domingo, 22 de setembro de 2013

Nem sei que dizer...

Hoje quando voltava para casa, passei por uma pequena vila a uns 100Km da cidade onde estou, a vila tem uma paisagem maravilhosa e os meus colegas aqui disseram-me que devia dar uma vista de olhos mas, o que poderia ter sido uma viagem repetir uma vez que a vila é de facto lindíssima acabou por ser um daqueles momentos na minha vida em que tenho a certeza que nunca mais ali ponho os pés. 


Resumindo bastante a história porque ainda me sinto meio abananada de falar sobre isto, quando estava a almoçar vi um miúdo cair da bicicleta e ficar estendido no meio da estrada, como estava muito longe o meu primeiro pensamento foi que aquelas pessoas todas que estavam mais perto iriam levantar-se para ajudar mas, mesmo assim levantei-me a correr da cadeira e fui tentar ajudar, quando lá cheguei e depois de o ajudar a sair do meio da estrada e de me certificar que ele estava relativamente bem reparei que tirando eu e o meu amigo que estava comigo ninguém e repito ninguém se levantou de onde estava.

Acabamos por o levar a casa e os pais mal podiam esconder o agradecimento mas, mesmo aí notei que algo estranho se passava porque eles pareciam surpresos que o tivéssemos ajudado, mais que isso pareciam de facto em choque, quando me despedi deles o miúdo veio ter connosco para nos dar um abraço e como me deve ter ouvido dizer ao meu amigo que não entendia porque ninguém tinha ajudado disse-me:

"Eles não me ajudaram porque eu sou preto."

Assim, sem rodeios, sem papas na língua, a honestidade pura e dura saída da boca de uma criança de 6 anos, eu não podia acreditar no que estava a ouvir... acho que houve mesmo ali um pequenino momento em que o meu coração parou de bater, que raio de aldeia era aquela em que a cor da pele impediu pessoas adultas de ajudaram uma criança com 6 anos? 

Que mundo é este em que ainda vivemos?

Nem sei o que dizer... apenas me sinto profundamente triste... 

XOXO S.

14 comentários:

  1. que historia tao racista e triste... ainda existe disso?... e que culpa tem uma criança em ter nascido com um tom de pele diferente? No meu coraçao nao existe diferenças deste genero. e fizeste bem em ajudar o menino... tens um coraçao lindo. Bom domingo, beijokas

    ResponderEliminar
  2. ... sem palavras...

    beijos enorme para ti!

    ResponderEliminar
  3. ...sem palavras...
    Um beijo grande para ti.

    ResponderEliminar
  4. Não posso acreditar! Estou sem palavras, sinceramente...

    ResponderEliminar
  5. Que historia mais triste. Ainda bem que ajudaste! Onde foi que isto aconteceu?

    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em uma aldeia perto do Meramec State Park no estado de Missouri.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. estou parva... que crueldade... que mundo mau e injusto páh! :(

    ResponderEliminar
  7. Que coisa horrível!!! Sou racista contra os racistas!!!

    ResponderEliminar
  8. wow :( que tristeza, não entendo como é possível mesmo. Não há desculpa nenhuma para o racismo, mas muito menos existe, quando se trata de uma criança cm seis anos. Enfim.

    ResponderEliminar
  9. Acho que agora compreendes todas as minhas frustracoes nesta America profunda, infelizmente e' essa mesmo a realidade, eu fiquei e continuo a ficar com a tensao racial que ha aqui, se fosse mexicano seria o mesmo infelizmente
    bjoo

    ResponderEliminar
  10. This is America! No seu melhor! A criança não tem de ter ou não culpa de ter nascido negro, simplesmente porque ser duma ou doutra raça não define ninguém. Não há cá culpa nem meia culpa! Existem 4 raças no mundo. Quem disse que a nossa é a melhor? Foi Deus? Cada um vale pelo que é, enquanto ser humano e, jamais pela cor da pele ou por outra diferença, qualquer que ela seja.Pobreza de espírito é o que é.

    ResponderEliminar
  11. Que horror que historia mais triste e revoltante.

    S deste a essa gente uma chapada del uva de pelica, muito bem. !Um beijo enorme :)

    ResponderEliminar
  12. Fiquei arrepiada só de ler por isso imagino o teu sofrimento. :(
    beijinho**

    ResponderEliminar
  13. O Mundo ainda está longe de ser perfeito... é triste nos dias de hoje ainda existirem situações deste género em países que se dizem desenvolvidos.
    Um beijo.

    ResponderEliminar