sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Todos escondem algo...

J.K. Rowling - The Casual Vacancy (Uma Morte Súbita), ora aqui está a minha humilde opinião sobre um dos livros mais aguardados de 2012, vou começar por uma coisa que não interessa nada mas como sou assim a dar para o teimosa com estas coisas não podia deixar passar, detesto a tradução do titulo do livro para português, o livro chama-se The Casual Vacancy (tradução à letra - Vaga acidental) por um motivo, a história gira à volta da vaga deixada por Barry Fairbrother na assembleia Comunitária aquando da sua morte, que acontece nas primeiras páginas do livro, e essa vaga é o ponto de partida para a história se desenrolar, não a morte de Barry em si, logo a opção de tradução faz com que se perca a intenção da autora ao escolher o titulo.

Mas vou ignorar por um momento que eu sou um bocadinho picuinhas com estas questões e falar do que realmente importa, o livro em si. 

Se o vão comprar porque a J.K. Rowling escreveu o Harry Potter acho que devem parar logo aí e desistir da ideia.

Não vou dizer que a história não podia estar mais longe das famosas aventuras do Harry porque também não acho que seja completamente verdade, muitos dos elementos que encontrei quando li os livros do Harry Potter estão aqui presentes, como o elevado número de personagens, a fixação por personagens que são tudo menos "boazinhas"... digamos que na minha opinião as personagens deste livro são um bocadinho como os Dursleys (os tios do Harry), basicamente a autora usa a mesma "forma" com que criou os Muggles que pairavam pelos livros do Potter. 

O livro conta com um número exagerado de personagens que ao inicio nos deixa completamente confusos mas posso garantir que depressa se "apanha o jeito à coisa" e começamos a identificar cada um deles, a saber as suas histórias e a entender a sua função no livro. Todos estes personagens têm uma função muito especifica e caracterizam um estereótipo, não sou inglesa, logo não sou a pessoa mais indicada para fazer esta afirmação mas, estou em crer que estas personagens ilustram algumas das mais marcantes figuras inglesas que existem nas cidades mais pequenas. 

Disse isto várias vezes ao longo da leitura, o livro tem tudo para ser aborrecido, não há grandes acontecimentos... na verdade não há nada obvio que nos cative ou fascine mas eu sentia-me sempre curiosa para ler mais um bocadinho e algumas das personagens chegam a ser fascinantes, mesmo que na sua maioria sejam completamente asquerosas e desprovidas daqueles valores que eu considero essenciais, já para não dizer que não há personagens felizes por estes lados, é como se o mundo fosse constituido apenas por pessoas altamente infelizes. 

E resumindo sem querer entrar em grandes detalhes, não é uma obra literária fantástica mas foi uma leitura muito agradável, não acho que seja o tipo de livro que agrade a todos, muito pelo contrário por isso aconselho vivamente a ler a sinopse e a pensarem bem se isto era o tipo de livro que vos iria interessar se não tivesse o nome J.K. Rowling. 

Nota: 4/5



Sinopse: 

Uma Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J. K. Rowling. Acolhido com enorme expectativa, este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pagford, começa quando Barry Fairbrother, membro da Associação Comunitária, morre aos quarenta e poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas?

XOXO S.

2 comentários:

  1. Estou a precisar mesmo de pegar num bom livro e ler!

    ResponderEliminar
  2. Irei ler sem falta em 2013,depois do seu post,irei ler sem esperar grandes emocoes,o que vier sera lucro!

    ResponderEliminar