quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quem e Porquê?

Agatha Christie – The Moving Finger (O enigma das cartas anónimas), a razão pela qual coloco aqui os dois títulos, tanto o original como o português, é porque acho que apesar de a escolha para o título em português ser boa o título original tem muito mais a ver com a ideia que a escritora quer passar.

Para quem já está habituado aqui ao meu cantinho sabe que eu sou completamente fã desta senhora, e para mim ela foi (é) uma das melhores escritoras de todo o sempre, como é que uma mulher escreve um livro em 1942 que poderia perfeitamente ter sido escrito hoje?

Acho que este é o livro que mais gosto dela e já o tinha lido há uns anos, mas como o comprei recentemente, resolvi voltar a lê-lo.

Um livro maravilhosamente bem escrito, com uma história absolutamente fantástica que nos faz pensar na verdadeira natureza humana, naquilo que as pessoas são ou não capazes de fazer, um livro que nos faz odiar a expressão “Onde há fumo, há fogo” e que nos faz pensar nas injustiças e atrocidades que se cometem e nome da moral e dos bons costumes.

Nota: 5/5


Sinopse:

Após um acidente grave, Jerry Burton escolhe a aldeia de Lymstock para convalescer sob os cuidados da irmã, Joanna. Mas a tranquilidade da aldeia vai ser abalada por uma sucessão de cartas anónimas. Afinal, em Lymstock a calma é apenas aparente – a povoação está cheia de intrigas e mistérios – e o caso das cartas, inicialmente pouco perturbador, acaba por assumir contornos de tragédia quando uma das destinatárias aparentemente se suicida. E enquanto o caos, o pânico e a desconfiança se instalam, surge a dúvida: estarão os habitantes a ser vítimas de um psicopata ou de si próprios, dos seus segredos, erros e pequenas infâmias, cuidadosamente guardados ao longo dos anos? A ajuda chegará de onde menos se espera: de uma velha senhora, de visita à aldeia e hospedada em caso do vigário. Nem mais nem menos que Miss Jane Marple.

XOXO S.

1 comentário:

  1. estou com alguns livros da agatha mais ainda nao li nenhum,comecei e parei.Mais estou muito tentada a ler algo dela,um beijao e valeu pela dica.

    ResponderEliminar