quinta-feira, 4 de março de 2010

Passado, Presente e Futuro!

Hoje assim que cheguei para trabalhar duas das minhas colegas (a A. e a L.) estavam na conversa sobre o novo namorado da A. e falavam sobre ele a ter pedido em casamento apesar de estarem juntos há apenas 4 meses.

A L. como amiga preocupada que é, dizia à A. se ela tinha certeza, porque era um passo demasiado importante e perguntou-lhe se ela o conhecia bem, confesso que durante os primeiros 10 minutos pensei que elas se fossem chatear a sério, porque a A. estava a ficar bastante incomodada com as perguntas e só respondia que por vezes quando encontramos o homem da nossa vida não precisamos de estar com ele tanto tempo para saber que ele é o tal.

Eu estava a pensar que ela talvez tivesse alguma razão, apesar de eu não ser uma pessoa impulsiva e provavelmente ao final de 4 meses não aceitaria casar com ninguém, penso que depende de pessoa para pessoa e não acho que um namoro curto conduza um casamento ao desastre, tal como também não acho que um namoro longo seja garantia de sucesso.

No entanto houve uma coisa que a A. disse que me deixou a pensar toda a manhã, ela disse que ele nunca lhe perguntou nada sobre os relacionamentos anteriores e que não lhe falava da ex mulher, porque dizia que o que interessava a eles os dois era apenas o presente e o futuro e nunca o passado. Ora isto até pode ser verdade mas até que ponto não somos nós o reflexo do nosso passado? Até que ponto as nossas relações anteriores não condicionam os nossos medos e inseguranças nas seguintes?


Será que o nosso passado não deve ser um livro aberto para a pessoa com quem vamos casar? Eu não digo para entrarmos em pormenores sobre os nossos ex até porque acho que nem o devemos fazer, mas também não acho que não possamos falar sobre a nossa vida passada, não acho que o passado não seja importante. Eu não sei o que vocês pensam sobre este assunto, mas sei que eu seria incapaz de construir um futuro com alguém que me escondesse o seu passado, iria viver sempre com a pergunta “O que terá ele a esconder?”.

XOXO S.

7 comentários:

  1. Querida S;

    Sinceramente não sei o que responder, tenho um casamento de quase 10 anos, e estou um pouco por fora dessas questões que por vezes se tornam pertinentes.
    Penso no entanto que varia de pessoa para pessoa. Existem umas pessoas que querem saber tudo da respeito do passado da pessoa em questão, outras há que preferem não saber nada. Talvez para não ficarem a saber, certas "coisas" que talvez desfizesse aquela imagem "perfeita" que têm...
    Não sei. Digo eu...

    Beijinho grande querida S. boa quinta-feira*

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo contigo. Se por um lado o que interessa é o presente, por outro o passado diz muito de nós e explica muitas vezes atitudes do presente que de outra forma não teriamos ou não entenderiamos.
    Eu faço questão de saber (não em detalhe!) alguma coisa do passado da minha cara metade. Já dei comigo a entender 1 ou outra coisita por saber por o q ele passou.

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  3. Nem mais, até porque essa conversa sobre o passado irá surgir inevitavelmente e depois pode descobrir coisas que não gosta muito...Ela não tem curiosidade de saber porque é que ele se separou da mulher, por exemplo? Ela agora está muito apaixonada e nas nuvens, mas nem sempre viverá nesse estado. E apesar de concordar contigo na ideia de que namoro curto não quer dizer casamento desastroso e namoro longo casamento de sucesso, acho que não se conhece ninguém em 4 meses, e que o casamento é algo muito sério para ser encarado com essa leveza. Eu não sou casada, mas nunca iria viver com alguém passado 4 meses de relação, seria algo que considero até imaturo. Bj linda:-)

    ResponderEliminar
  4. O passado é sem dúvida interessante, e é - muitas vezes - com ele que aprendemos. De qualquer maneira, existem pequenos factos (segredos se lhe quisermos chamar) que não podem ser contados. São pequenas situações que devem permanecer só nossas. Apesar de concordar com o que dizes, evitaria usar a expressão "livro aberto" - porque isso pode levar ao efeito contrário. Como em tudo, o meio termo é o melhor.

    ResponderEliminar
  5. Numa relação solida fala-se de tudo ... mesmo do passado. Não para fazer julgamentos, mas para conhecermos melhor a pessoa. E quando há essa confiança sentimos que fazemos parte da sua historia de vida como presente e futuro.

    Bjokas`*

    ResponderEliminar
  6. Somos o reflexo do passado concordo contigo, mas até que ponto isso nos afecta, se calhar devíamos ser mais imunes a esse passado, que nos afecta o presente.

    ResponderEliminar
  7. Devemos contar aquilo que achamos importante contar, existem coisas que não valem a pena contarmos.. ; ) ***

    ResponderEliminar