domingo, 6 de dezembro de 2009

É só a minha opinião...

Começo por dizer que sei que este post vai desagradar a muita gente, por razões completamente diferentes, os que gostam muito podem sentir-se ofendidos e os que não gostam nada, bem os que não gostam nada talvez não se incomodem assim muito.

É a primeira vez que comento um conjunto de livros e não um livro isolado, mas neste caso penso que faz mais sentido.



Tal como já disse aqui vi o filme o crepúsculo e resolvi ler os livros, assim em cerca de duas semanas li 4 livros e vi dois filmes (porque entretanto já fui ver o que está agora no cinema). Para quem neste momento pensa que adorei e que fiquei absolutamente fascinada devo informar que não é bem assim, depois gostava de referir novamente que isto não passa da minha opinião, logo vale pelo que vale.

Gostei mais dos livros que dos filmes, isso é um facto, no entanto não desgostei dos filmes (alias até já dei aqui a minha opinião sobre o primeiro que fiquei toda lamechas) só acho que, como em quase todos os casos faltam lá coisas importantes para entender verdadeiramente a história.

Quanto aos livros… bem, não os acho maravilhosamente bem escritos, mas a imaginação da autora é sem dúvida de louvar, têm demasiadas falhas para quem lê muito e está habituado a detectar incoerências na história, depois acho que em vez de usar 500/600/700 páginas em cada um, a história seria igualmente bem contada em metade evitando assim alguns capítulos que na minha opinião são de pouco interesse.

Quanto à história… dei por mim a pensar demasiadas vezes “Isto é um bocado parvo” mas não consegui parar de ler, queria saber mais e mais e quando finalmente acabei não fiquei com pena de ter acabado, mas fiquei satisfeita porque agora já sabia a história toda. Acho que o que me fascinou foi aquele amor incondicional, porque nisso admito que a escritora sabe escrever muito bem sobre os sentimentos que temos quando estamos absolutamente e incondicionalmente apaixonados, e sendo uma história escrita para uma geração que não é a minha fez-me sentir novamente com 15 anos e foi bom.

Se ainda houvesse mais livros teria lido mas feito já algum sacrifício porque neste último, não sei se por culpa de os ter lido assim todos seguidos, senti vontade que acabasse depressa mesmo estando a gostar e ao contrário do que fiz com alguns não penso que os voltarei a ler, pelo menos não tão depressa.

Não vou dar nota porque estou a falar de um conjunto e não de um livro individual e não sei se conseguia ser correcta numa avaliação, porque no fundo eu estava super envolvida em toda aquela história e apesar de tudo gostei bastante. De qualquer forma só aconselho para quem tem uma mente aberta e lida bem com as coisas do fantástico e com os exageros a que esse universo por vezes leva.

XOXO S.

1 comentário:

  1. Os livros são sempre melhores que os filmes, dão asas à imaginação. Já tinha visto o 1º filme (gostei) e depois é que li o livro (adorei) e hoje acabei por rever novamente o filme (já não gostei tanto porque senti essas faltas que estão patentes no livro e não demonstram no filme). Estou a meio do livro lua nova (mas já vi o filme) e estou a gostar, embora tenha gostado mais do 1º. Realmente o melhor destes livros é a mensagem do amor incondicional, que aguenta tudo e todos.
    Bjokas*

    ResponderEliminar