sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aventura no mundo Vegetariano - parte 1

Para que a minha saúde melhore de uma vez por todas a médica mandou-me comer menos carne, o que não é assim um grande problema para mim que até nem sou maluca por carne, mas claro que quando andamos a reduzir em algo é quando temos mais vontade de comer.

Para aumentar o meu leque de opções tenho andado a intercalar a carne com o peixe (que eu adoro) e com comidas vegetarianas. Mas como de vegetariana não tenho nada, em casa nunca cozinho nada dessas coisas, então, hoje resolvi encher-me de coragem e fui ao hipermercado onde comprei uma data dessas coisas (tofu, soja…) e um belo livrinho que me vai ajudar a cozinhar.


Agora vamos é ver se eu me entendo com isto, se alguém tiver experiência nestas comidinhas pode-me dar umas dicas, que eu bem preciso.

XOXO S.

P.S. Depois vou dizendo aqui o que gostei, o que destrui e o que odiei.

10 comentários:

  1. já faz dois anos que deixei de comer carne, não me fez diferença porque sempre comi mais peixe que carne. adoro peixe!
    mesmo assim como peixe 2-3 vezs por semana. vais adorar comida vegetariana se tiveres falta d carne compra soja granulada que é cozinhada pareçe mesmo carne picada, nao aconselho soja em formatos maiores pareçe q estamos a comer gordura....
    agora que está a chegar a epoca das frutinhas boas, que me dao a volta a cabeça, batidos, sumos e msm fruta inteira sao boas opções para calar a barriguinha!!
    vais adorar e vais notar diferenças no teu corpo, eu fiquei um pouco mais magra, mas pronto nada de alarmante :D

    prometo que vais adorar!!!
    *

    ResponderEliminar
  2. É verdade, quando nos proibem até temos mais vontade de comer :P
    Eu dou nenhum conselho de culinaria porque sou um desastre,lol.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  3. Muito, muito obrigada pelo conselho. Emagrecer muito não é boa ideia, mas espero sentir o corpo melhor claro e a saúde.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também estive algum tempo sem comer carne, mas depois tive um problema q me fez voltar.. De qualquer forma, tenho semanas que como uma vez, ou mesmo nenhuma...
    Como a UrbanMe disse, a soja granulada é muito parecida com a carne picada, e eu nem vou buscar receitas vegetarianas: Cozinho-a como a carne, para fazer lasanha, bolonhesa, empadão...
    O tofu, prefiro guisado. Fazes como se guisasses carne, mas colocas o tofu aos bocadinhos (Com cenoura e alho francês fica muito bom!).
    A seitã, acho que é o mais dificil de gostar...
    E para fast food... Podes sempre comprar umas salsichas de soja para um dia que tenhas que desenrrascar.
    Hoje em dia já há tantos produtos!!! :)
    Vou voltar cá para acompanhar as receitas ;)

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pelos conselhos Kika, eu vou dizendo como está a correr.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Errr Amiga não te consigo ajudar! :/ Não abdico nem da carne, nem do peixe, mas acho que a comida vegetariana, faz com o nosso organismo limpe e recupere com novas forças. Só não emagreças, prometes?

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  7. Vi-o no supermecado...mas resisti!

    beijinhos!
    vai dando as receitas que gostaste para exprimentar:D

    ResponderEliminar
  8. G. eu também não vou cortar com a carne (não consigo cortar assim de vez, e adoro peixe :P) mas vou alternar a ver se fico mesmo melhor de uma vez por todas. E vou tentar não ficar um palito andante prometo.

    Claro que vou pondo aqui as receitinhas para quem quiser experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu ja fui vegetariana durante 46 dias :) não consegui ir além :(

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  10. Podes fazer todos os pratos de carne mas com tofu, seitan, soja etc. Para que fiquem com sabor, convém temperá-los umas horas antes para absorver marinadas, vinhas de alhos, etc. Bolonhesa de soja é mto bom, podes juntar uma farinheira de soja para dar mais sabor; seitan strogonoff tb é bom, tofu assado no forno com vegetais, allho frances à braz, caril de vegetais, feijoada (existem enchidos à base de soja no Celeiro e até nos hipermercados), e o que a imaginação ditar! Além disso, podes experimentar outros vegetais como beringelas (são mto boas assadas com azeite e alho), couves, etc. Eu deixei de comer carne há quase 3 anos e nao sinto falta nenhuma. Alem disso, a carne está cheia de toxinas e hormonas, passar sem ela ou pelos menos reduzir o consumo é mto benéfico :)*

    ResponderEliminar