quarta-feira, 4 de maio de 2011

As pessoas têm sempre segredos...

Stieg Larsson – Os homens que odeiam as mulheres, este foi sem sombra de dúvida o livro mais complexo, tumultuoso, perverso e revoltante que já li.

Se por um lado nas primeiras 200 páginas estava a gostar mas também estava ligeiramente enfadada e com dúvidas de ir ser uma leitura verdadeiramente gratificante, e nas 100 páginas seguintes comecei a sentir o bichinho que nos obriga a querer saber mais e mais, nas últimas 200 estava completamente viciada, tal qual uma drogada em busca de cocaína.

A escrita é mesmo muito boa e a edição em português está muitíssimo bem traduzida, o escritor tem a mania de encher as páginas com descrições longas e pormenores intermináveis mas, no fundo tudo é importante, acho que podia ter menos 150 páginas? Sim mas, não seria o mesmo livro.

Quanto à história em si é tão retorcida e macabra que eu nunca seria capaz de escrever algo assim e nem sei como alguém tem estômago para isso, não há personagens boazinhas e perfeitinhas, são todas complexas e “escuras” (não encontro uma palavra melhor para isto), acontecem realmente coisas horrorosas e não é uma história do quase, é um livro forte e que não é indicado para mentes sensíveis mas, para quem quiser arriscar, enfrentar aquelas primeiras páginas da dúvida vale a pena.

Houve momentos em que pensei que não iria ler os outros 2 mas, hoje sei que sim, não os consigo ler já, preciso de recuperar primeiro a minha sanidade mental, foram 539 páginas muito complicadas, que me obrigaram a uma leitura mais lenta do que o habitual para não me perder na história. E mais uma vez um escritor sueco que é realmente muito bom.

Nota: 4/5


Sinopse:

O jornalista de economia MIKAEL BLOMKVIST precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro HANS-ERIK WENNERSTÖM e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. HENRIK VANGER, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem LISBETH SALANDER. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.

XOXO S.

9 comentários:

  1. eu li e adoreei! é realmente tudo o que descreveste... mas se ficaste agarrada a este, espera para leres o segundo.. esse tem ainda uma história mais macabra e retorcida! não o consegui largar desde o início!

    ResponderEliminar
  2. Já me recomendaram outros livros do mesmo autor...mas ainda não li nenhum!!

    ResponderEliminar
  3. O livro é mesmo muito bom!! Também tenho lá os outros dois livros para ler!!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Eu ja li os 3 e adorei!! É daqueles livros que queremos ler sem parar e o enredo é fantastico o que nos prende muito mais ao livro!! A personagem da Lisbeth é fantastica!

    Foi pena o autor ter morrido porque acho que esta saga ia para os 10 volumes!!!

    ResponderEliminar
  5. ahh esse livro ta na minha wishlist e tou sempre a deixa-lo para tras e a comprar outros, e agora fiquei com vontade de o lerr! Bjss

    ResponderEliminar
  6. Não li o livro mas vi o filme e também gostei muito. Um cadito forte mas muito bom :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Já ando para o ler, mas tenho tantos outros....

    ***

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    agora ainda fiquei com mais vontade de o comprar.

    mais uma vez muito obrigada pela opinião.

    beijinhos

    *

    ResponderEliminar