domingo, 15 de maio de 2011

Há limite para tudo...

É sempre tão fácil tecer juízos de valor sobre a forma como os outros educam os filhos, principalmente se ainda não tivermos filhos nossos, muitas vezes dou por mim a observar uma criança no centro comercial, no restaurante, no hipermercado… e a pensar “Se fosse meu filho eu não o deixava mexer em tudo, incomodar as pessoas…”, mas claro que tudo parece muito mais fácil na teoria do que o é de facto na prática.


Mas quando ouvi isto…

“O meu P. até sempre foi bom aluno mas agora o despertador toca e ele não se levanta e falta à escola, depois quando eu ralho com ele, ele diz-me que não volta a fazer e eu não o consigo castigar, o único problema é ter chumbado já duas vezes por faltas, ele falta para ficar a dormir era pior se andasse na má vida, por isso fui lá à escola para saber se lhe podem trocar o horário para ter aulas só de tarde”.

Não consegui evitar pensar que se um miúdo inteligente daqueles chumba por faltas, sim porque o miúdo é bom aluno, e a mãe acha que a solução é tentar que a escola lhe mude o horário e não ensiná-lo a ter responsabilidades, a culpa é dos pais sim senhores, e não me venham com tretas que os pais não podem fazer nada.

É também importante referir que a mãe trabalha no R/C do prédio onde vive no terceiro andar e que facilmente podia ir lá a casa acordá-lo a horas, mas segundo ela “ele não pode estar à espera que eu o acorde a vida toda!”, por isso amigos é melhor tentar que ele tenha aulas só de tarde, tem toda a lógica.

XOXO S.

11 comentários:

  1. Eu não costumo falar sobre a educação dos filhos dos outros porque tenho uma filha e sei que é muito difícil, mas neste caso.. faltar para ficar a dormir.. o que vai ser daquele muito, nunca vai chegar a lado nenhum se não lhe for ensinada agora o que é a responsabilidade!

    ResponderEliminar
  2. Olha queres um exemplo pior? O meu namorado tem um irmão com 17 anos (17!! imagina só!), nunca reprovou mas esteve lá perto na maior parte dos anos que estudou e teve muitas faltas disciplinares porque foi mal educado. Recentemente, disse a professora para ir "para a p*** que a pariu". A mãe ao contar isto, para além de dizer que não tinha tempo para ir a escola ( é domestica), disse que o filho tinha dito que prof o enervou. E disse também que aquela professora era maluca da cabeça, e ainda a frente do filho. Claro que eu, com 22 anos, fico a pensar "Havia de ser filho do meu pai, havia", é facil criticar mas há situações tão absurdas que temos que discordar.

    ResponderEliminar
  3. Fogo!!! Isto é completamente culpa da mãe. Há coisas que não me cabem na cabeça!

    ResponderEliminar
  4. Eu quero acreditar que isso não é verdade...é que se for, é muito mau!!

    ResponderEliminar
  5. Então quando esse miúdo tiver 30 anos vai trabalhar apenas à tarde?
    Acho que a mãe não tem noção o mal que está a fazer ao seu filho.
    Beijinhos querida,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  6. A continuar assim, o resultado vai ser mau. Também acho que a mãe se devia impor, e pelo menos acordá-lo e agir de outra forma. Digo eu. E estou como diz a Bomboquita, a mãe não está a ter noção do mal que está a fazer ao filho.

    Beijo mana*

    ResponderEliminar
  7. Gostava de poder acreditar que cada pai faz o melhor que pode e daí não devermos tecer juízos de valor. Mas a verdade é que muitos apenas acham que fazem o melhor que podem,ir mais além daria daria mais (e demais) "trabalho"... Vejo com pena que grande parte das vezes é quem menos possibilidades (a todos os níveis) tem é que mais se esforça por melhor educar os seus filhos (seja lá o que isso for). Esta manhã também me deparei com um exemplo no mínimo surreal, o que só vem provar que acontece a todos e muito, demais até!

    ResponderEliminar
  8. Então e quando ele for trabalhar? A mãezinha vai lá ao trabalho do menino pedir para lhe trocarem o horário para a tarde?
    Ridículo!

    ResponderEliminar
  9. Ai mãe .. que me custa tanto levantar de manhã .. vou pedir ao meu patrão para me deixar ir só à tarde ..
    Ridículo, e isto para não dizer outras coisas.

    ResponderEliminar