domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mães de ontem diferentes das de hoje?

Hoje quando vinha no comboio (coisa que raramente acontece) vinha uma senhora sentada nos bancos de trás com uma criança pequena, um menino com os seus 4 anos mais ou menos, que já de si era uma bela peste, mas quem me mexeu fortemente com os nervos foi a mãe.


Eu não tenho filhos por isso peço que não me crucifiquem pelo que vou dizer, porque é verdade que não sei como é, mas por favor, digam-me com toda a honestidade, quando o vosso filho está a incomodar as pessoas que estão sentadas no banco da frente com murros, pontapés, etc. iriam limitar-se a dizer mais de 40x “Para quieto, estás a incomodar os senhores da frente” enquanto ele aumentava de forma compulsiva o mal que estava a fazer a cada um destes avisos?

Eu não defendo que a senhora o devia ter espancado no meio do comboio, mas até que ponto os filhos não fazem só mal até onde os pais o permitem? A minha mãe trabalha em um infantário e eu sei bem que algumas crianças são umas autênticas pestes, mas também sei que 50% daquelas crianças se porta melhor com a minha mãe do que com os pais deles, quantos dias os pais chegam e eles se recusam a vestir o casaco, perante o olhar desesperado dos pais, a minha mãe vem ajudar e calmamente diz “Veste o casaco X. não vou dizer para vestires mais vez nenhuma” e eles cabisbaixos param a birra e vestem o tão odiado casaco.

Será que eu conseguirei um dia ser tão boa mãe como a minha mãe foi para mim? Ou será que pelo contrário um dia serão os meus filhos a dar pontapés na cadeira dos outros? Na verdade não penso que nem uma hipótese nem outra serão verdadeiras, dificilmente serei tão boa mãe como a minha mãe foi para mim e duvido que deixe os meus filhos fazerem o que querem mesmo quando vejo que é errado, por isso espero conseguir encontrar algo suficientemente bom no meio.

XOXO S.

11 comentários:

  1. Olá!:-) Como sabes sou mãe de uma menina de 21 meses e digo-te já que não permitiria que fosse a incomodar as pessoas como esse menino ia, nem que tivesse a obrigar a ficar sentada ao pé de mim. Em certas situações podem berrar, espernear, mas são os pais que mandam e acabou. As palavras muitas vezes não bastam, não estou a dizer que se bata, sou totalmente contra isso, mas agarra-se no bracito com uma certa firmeza, e acaba ali. Se chorarem paciência, não se pode ceder a chantagens. Bj:-)

    ResponderEliminar
  2. Eu penso como tu Rita, no final são os pais que mandam, os pais para além de amar incondicionalmente têm como obrigação educar.

    Beijinhos muito grandes

    ResponderEliminar
  3. Ainda a poucos dias estava na loja da minha companhia de telemóvel e estava uma senhora com a sua filha de cerca de ano e meio e era um horror. Pôs a criança no chão e esta mexia em tudo e mais alguma coisa, inclusivé veio brincar com os meu sapatos (eram vermelhos devem ter-lhe chamado à atenção). Chegou a um ponto em que a funcionária da loja teve de dizer-lhe para ela olhar pela criança. Mas não adiantou de muito.
    Anyway, respondendo a tua questão, acho que é tudo uma questão de educação e dos pais saberem ou não limites aos seus filhos.

    ResponderEliminar
  4. Isso aconteceu-me várias vezes em voos, e posso-te dizer que deduzi que os pais por vezes são piores do que os filhos, porque além de não conseguirem o seu respeito, tornam-se prisioneiros, derivado à vida stressante e que os faz dispor de pouco tempo.

    Nunca devemos dizer nunca, é certo. Mas acho esses comportamentos intoleráveis, deixam-me uma pilha de nervos, e no entanto adoro crianças. Mas isso vai da nossa natureza, da nossa educação. Penso que nós conseguiremos educar bem os nossos rebentos, pelo menos espero que sim :)

    Beijinho Grande Amiga

    ResponderEliminar
  5. As crianças pequenitas querem mexer em tudo, é normal, tudo lhes desperta a curiosidade, mas o que me mete confusão é os pais deixarem os meninos fazerem tudo só porque têm medo dos gritos e das birras. Eu não deixo a M. fazer tudo o que quer só porque sei que ela vai gritar e espernear. Depois de umas quantas birras já sabe que não adianta fazer mais porque eu não vou ceder. Até agora tem resultado e nunca lhe dei uma palmadinha que fosse nem me ponho aos berros com ela. às vezes é muito difícil controlar os nervos, mas se ficamos muito stressados ainda é pior! Bj :-)

    ResponderEliminar
  6. Eu realmente tenho um grande medo de ser mãe por isso. Ficaria tão revoltada quanto tu, mas depois penso "sera que eu conseguiria fazer algo se fosse o meu filho?" como não sei e o macaco so vê defeito nos outros, também morro de medo.

    Compreendo o teu post!

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  7. Sim, é necessário dar educação e ensinar a viver em sociedade.

    ResponderEliminar
  8. É verdade, com estas palavras penso que serás uma boa mamã! :D

    ResponderEliminar
  9. Também compreendo totalmente o teu post. Já assisti a várias situações semelhantes a essa e, apesar de saber que ser mãe é o trabalho mais difícil que há no mundo, não consigo compreender como é que certos pais conseguem ser tão permissivos com os filhos. É que nem sequer estou a falar de famílias destruturadas ou com graves problemas sociais, falo de famílias completamente normais, de pais com os seus empregos, as suas casas e os seus estudos e que, simplesmente, não conseguem dar uma educação adequada aos filhos. Não sei se é por terem medo das birras, por não serem capazes de dizer que não ou pura e simplesmente porque não têm os valores adequados para incutir nos filhos. Mas que me faz confusão, faz. O que me assusta ao mesmo tempo, tal e qual como a ti. Gostei imenso do post, concordo plenamente contigo :)

    um beijinho* (desculpa ter-me alargado)

    ResponderEliminar
  10. Só de pensar neste assunto e de pensar nestes cenários começa a dar-me cá uns nervos ... os pais hoje em dia são piores que os miudos, não impõem respeito nem educam.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  11. Uma palmada no momento certo nunca fez mal a ninguém! ; ) ***

    ResponderEliminar