domingo, 2 de maio de 2010

Adorei...

Alma e os mistérios da vida – Luísa Castel-Branco, este foi um daqueles livros em que as expectativas eram tão elevadas que o medo de não gostar me fez adiar a leitura durante algum tempo.

Eu não leio muito autores nacionais, uma vergonha eu sei, mas eu sou difícil de contentar e assim leio muito mais autores estrangeiros, no entanto ouvi dizer maravilhas deste livro e como simpatizo bastante com a autora (culpa do programa o Elo mais fraco da RTP1, ainda a oiço dizer “Você é o elo mais fraco, Adeus!”), resolvi dar uma oportunidade a este livro.

O único arrependimento que fica é o não o ter lido antes, é um livro maravilhoso, escrito de uma forma fantástica. Não só a história é envolvente e fantástica como a maneira como está escrito é ainda melhor que a própria história.

Fez-me muito lembrar a escrita da Isabel Allende que eu adoro e a Laura Esquível, pela magia em cada virar de página e pela enorme capacidade de misturar imensas personagens e histórias sem nunca confundir a pessoa que as lê.

Estou ansiosa por ler o novo livro dela, é sem dúvida uma escritora fantástica.

Nota: 4,5/5


Sinopse:
"Na noite em que nasceste, madrugada adentro, coisas estranhas aconteceram". Começa assim a história de Alma. Depois dessa madrugada o destino da criança de cabelos cor de fogo estava traçado. Na pequena aldeia todos a olhavam, a menina especial como um ser estranho, rejeitada pelo povo e pela família, restava-lhe refugiar-se na Ti Efigénia, também ela isolada do resto das pessoas e considerada bruxa.

Anos mais tarde a mãe de Alma, que a considerava uma inútil, envia-a para Lisboa como criada de servir. Na casa de Dona Sofia a menina de cabelos cor de fogo é acolhida e educada como a filha que Sofia não teve e pela primeira vez Alma sente-se amada e desejada. A partir dali, o seu futuro será, para o bom e para o mal, para o melhor e para o pior, completamente diferente do seu passado.

Um retrato impressionante do Portugal profundo dos anos 50. Um mundo rural dominado por medos, superstições e ignorância. Um mundo da capital do país em que a mentalidade burguesa desconfia de todos os comportamentos que fogem dos estereótipos da época.

A história de Alma atravessa-se com histórias de muitas vidas, seres de luz, que mesmo num ambiente hostil e com um destino que rouba à nascença a felicidade e o futuro, iluminam caminhos.

Será que vale mesmo a pena decifrar os mistérios da vida?

XOXO S.

4 comentários:

  1. fiquei curiosa para ler! :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto muito da Senhora, mas isso não invalida que ela seja uma boa escritora. Ainda bem que aconselhas. :)

    Um Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nada dela, mas pareceu bastante interessante!!

    ResponderEliminar
  4. Eu já li e assino em baixo.

    Chorei tanto.... credo!!!!!

    ResponderEliminar