domingo, 28 de fevereiro de 2010

Como ser mulher no séc. XIX...

A paixão de Emma – Charlotte Bingham, é um belo livro para um fim-de-semana calmo de inverno, daqueles livros que lemos de uma vez só, fácil de ler, sem demasiadas personagens, permitindo assim que nos centremos na história no entanto não fiquei tão maravilhada como estava à espera.

E se por vezes eu acho que as personagens principais não me despertam encanto suficiente, desta vez esse não foi o caso, adorei a Emma, uma mulher disposta a vencer todas as adversidades e a ser feliz mesmo vivendo numa época em que as mulheres não tinham voz nem puder.

Outra das coisas que adorei no livro foi o facto de estar historicamente correcto, a escritora teve o cuidado de colocar os factos históricos no meio da história de uma forma inteligente sem os tornar maçadores e indicando a época exacta em que nos encontramos sem a precisar revelar com exactidão.

No entanto e apesar de tudo o que gostei tenho a apontar o seguinte, a história é tão previsível, mas tão previsível que apesar de a autora a tentar envolver em mistério descobri o que se passava logo no inicio. Depois o protagonista masculino é um tanto ao quanto irritante em alguns momentos, chegando mesmo a ansiar pelas partes que se focavam apenas em Emma, depois a família desta é muito pouco explorada não nos permitindo perceber o verdadeiro carácter destas personagens e o que significam para Emma.

Haveria mais uma ou duas coisas que gostaria de referir mas não o vou fazer porque estragariam a leitura a quem deseja ler o livro.


Nota: 3/5

Sinopse:
Emmaline sempre ouvira a mãe dizer que, como a mais velha de quatro irmãs, casar deveria ser a sua prioridade e dever. Contudo, o tempo passava sem que se vislumbrasse qualquer proposta de casamento. Até que num baile organizado em sua casa, um belo desconhecido a convida para dançar. Ele chama-se Julius e, na manhã seguinte, pede a sua mão. Cheia de esperança e vontade de começar uma nova vida, Emmaline deixa a América rumo a Inglaterra. Porém, quando chega, depara-se com uma casa estranha, repleta de pessoas invulgares e criados excêntricos. Um cenário bastante distante do glorioso lugar que Julius lhe descrevera. Na verdade, à medida que os dias passam, o próprio noivo parece ter-se tornado irreconhecível. Emmaline sente-se cada vez mais só e infeliz, chegando até a pôr em causa o futuro da relação. Mas isso é antes de o passado de Julius, e a história daquela enigmática casa, lhe serem desvendados.

XOXO S.

3 comentários:

  1. Este livro também me seduziu, mandei vir ela Fnac on-line, até era uma promoção daquelas que já aqui falaste!

    ResponderEliminar
  2. Ohhh agora fiquei no binómio ''Ler ou não ler?'' se bem que estou bastante satisfeita com a minha leitura do momento :)
    Mas... tamnbém não gosto muito de histórias previsíveis, eis um assunto que teremos que conversar as duas Amiga!

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. "A paixão de Emma"
    não me importava nada de ler este livro :)
    beijinhos **

    ResponderEliminar