terça-feira, 31 de maio de 2011

Quando o problema está lá dentro?

Não sou nem nunca vou ser contra as pessoas que mudam algo para se sentirem melhor consigo mesmas, sem cair em exageros claro, mas não sou contra nem critico quem faz uma operação plástica, uma dieta rigorosa, usa unhas e cabelo falso…

Uma vez uma amiga minha disse sobre a outra que tinha umas maminhas de silicone “até podem ser muito giras mas não sentes que não são tuas?” ela soltou uma bela gargalhada e respondeu “Claro que são minhas, paguei bem caro por elas!”. Acho que é tudo uma questão de escolha pessoal, cada um sabe o que precisa e o que quer para si.


No entanto acho que as pessoas se esquecem que muitas vezes quando nos sentimos mal fisicamente o problema não está no nosso aspecto mas sim no que sentimos por dentro e isso não se muda com um novo nariz, menos 15Kg ou um cabelo mais bonito.

No domingo estive à conversa com uma mulher que já fez um aumento mamário, retocou o nariz, emagreceu 25Kg, usa extensões no cabelo e unhas de gel, uma mulher que fisicamente já era muito bonita antes disto tudo, que não ficou mais bonita nem mais feia depois, da mesma forma que não ficou mais feliz com o seu aspecto, continua com as mesma inseguranças e problemas que tinha antes porque o problema dela não é e nunca foi aquilo que se vê mas sim o que está dentro dela.

Como ela me disse “É como se eu tivesse um monstro dentro de mim que me consome e me diz que sou horrível, eu sei que não é verdade mas não consigo olhar para o espelho sem ver os defeitos todos…”.

Podemos mudar praticamente tudo o que somos fisicamente mas se não conseguirmos descobrir quem somos por dentro, se não conseguirmos olhar para dentro de nós e ver quem somos de verdade não há nada que ajude.

XOXO S.

12 comentários:

  1. Concordo mana. Tudo se passa cá dentro. Uma altura vi um programa onde o tema era quando as pessoas ultrapassam o limite, foi uma convidada lá dos states que já tinha feito tantas operações plásticas, que todos os cirurgiões se recusavam a fazer mais alguma, porque estava num ponto que a saúde já estava em risco. Até as rótulas dos joelhos foram retocadas, vê lá a loucura da mulher.

    Beijo grande mana*

    ResponderEliminar
  2. Acho que isso depende muito da pessoa... Desde que ela se sinta bem :)

    ResponderEliminar
  3. Não adianta mudarmos por fora enquanto não aceitarmos quem somos por dentro...

    ResponderEliminar
  4. concordo plenamente. O meu peso está sempre a mudar lol e quando era estava 10 kilos mais gorda ou 10 kilos mais magra, não era mais nem menos feliz! O problema está de facto lá dentro e enquanto não resolvermos o interior é impossivel contertarmo-nos com o que quer que seja. bjo**

    http://makeupblah.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo.A ntes de fazer essas cirurgias e essa traquitana toda temos de olhar para o espelho e ver mais que defeitos: ver qualidades! Porque senao ha-de ser sempre uma corrida sem meta a atingir.

    ResponderEliminar
  6. Acho que há casos e casos. No âmbito de uma reportagem que fiz sobre este tema, também conheci pessoas que já não tinham vida social por causa de um problema físico: uma miúda que não ia à praia por causa das mamas demasiado grandes para a idade, etc. E a operação foi um renascimento: passaram a aceitar o seu corpo e a sentirem-se bem. Mas sei que há casos como os que relatas, que se prendem com problemas psicológicos. Acho que o problema está nos médicos que querem vender o seu serviço acima de tudo, sem perceber se a operação irá realmente resolver o verdadeiro problema do doente ;)

    ResponderEliminar
  7. Não podia estar mais de acordo.

    ResponderEliminar
  8. Concordo! E há pessoas que pensam.. quando emagrecer vou fazer isto, ser aquilo e depois quando emagrecem e pouco muda não sabem o que fazer porque põem no peso a culpa de tudo o que lhes acontece.. somos corpo e mente e há que trabalhar os dois!

    ResponderEliminar
  9. Isso é completamente verdade. Elas acham que mudar a aparência física vai mudar tudo para melhor, mas elas não entendem que o que realmente as incomodam está dentro delas e nenhuma plástica vai conseguir tirar se ela não lutar para acabar com aquilo.

    ResponderEliminar
  10. Concordar mais com o que disses-te era impossível, as pessoas gastam imenso dinheiro, tempo, felicidade em operações, dietas rigorosas e tudo mais e acredito que ao fim do dia quando se deitam e pensam na sua vida e no dia, não são mais felizes, são um pouco mais vazias e o problema aumentou.

    ResponderEliminar
  11. So desejo que essa mulher visualiza-se este video...Talvez o seu auto-conceito e auto-representação sofressem uma grande mudança :)

    http://www.youtube.com/watch?v=ABups4euCW4&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  12. Lúcia, nunca tinha visto o video e adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar