terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Amor com prazo de validade?

Normalmente este meu cantinho é bastante calminho e até há quem possa achar fútil, mas a verdade é que gosto de falar aqui de coisas simples e leves no entanto hoje, vou abrir uma excepção.


Hoje tenho pensado muito nos nossos velhinhos, sim os nossos avós, tios, familiares que já passam dos 80 anos. Quando andamos por Lisboa à noite é comum vermos muitos sem abrigo, muitos deles já bastante idosos e que todos os dias dormem nas estações do metro, nos recantos da calçada… claro que me podem dizer que muitas daquelas pessoas fizeram mil e uma asneiras durante a vida e que estão a colher o que plantaram, mas estarão todos?

Hoje ouvi uma pessoa dizer que estava farta que os avós vivessem lá em casa, que são velhos e a única coisa que fazem é estorvar, que velhos, quando chegam a uma determinada idade deviam morrer para não dar trabalho a ninguém. Escusado será dizer que o meu coração ficou pequenininho, será que perdemos o valor com a idade? Será que somos menos importantes, que as pessoas perdem o amor por nós à medida que vamos envelhecendo? Quando é que nos tornamos um estorvo para aqueles que amamos?

A minha avó tem 86 anos e vive agora em minha casa e na dos meus tios, se é chata? É. Se passa o tempo a rabujar com tudo e mais alguma coisa? Também! Mas é a minha avó que eu amo para além da razão, infelizmente já é a única que me resta e nunca, mesmo nunca me passou pela cabeça que ela fosse um estorvo ou um incomodo.

Quando será que vamos dar valor aos nossos velhinhos? Quando será que os vamos amar como eles merecem? E atenção que não digo que por vezes não seja necessário recorrer à ajuda de terceiros, nem todos temos condições de os ter em casa junto de nós, de tomar conta deles, aquilo que quero dizer é que eles merecem ser amados e saber que são amados por nós.

XOXO S.

9 comentários:

  1. Estou inteiramente de acordo contigo, a minha avó também é muito chata, mas adoro-a, e gosta sempre de ajudar!! kiss

    ResponderEliminar
  2. Eu trabalho nun centro de dia e com idosos diariamente. É muito triste ver que as famílias pouco se interessam por eles, às vezes só os querem lá em casa para lhes ficarem com as reformas! Existe um desrespeito pelos idosos que não consigo entender... Bj:-)

    ResponderEliminar
  3. A forma como tratamos as pessoas mais velhas define-nos. Eu vivi dois anos com uma avó e digo-te que foi das experiências mais enriquecedoras e felizes da minha vida.

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo, temos que cuidar bem daqueles que nos amam e que nós amamos.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  5. O problema é que as pessoas não se lembram que também lá chegarão. Que um dia, os agoras mais velhos e que precisam de quem cuide deles, também cuidaram de nós. É como dizia a reportagem que passou à pouco na sic, "Este país não é para velhos".
    Como a Rita G. disse, também não entendo o desrespeito pelos nossos velhos.

    beijinho*

    ResponderEliminar
  6. A minha avó não é muito chata, é um bocadinho só, mas eu adoro-a muito! Adoro dar-lhe miminhos! Quem diz isso dos velhinhos não tem coração, fogo :(

    ResponderEliminar
  7. era incapaz de pensar assim! e nem consigo pensar na falta que os meu avós me irão fazer :/ beijinho, gostei do blog :)

    ResponderEliminar