terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Porque o que importa é ser feliz...

Apesar do pouco tempo ontem consegui finalmente acabar o livro da Julie Powell – Julie e Julia que já falei aqui. A única coisa que posso dizer é que é muito bom ler algo tão inspirador e tão bem escrito.

Gostei mesmo muito, apesar de já saber algumas coisas (pois vi o filme) penso que neste caso uma coisa não invalida a outra uma vez que a história do filme, para além de muito reduzida está bem mais romanceada.

A julie é uma mulher como muitas de nós, infeliz com o trabalho e com o rumo que a sua vida tomou, então quando se aproxima dos 30 anos resolve fazer algo para mudar isso, e mesmo que fazer 524 receitas em um ano e embora escrever um blogue sobre isso não pareça um grande feito muda completamente a sua vida e dá-nos a todos, esperança de fazer o mesmo.

Nota: 4,5/5


Ao contrário do que faço desta vez não vou por a sinopse porque já falei dela aqui. Então vou transcrever uma passagem do livro que acho absolutamente magnífica.

" Julia ensinou-me o que é preciso para encontrar o nosso rumo no mundo. Não é aquilo que eu pensava que era. Pensava que tinha tudo a ver com confiança, vontade ou sorte. Não há dúvida de que é muito bom, se tivermos tudo isso. Mas há outra coisa, algo de onde derivam essas qualidades.

É a alegria.

Eu sei, eu sei – é uma palavra abnóxia, não é? Só digitá-la no teclado deixa-me retraída. Faz-me pensar em cartões de Boas-Festas ou em mulheres de sessenta e tal anos, com chapéus roxos, estilo New Age. E, no entanto, é a melhor palavra que consigo encontrar para a satisfação arrebatada, quase violenta, que encontramos no texto do primeiro livro de Julia. Leio as suas instruções para fazer molho bechamel e aquilo que transparece é que há uma mulher que encontrou o seu rumo.

(…)
Levei muito tempo a perceber, mas aquilo que me atraía no MtAoFC era o cheiro a esperança nele entranhado e a descoberta da realização. Pensei que estava a usar o livro para aprender a cozinhar comida francesa, mas, na verdade, estava a aprender a farejar as portas secretas da possibilidade.

Às vezes, se quiserem ser felizes, têm de fugir para Bath e casar com um punk rocker. Às vezes, têm de pintar o cabelo de azul-cobalto, ou vaguear por ilhas romotas, na Sicília, ou cozinhar todas as receitas de Mastering the Art of French Cooking num ano, sem uma boa razão para isso. Julia ensinou-me isso."

XOXO S.

5 comentários:

  1. Definitivamente tenho que comprar este livro. É mesmo disto que preciso, uma história de mudança, de coragem, de realização pessoal.
    Beijo*

    ResponderEliminar
  2. É verdade Amiga...o difícil é fazê-lo, por vezes a nossa bússola não nos orienta bem, mas sim, acredito que a resposta está aí :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Acho que te esqueceste de ".Embora". Já n tens grande desculpa para falhas,agora és ruiva... :p

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Parece um bom livro, será uma das próximas aquisições!!
    Viste as Hunter na Proof?
    Vai a este site www.countryattire.com
    e tens Hunter de todas as cores!!
    kiss

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com vontade de o ler , sera um dos proximos ...:)
    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar