Sair de Portugal, conhecer outras culturas, outras formas de viver, outras crenças… fez de mim uma pessoa melhor e é algo que não trocava por nada mas, com isso veio a certeza de não pertencer a lugar nenhum, mais do que isso veio a certeza que não posso pertencer a lugar nenhum e se aqui sou a Portuguesa, em Portugal começo a ser a Alemã…
Quando estive nos EUA era a europeia e quando voltei houve quem dissesse que virei americana e por vezes há alguns momentos quando me dizem "vens a casa" quando estou a falar com alguém em Portugal que penso "Já não é a minha casa", e por uns segundos fico triste e com inveja das pessoas que sabem onde é a casa, que sabem onde pertencem… mas, a vida é mesmo assim e não se pode ter tudo por isso sou apenas grata pelas coisas boas.
XOXO S.
Essa sensação de não se pertencer a lado nenhum não deve ser fácil, mas nós mais do que sermos de um local, somos das pessoas que amamos, independentemente do lugar do mundo onde estamos... Se és amada e amas então tens a tua casa definida... Beijinhos enormes querida
ResponderEliminaroh, é casa sim ;) casa é onde estás confortável ...por isso não estás assim tão perdida não ;)
ResponderEliminarSinto o mesmo, não sou de lado nenhum e às vezes é estranho. Mas, apesar de tudo, acho que Lisboa vai ser sempre o sítio onde regresso a casa, mesmo que tenha uma família e uma casa "verdadeira" em qualquer outro ponto do globo. Coisas minhas :)
ResponderEliminarÉ engraçado que só pensei neste assunto (sobre pertencer a um local) desde que o li aqui no teu blog num outro post. Será que nunca ter pensado isso é sinónimo de sentir que pertenço aqui? Por outro lado, uma GRANDE amiga minha que não vive em Portugal disse-me que tem o mesmo sentimento que tu - que não pertence ao local onde vive - e que gostava de um dia vir viver para Portugal. Fiquei tão surpreendida e foi uma coisa tão BOA que gostei de saber!
ResponderEliminar