quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Às vezes o amor dura mais do que uma vida...

Ann Brashares – Em nome da Memória, acho que no mundo dos livros há temas que são moda em determinadas alturas, este é o quarto livro que leio sobre o mesmo tema em menos de 3 meses e tenho ali outro que me parece muito semelhante.

A principal diferença entre este e os outros é que este não é um livro juvenil, é sim um livro escrito para adultos, a história é bastante boa, notasse que a autora fez bastante pesquisa sobre o tema das vidas passadas e de como quem acredita defende que acontece, o que o coloca acima de outros do mesmo género, a escrita é profunda e coerente, passando do passado para o presente sem nos perdermos na história (no entanto as datas nos capítulos passados não seguem uma lógica coerente o que é pena o primeiro diz 541 e o segundo 552 e ele diz “A minha segunda vida começou mais ou menos 31 anos depois…” o que se percebe porque algures ele diz que nasceu a 520 na primeira vida mas não é obvio que o 541 é sensivelmente o ano da primeira morte quando começamos a ler o capitulo).

No entanto para mim o livro está incompleto. Não me interpretem mal, eu gosto de livros que deixam o final em aberto mas para mim este é mais do que isso, dá a impressão que é o primeiro de uma colecção. Já pesquisei e não consegui encontrar informação oficial sobre o assunto (se alguém souber que me diga) mas penso que é o primeiro de outros o que faz dele um livro bastante bom.

Reparei apenas em uma pequena curiosidade, não só a história faz lembrar as outras que já li como as duas personagens principais têm exactamente o mesmo nome das duas personagens principais deste livro que falei aqui, Lucy e Daniel, no entanto este livro é muito melhor.

Nota: 3.5/5


Sinopse:

Daniel passou vários séculos a apaixonar-se pela mesma rapariga. Vida após vida, atravessando continentes e dinastias, ele e Sophia (apesar de ela mudar de nome e forma) têm sido atraídos um para o outro, e ele lembra-se de tudo. Daniel tem «a memória», a capacidade de recordar vidas passadas e reconhecer as almas daqueles com quem viveu anteriormente. É um dom e uma maldição. Por todas as vezes que ele e Sophia estiveram juntos ao longo da história, também foram afastados dolorosamente, fatalmente. Um amor sempre demasiado curto.

Intercalados na actual relação de Sophia e Daniel há vislumbres da sua longa história juntos. Da Ásia Menor em 552 à Inglaterra de 1918 e à Virginia de 1972, as duas almas partilham um longo e, por vezes, tortuoso caminho de busca contínua uma pela outra. Mas quando a jovem Sophia (agora «Lucy» no presente) começa finalmente a despertar para o segredo do seu passado em comum, a compreender a verdadeira razão da intensidade da sua atracção, a força misteriosa que sempre os afastou reaparece. Em última análise, têm de compreender o que se atravessa no caminho do seu amor para poderem passar a vida juntos.Em Nome da Memória, uma história mágica de amor verdadeiro, devastadora e cheia de suspense, prova o poder e a resistência de uma união que estava destinada a ser.

XOXO S.

2 comentários:

  1. Tem uma capa bastante apelativa! A sinopse também capta de imediato a nossa atenção.

    ResponderEliminar
  2. quando acabar as resmas de livros que tenho para ler esse vai ser o próximo investimento.

    Um dos livros que está em espera é o livro que estás a ler, persuação da jane austen. depois diz se foi bom :)

    Bjokas*

    ResponderEliminar