sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Apesar de tudo uma viagem maravilhosa...

Elizabeth Adler – Lua-de-Mel em Paris. Este é o segundo livro que leio desta autora, gostei bastante do primeiro como disse aqui, e assim a compra deste livro não passou pelo habitual ritual de namoro, fui com o M. à FNAC e vi o livro exposto, peguei nele e comprei, nem li a sinopse.

Confesso que se tivesse lido teria comprado o livro na mesma, no entanto vou pela primeira vez neste blogue admitir um fracasso no meu campo literário. Começo por dizer que o título é enganador e está muito mal escolhido, o titulo original é “The last time I saw Paris” e nunca deveria ter sido traduzido para o leitor pensar que vai ler um livro que se passa em Paris, porque isso não é verdade, apesar de a viagem começar e acabar em Paris, ela estende-se por grande parte da França.

E sim a viagem é magnífica, as descrições são fantásticas e então quando estamos a falar de Paris eu senti que estava lá novamente e fiquei a morrer de saudades. Mas depois há O problema… eu lutei desesperadamente todo o livro para gostar realmente da personagem principal, e ela tinha tudo para ser adorada por qualquer um, Lara é uma mulher de 45 anos ligeiramente acima do peso, casada com um famoso cirurgião que a troca por uma mulher mais jovem em vésperas de partirem para a segunda lua-de-mel (uma réplica da primeira).

Mas à qualquer coisa que me deixa desapontada com a personagem ao longo de todo o livro e não consigo dizer exactamente o quê… e olhem que já pensei muito sobre isso. Lara resolve levar com ela na viagem o novo namorado (para mim uma personagem bem mais interessante e carismática que a personagem principal) e talvez esse seja o problema da história, o que devia ser uma viagem de auto-descoberta transforma-se em um desenrolar de acontecimentos que nos deixam com um pouquinho de dúvidas sobre o carácter da personagem principal.

No entanto penso que provavelmente inspirará algumas pessoas a mudar a sua vida e apesar de não ter sido, na minha opinião, um grande livro a leitura é fácil e agradável. Para mim foi um livro salvo pela personalidade do novo namorado e pelas paisagens absolutamente maravilhosas.

Nota: 2,5/5

Sinopse:
Paris, a cidade mais romântica do mundo, é palco de luas-de-mel de sonho e de paixões recentemente descobertas. E para Lara Lewis é o lugar onde ela e o marido viveram o amor no seu melhor. Mais de vinte anos depois, Lara deseja reacender a chama do seu casamento e planeia uma aventura romântica para os dois: reconstituir todos os momentos da sua idílica lua-de-mel em Paris e pela França, visitar os mesmos lugares, comer nos mesmos restaurantes, explorar as mesmas aldeias mágicas. Porém, quando o marido lhe diz, à última hora, que existe outra mulher na sua vida, o coração de Lara quase se estilhaça em mil pedaços.

Algures na estrada da vida, Lara perdeu-se a si própria. Agora, terá de descobrir um novo rumo para a sua existência. Inesperadamente, Lara dá um passo ousado e convida um homem, mais novo e com quem ela acaba de se envolver, para fazer a tão desejada segunda lua-de-mel. O que se segue é a história de dois apaixonados errando pela França numa louca aventura romântica, que se inicia com voos perdidos e bagagem extraviada e termina como sendo a viagem de uma mulher para se encontrar a si própria e ao amor que lhe escapou a vida inteira.

Lua-de-mel em Paris é uma incursão apaixonante pelos sabores, sons, paisagens e aromas de França e a história de uma mulher que se reconcilia com o seu passado e se converte na mulher que sempre desejara ser.

XOXO S.

3 comentários:

  1. Pensei que só eu tinha sentido isso ao ler o livro, afinal não é da minha cabeça, havia qualquer coisa errado com a personagem.

    Inês C.

    Gosto muito do teu blogue

    ResponderEliminar
  2. Porque será que gostei naturalmente do titulo do livro?

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  3. Comecei agora a ler! :) Obrigado por comprares livros desta Editora. Os meus patrões agradecem :)

    ResponderEliminar