sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Amigo velho, amigo novo...

" - O problema – começou Anita calmamente – é que quando somos novos pensamos que vamos conhecer todo o tipo de pessoas maravilhosas, que seguir caminhos diferentes e perder amigos é um processo natural. A princípio, não nos preocupamos com os amigos que deixamos para trás. Mas com a idade, torna-se cada vez mais difícil fazer amizades. Demasiadas defesas, muito poucas oportunidades. Temos a vida preenchida. E quando nos apercebemos de que perdemos a melhor amiga que tínhamos, passaram anos e temos a maturidade suficiente para ter vergonha da nossa atitude e, francamente, da nossa arrogância."

Kate Jacobs em o clube de tricô de sexta à noite

Este livro está cheio de pérolas destas, de passagens maravilhosas sobre a amizade e não só, esta tocou-me particularmente porque tal como todas as pessoas já perdi amigos, alguns porque tinha mesmo de ser (incompatibilidades incontornáveis, como eu gosto de lhe chamar) outros porque não lutei o suficiente, porque baixei os braços e achei que era a melhor decisão a tomar


Não me interpretem mal, em muitos casos foi mesmo a melhor decisão a tomar, mas em outros não. Hoje olho para trás e sinto a falta de algumas pessoas, depois cruzo-me com elas e trocamos meia dúzia de palavras e as coisas parecem tão boas e agradáveis que sei que talvez devesse ter lutado mais por aquela amizade, talvez devesse ter aceitado que tal como eu, aquelas pessoas não eram perfeitas e talvez tivesse o dever de tentar compreender se seriam perfeitas o suficiente, terão sido os seus “delitos” assim tão graves?

Nos últimos tempos sei que muitos esperam que eu abdique de uma amizade de 10 anos em favor de outra de uma vida inteira e com muitas relações familiares pelo meio, mas eu não o vou fazer, porque há amigos que adoramos que nos acompanharam sempre, e todos eles têm de entender que existe lugar para todos na minha vida, se concordo com todas as decisões que os meus amigos tomam? Claro que não, mas quem sou eu para os julgar? Para deixar de ser amiga deles simplesmente porque não entendo?

A amizade é uma coisa muito preciosa para ser deitada no lixo ao mínimo desentendimento, claro que há amizades que tem um prazo de validade e que não duram para sempre, nem devem durar para sempre (já falei disso aqui no blogue também), é mesmo assim a vida, mas há outras pelas quais devemos lutar, mesmo que se venha a comprovar que não valeu a pena.

XOXO S.

3 comentários:

  1. Olá,

    vim dar aqui ao teu blog, não sei como...
    mas gostei muito e já me tornei tua seguidora.
    Quando puderes passa pelo meu http://diariodeumashopaholic.blogspot.com/
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ai tenho tanto medo de perder amizades com a idade e que a dificuldade em fazer novas aumente! :S

    ResponderEliminar
  3. Com o passar dos anos, abre-se um entendimento acerca de muitas coisas na vida, que anteriormente não tínhamos.
    Neste momento para mim, as amizades são para serem vividas, sem pensar no futuro. Usufruindo ao máximo apenas do presente.

    Beijão minha amiga*

    ResponderEliminar