sábado, 27 de novembro de 2010

Coisas más acontecem a boas pessoas...

Por vezes não nos apercebemos de que conhecemos pessoas que vivem em relações muito, muito complicadas. Depois de uma conversa com uma mulher que eu admiro muito e depois dela desabafar comigo pela primeira vez sobre o que se passava no seu casamento não consegui evitar pensar “Como é que eu nunca dei conta?”.


O marido praticamente não a deixava sair de casa sozinha, morria de ciúmes de tudo o que era homem que passava por eles, alienou-a dos amigos, familiares, colegas de trabalho… e enquanto ela me contava isto tudo eu pensava “como é que te deixaste chegar aí?”, não precisei verbalizar a pergunta ela olhou para mim e disse “Sei o que estas a pensar, como é que eu deixei isto acontecer? Pois não sei, ele nunca foi violento, nunca me ofendeu e ao inicio eram apenas amuos, birras e ciúmes que eu até achava engraçados, depois casámos ao fim de 4 anos de namoro e ele continuou na mesma a diferença é que agora vivíamos juntos e não a 30km de distância, quando eu saía ele também queria ir e começou a estar sempre presente… um dia olhei à minha volta e ele controlava a minha vida, com quem eu estava, onde, se podia ou não ir sozinha…”.

Nesta altura já eu estava a olhar para ela e a ver a honestidade naquelas palavras e a pensar que nem sempre é visível o que vai acontecer, ele nunca foi violento ou gritou com ela arranjou uma forma soft e calma de a controlar, ela simplesmente deixava de fazer porque ele amuava e ficava chateado e quando se deixa de ser quem somos 5/10 vezes começamos a ter facilidade em continuar para evitar o confronto as chatices.

No final ela olhou para mim e disse “Assinamos os papeis há 3 semanas e ainda sofro, ainda o amo e sei que ele me ama mas, nunca vou ser feliz assim e ele não vai ser capaz de mudar e S. sabes o que é mais estúpido? Não contei com o apoio de ninguém porque ninguém deu conta e eu tive vergonha de falar disso, só ganhei coragem quando um dia no youtube esbarrei com uma música da Jennifer Hudson chamada Spotlight e fez-se luz… não é idiota? Que nada me fez ganhar coragem a não ser uma música?”

Eu confesso que não acho idiota porque já senti que a música me ajudou a ultrapassar momentos difíceis, quando cheguei a casa fui ouvir a música e entendi que para ela aquele foi o momento em que se vê a luz lá bem no fundo.

"Well, I don't like
Living under your spotlight
Just because you think I might
Find somebody worthy
Well, I don't like
Living under your spotlight
Baby, if you treat me right
You won't have to worry"


XOXO S.

7 comentários:

  1. A minha irmã passou por o mesmo e nós nunca demos conta de nada até ao dia em que ela apareceu em casa da minha mãe com as malas na mão. Infelizmente acontece muito.

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Existem situações destas e similares que nos passam ao lado e estão tão pertinho do nós..., a coragem e as razões de cada um devem ser respeitadas, cada relação é única, porque não existem duas pessoas iguais, mas revolta-nos ver, ouvir e sentir muita coisa e não poder ajudar, porque o outro/a não deixa.

    Bjs


    MF

    ResponderEliminar
  3. Aquilo que vai dentro de uma relação muitas vezes é escondido para os de fora por vergonha, receio de contar, pelas mais variadas razões. E as pessoas tendem a sofrer em silêncio e a não ter com quem desabafar. Existem situações muito complicadas de ciúmes e controlo que eu confesso não compreender como as pessoas as aguentam durante anos (já para não falar os maus tratos...) sempre a dizer que amam a outra pessoa. Faz-me confusão aguentar determinadas situações porque acho que eu não as aguentaria.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    A ler este post revi-me nele pois ja passei pela mesma situaçao. Foi muito complicado, é preciso muita força de vontade para dar a volta por cima e seguir em frente (livre).
    bjx

    ResponderEliminar
  5. Realmente a letra dessa música diz tudo.
    Felizmente eu não passo por nada disso, em quase dez anos juntos eu se não saio é porque não quero. E só trabalho com homens e ele nunca me fez nada dessas coisas.
    Agora espanta-me que ela soubesse que ele era assim antes do namoro e achasse que ele ia mudar. As pessoas podem controlar-se melhor ou pior mas raramente mudam.

    ResponderEliminar
  6. É uma situação tão complicada, que eu pergunto-me vezes sem conta, o que leva as pessoas a permanecerem nessas situações? Deixarem de ser quem são, em prol de alguém, que quer "boubar" a essência da pessoa moldando-a a seu bel prazer...

    Beijinho enormeeeee*

    ResponderEliminar
  7. São situações que acontecem e nós não damos conta. O importante é as pessoas terem a coragem de mudarem a vida. *

    ResponderEliminar