Quando acabo um livro,no dia seguinte mesmo já começo outro que já tinha em mente.Começo minhas conversas perguntando se o individuo gosta de ler,e se diz que não,já não terei tanto papo assim...

    ResponderEliminar
  3. Acho que quem não lê é porque não foi motivado para isso, ninguém o incentivou. Eu comecei a ler desde que li os Maias no liceu. Esse livro marcou-me e despertou-me a vontade de ler mais.É como dizes, nada nos desenvolve mais a capacidade de imaginar e de sonhaer como a leitura. Para mim é essencial. Bj linda:)

    ResponderEliminar
  4. Eu também adoro lêr, pois lendo viajamos para onde quizermos por isso escrevi o meu primeiro livro, o Pantórios que esta no site da editora (http://www.bookess.com/read/3888-pantorios/) e estou escrevendo Pantórios a Revolta que é o volume II, pois quando eu for dar noite de autografo na livraria que estou em negociação quero todos lá ta bem? Para ficar a parte só me seguir no twitter @iagofalco.

    ResponderEliminar
  5. Amo ler e me identifico com quem gosta de leitura. Estou escrevendo Sentimento em Antítese no Bookess e em breve vou criar um site para falar sobre as contradições que caracterizam cada personagem.
    Nia***

    ResponderEliminar