quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Palavras de mãe...

A mãe de uma das minhas melhores amigas é também uma grande amiga da minha mãe (e por estranho que pareça as nossas mães ficaram amigas porque nós éramos amigas e não o contrário).

Ontem estive na conversa com a minha mãe e fiquei a saber que a mãe dessa minha amiga anda completamente de rastos porque não consegue entender as decisões da filha, porque acha que ela está a fazer asneira da grossa e não pode fazer nada quanto a isso.


Primeiro argumentei com a minha mãe que ela não tem que estar assim porque chega a uma altura que os pais não têm nada que opinar sobre as decisões dos filhos, mas depois a minha olhou para mim e disse-me “Tu tens 25 anos é verdade, és adulta e podes tomar as tuas decisões sem me consultar, viver a tua vida à tua maneira mas diz-me lá S. em que momento é que eu deixei de ser tua mãe? Não deixei e o problema é esse, os filhos crescem e passam a viver a vida deles mas os pais não têm um interruptor que desligam e pronto deixam de se preocupar, uma mãe ou um pai vai sempre sofrer com os erros dos filhos, com as cabeçadas que eles dão e ainda sofrem mais quando eles crescem porque aí já não podem agarrar nos joelhos esfolados dar dois beijinhos e dizer pronto já passou, um dia quando tiveres filhos vais compreender que é assim, o que muda com o passar dos anos não é o que os pais sentem mas sim o direito de dizerem ou fazerem alguma coisa quanto a isso e sofremos a dobrar porque temos que ficar ali calados a ver os nossos filhos fazerem a maior asneira da vida deles”.

Confesso que nunca tinha pensado nas coisas desse ponto de vista e fiquei ali sem saber o que dizer, afinal os pais criam os filhos, amam-nos, educam-nos, fazem tudo por eles… não deve ser fácil passar de personagem principal a um mero espectador, não deve ser mesmo nada fácil.

XOXO S.

11 comentários:

  1. A tua mãe tem razão.
    E sabes o que pra mim é pior? É que só damos valor aos nossos pais quando temos filhos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. As palavras da tua mãe são completamente certas, e um dia vais perceber isso. Ser pai ou mãe é um papel para a vida. Mesmo quando os filhos são completamente independentes os pais nunca deixam de sofrer por eles, de se preocuparem, por isso deve ser muito duro assistir a algo que está a prejudicar um filho e não poder fazer nada...bj!

    ResponderEliminar
  3. Palavras sábias, as da tua mãe e é mesmo assim!

    ResponderEliminar
  4. A minha mãe costuma dizer-me algo parecido e realmente não deve ser fácil...porque filhos e para toda a vida!

    ResponderEliminar
  5. Palavrinhas sábias as da tua mãe.
    Beijinhos querida,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  6. A tua mãe tem toda a razão. A partir de um momento que se tem um filho repara que a tua vida vai estar sempre focada nele, mesmo que ele tenha 20, 30 ou 40 anos.. E para nós filhos é fácil não pensarmos que com as nossas atitudes podemos magoar os nossos pais mesmo estando longe de nós, mas não é bem assim.. Eles vão preocupar-se connosco a vida toda.. *

    ResponderEliminar
  7. Pois não! Nem quero imaginar! Nunca tinha pensado nisso dessa maneira, mas ela tem toda a razão.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Palavras sábias e sentidas.
    Os filhos são pra sempre...

    ResponderEliminar
  9. para eles deve ser complicado, mas nos temos tendencia a esquecer disso!

    ResponderEliminar
  10. e é mesmo assim...quando somos filhos falamos falamos...mas so quando somos pais é que vamos saber realmente o quando é complexo.

    estou a ter um vintage giveaway no blog.

    bj

    ResponderEliminar