domingo, 15 de agosto de 2010

Há memórias nas quais se agitam fantasmas...

Sara MacDonald –Antes do Amanhecer, ai que livro maravilhoso, que livro absolutamente maravilhoso.

Não sei bem em que género de literatura se insere porque tem um pouquinho de tudo, apesar de ter um mistério não é um policial típico, mas muito pouco é típico neste livro. É um livro triste e ao mesmo tempo um livro em que as várias formas de amor estão tão presentes que é impossível não ser um livro feliz.

Para mim foi um daqueles livros que não conseguia parar de ler, e pensava sempre “é só mais um pouquinho”, não há muito que possa dizer sem falar da história e não quero fazer isso, apenas quero dizer que somos tão rápidos a julgar os outros, a tirar conclusões sobre as suas acções que nos esquecemos que na maioria das vezes não sabemos tudo o que aconteceu, não fazemos ideia do sofrimento pelo qual eles passam.

É um daqueles livros que no final nos deixa uma paz enorme e ficamos felizes, pelo menos eu fiquei, apesar de não conseguir evitar de questionar uma ou duas coisas sobre o conceito de justiça. A dualidade constante entre o certo e o errado e o bem e o mal deixam-nos com a certeza que nem sempre tudo é preto ou branco, existem pelo meio vários tons de cinza.

Nota:5/5


Sinopse:

Quando a jovem Fleur conhece David, piloto de helicópteros do exército britânico, apaixona-se imediatamente e não hesita em abandonar o seu sonho de ser bailarina para se dedicar ao casamento. Tudo parece perfeito: embora longe de Inglaterra, o casal tem em Singapura uma vida repleta de exotismo e duas encantadoras filhas gémeas, Nikki e Saffie. Mas esta felicidade tem um fim abrupto quando David morre num acidente. Desamparada e só, Fleur prepara-se para regressar a Inglaterra com as filhas, quando Saffie, com cinco anos, desaparece misteriosamente.

Vinte e oito anos depois, Nikki vive na Nova Zelândia e aguarda com ansiedade a visita da mãe, a quem sempre culpou pelo desaparecimento da irmã. Mas agora é Fleur quem desaparece durante um voo de escala em Singapura, o epicentro de todos os dramas. Nikki inicia então uma viagem arriscada com o objectivo de encontrar a mãe e enfrentar os fantasmas do seu passado.

Nenhuma delas poderia imaginar a dimensão dos segredos que a história da família esconde…

XOXO S.

2 comentários:

  1. O livro parece interessante, já o tinha visto nas livrarias!!

    ResponderEliminar
  2. É o livro da minha vida sabias? A minha história é muito parecida com a da Nikki, quando li a sinopse comprei logo e posso dizer que esse livro me ajudou muito a perdoar a minha mãe.

    Bj

    ResponderEliminar