quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cinismo e Hipocrisia

Hoje tenho pensado muito na pessoa que eu sou, naquilo que são as minhas principais características. Tudo isto porque quando cheguei de manhã ao trabalho, um dos meus colegas estava a cortar alegremente na casaca de uma outra colega minha. Porque segundo ele, ela não era inteligente o suficiente para estar ali.

Parei, pousei as minhas coisas e saí, não é que eu seja santa e nunca diga mal de ninguém, porque por vezes também exercito a minha língua quando estou muito irritada com alguém, mas nunca da forma maldosa com que ele o estava a fazer.


Depois recuei no tempo e lembrei-me que eu nem sempre fui assim, houve uma altura da minha vida em que adorava ver o circo pegar fogo, até porque eu sou uma daquelas pessoas sempre cheias de opiniões e que não têm problema nenhum em assumi-las, mas já lá vão mais de 10 anos e eu mudei, acho que na verdade simplesmente cresci.

Continuo a ter sempre opinião sobre tudo, continuo a ter que morder a língua muitas vezes por dia para não chamar incompetente a este ou àquele, mas não gosto nada daquele jogo do “anda cá dar-me um beijinho que somos muito amigos” e depois a pessoa vira as costas e é umas ofensas atrás das outras.

Gosto de quem gosto e não me obrigo a gostar de ninguém, quando não gosto de uma pessoa não gosto e não lhe dou sorrisos pela frente e facadas pelas costas, no geral, as pessoas sabem que não simpatizo com elas e mantemos uma certa distância saudável, sem agressões e sem beijinhos.

Por isso dispenso conversas da treta de pessoas que deviam era estar a trabalhar e que na volta são bem piores do que o alvo da sua fofoquice, acho mesmo que devíamos começar a olhar mais para os nossos defeitos antes de apontar o dedo ao vizinho do lado, aliás como está sempre a dizer a minha avô “Quando apontas um dedo aos outros tens outros 4 a apontar para ti”.

XOXO S.

7 comentários:

  1. Querida S.(zinha);

    É isso mesmo. Segue o teu percurso minha Amiga.
    E sabes que mais? Por norma quem critica ou fala de forma juncosa dos outros, não costuma ter grandes virtudes a seu favor.Mas pronto...

    Segue minha Amiga. Continua sempre a ser tu própria, a vida vai limando as arestas com o tempo. Tu ,mesma podes ver isso na tua vida, nas mudanças que aconteceram. :)

    Beijinho ENORME minha Amiga**

    ResponderEliminar
  2. COmo se diz "quem nao tem telhado de vidro que atire a primeira pedra" ninguem e' santo nenhum e todos gostamos de uma fofoca mas chegar a esse ponto,detesto pessoas hipocritas...
    bjooo

    ResponderEliminar
  3. Os dois últimos parágrafos do teu texto expressam muito a minha maneira de estar e pensar. Não tenho paciência para fretes, para conversas da treta, para gente que adora falar da vida alheia e mal ainda por cima, sem capacidade para fazerem uma auto-avaliação da própria vida e postura.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. A tua avó é muito sábia! Pois é, tb não sou santa, mas não sou de abraços e beijos e depois ficar a criticar. Se não gosto de uma pessoa nem "lhe passo cartão", como se costuma dizer, hipócrita não sou. Bj linda:)

    ResponderEliminar
  5. Quando eu não vou muito 'a bola' com alguém também não finjo mas também não saio para aí a falar mal ... apenas afasto-me. Mas as pessoas que são amiguinhas pela frente e que por trás dão umas facadinhas irrita mesmo.

    Bjokas ****

    ResponderEliminar
  6. Nós crescemos, amadurecemos e aí a nossa personalidade torna-se mais forte e determinada. Quando era adolescente também adorava ver o circo a pegar fogo como dizes, mas acho que é típico da idade, éramos mais fúteis, frias. Depois crescemos e tornamo-nos naquilo que os nossos valores e essência ditam, tu tornaste-te numa pessoa linda, que optou pelo caminho correcto, o teu colega pelo contrário onde irá parar assim?

    Digo isto porque caricatamente, hoje vivi uma situação semelhante, mas de alguém no trabalho que foi fazer queixinhas ao seu superior caracterizando-me como intratável. Porquê? Porque sou contra contos e ditos, portanto como Gaja que sou, peguei no telefone e confrontei a pessoa calmamente. Isto para o teu colega, existe sempre alguém que tem ''tomates'' para deixá-los ficar mal, hoje fui eu no meu trabalho, no teu será outra pessoa qualquer. E o melhor? É que no fim, somos conhecidas por sermos frontais e não é de nós que duvidam!

    Beijinhos Amiga

    P.S. Sorry o testamento.

    ResponderEliminar
  7. A isso chama-se amadurecer, Szinha, e amadurecer da forma correcta, mantendo aqueles valores que se vão perdendo tanto hoje em dia. Não sou santa, também, mas uma coisa que me irrita é isso. No meu antigo trabalho tinha uma colega que me adorava tanto como eu adoro uma pedra de 100 toneladas no pé. Passava mais tempo a ver o que eu fazia do que a fazer, enfim! Mudei de local de trabalho há cerca de 2 anos e na semana passada fui lá, fazer uma apresentação. Dou-me bem com toda a gente e tenho bons amigos e amogas lá. Quando ela me viu vem toda sorrisos "...inha, estás tão bem". Não consigo. Não vale a pena. O meu sorriso fechou-se. Hipócrita! Disse-lhe o que tinha a dizer-lhe antes de sair, e fica por aí. Sei que ela ainda diz mal de mim (o mundo de trabalho é pequeno), mas felizmente, as pessoas conhecem-me e sabem o que eu faço e não faço.
    Outra coisa que acho é que hoje em dia se confunde sinceridade com arrogância. Dizer a verdade, sim, sempre, mas não é preciso atropelar os outros, é preciso respeitá-los e dizer as coisas com modos. E morder a língua muitas vezes, quando me apetece dizer aquelas "piadas", só porque estou mal disposta.

    Beijinhos, Szinha, e continua assim!

    ResponderEliminar