sábado, 6 de fevereiro de 2010

Não me venham com tretas!

Tenham santa paciência, então não é que hoje ouvi uma famosa qualquer na TV a falar de uma escritora que eu adoro, Dorothy Koomson, que tem já 4 livros traduzidos para português, penso que o mais conhecido é “A filha da minha melhor amiga”, são livros brilhantes e com histórias absolutamente fantásticas.


Resumindo a tal senhora pseudo-intelectual dizia o seguinte “Penso que apesar de estarem bem escritos a escritora é ligeiramente racista, afinal as mulheres das suas histórias são sempre de raça negra”.

Pois bem meu grande génio, a senhora é de raça negra, logo é normal que as personagens dela também o sejam, e agora deixo a pergunta, será que esta senhora também chama racista a todas as escritoras brancas que tem sempre personagens principais brancas? Ou isso já não é racismo?

XOXO S.

P.S. Ah, e já me esquecia, quando li a filha da minha melhor amiga só me apercebi que a personagem principal não era branquinha como a neve, quando ela vai comprar champô para a menina que era loirinha e ela não sabia que champôs se usavam nesse caso, e já devíamos ir para aí na página 70. Porque não é isso que é importante, não é a cor da pele que importa.

8 comentários:

  1. De um modo geral as personagens são parecidas com os autores. Daí a ser racismo vai um grande passo. Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Bomboca do Amor. Em tempos também escrevi, e posso dizer que temos sempre a tendência para associar as personagens a pessoas que nos são próximas, porque torna muito mais fácil imaginar o enredo. Qual a sua etnia, penso ser irrelevane para o conteúdo da história! Digo eu! Daí a ser racismo ainda vai um grande passa! Aposto que foi mais uma mente brilhante recalcada que fez tal comentário.
    Adiante! ;))

    Beijinhos Amiga

    ResponderEliminar
  3. Oh deve ter sido uma parva qualquer com uma mente muito pobre e racista
    bjooo

    ResponderEliminar
  4. Essa pessoa... é a chamada ignorância em pessoa!!! enfim, perdeu uma oportunidade para estar calada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Também gosto imenso dessa escritora!
    E não sabia que já havia um quarto livro traduzido. Obrigada pela informação.
    E não acho que seja racismo, apenas são criadas personagens à sua imagem.

    Bjinhoo

    ResponderEliminar
  6. Nunca li essa escritora, mas já vou por na minha lista!! A cor das personagens, não interessa lá muito!! kiss

    ResponderEliminar
  7. Essa senhora não sabia o que dizer da autora e lembrou-se de inventar isso, só pode...
    Bj:-)

    ResponderEliminar
  8. Partindo desse principio então somos todos racistas, por apenas falarmos do que conhecemos. No meu livro, escrevo sobre uma familia de misturas, como a minha. Atingi o cumulo do racismo, sem duvida! :)

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    PS: muito bom post, querida S.

    ResponderEliminar