segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A vida atribulada de quatro gerações de mulheres...

A guardiã dos sonhos – Rani Manicka, há livros que aparecem na nossa vida como que por magia. Este foi um deles, nunca tinha lido nada da escritora e nem sei se já tinha dedicado a devida atenção a este livro quando o via nas livrarias.

Um dia por um engano ele veio parar à minha vida e foi uma leitura tão intensa, tão bonita que me deixou sem palavras. É um livro complexo, com muitas personagens e muitas histórias, mas é um livro muito bonito e muito bem escrito.

Depois é um livro em que os factos históricos estão maravilhosamente retratados e nos ensina sem darmos conta. Fui mais uma vez até à Malásia, mas desta vez com toda a cultura indiana à mistura.

Nota: 4/5


Sinopse:

Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia do século XX – um mundo sensual e exótico, povoado de mitos e magia, de deuses e fantasmas – unem-se numa sábia combinação de tradição e realismo mágico para contar uma história de riso, perda, amor e traição, que é, no fundo, o relato da vida atribulada de quatro gerações de mulheres.

Lakshmi é uma jovem de apenas catorze anos quando é obrigada a deixar o Ceilão, onde nasceu e viveu até então, para se casar com um homem bastante mais velho. Cinco anos depois, Lakshmi tem já cinco filhos e, não obstante a sua idade, apercebe-se de que terá de ser ela própria a construir o seu futuro. Implacável na sua determinação, tornar-se-á na admirável matriarca da família. Os seus filhos e filhas, com as suas distintas personalidades e percepções da história, vão configurando a saga familiar, que alterna momentos de alegria e dor, como os vividos aquando da cruel invasão japonesa, que deixará indeléveis cicatrizes em todos eles. Nisha, a neta, será quem finalmente irá reconstruir o mosaico da história familiar e o legado de Lakshmi, a Guardiã dos Sonhos, para nos oferecer uma complexa e sensual trama de sentimentos e vivências que atravessa a vida de quatro gerações.

XOXO S.

3 comentários:

  1. Gostei da Sinopse, acho que o vou comprar para ler. Já a Fábrica das Sedas de Tash Aw, que também é na Malásia, foi um dos meus preferidos. Obrigado. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Parece ser muito bom! Adoro esse tipo de histórias... Vou juntá-lo à minha lista de livros a ler em breve :) bjs

    ResponderEliminar
  3. Já li há bastante tempo esse livro. Gostei muito. Uma história intensa, mas que vale a pena.

    ResponderEliminar