segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Podemos remediar o passado?

Jane Austen – Persuasão, eu gosto de clássicos, gosto de livros de época e de ler uma escrita tão censurada como deve ter sido a de Jane Austen, gosto de ler o que era politicamente correcto ela escrever e ler ainda mais nas entrelinhas, ler aquilo que não está lá por decoro e por uma época em que não era permitido, gosto da hipótese de completar pequenas coisas na minha mente.

É impressionante tudo o que ela conseguia incluir nos seus livros, os pormenores que nos permitem estar mesmo lá e durante o tempo que dura a leitura ver o mundo pelos olhos dela. Não é o primeiro livro que leio dela e sabia bem o que ia encontrar, pois tudo isto é comum a todos os que li até agora mas queria dize-lo porque é a primeira vez que falo dela aqui no blogue.

Anne Elliot é uma mulher maravilhosa tal como Frederick Wentworth, conseguimos entender ambos os pontos de vista e adorei ler sobre este amor tão intenso e intemporal. Não há muito mais que possa dizer sobre o livro sem contar coisas da história por isso fico por aqui, dizendo apenas que nunca me desiludo com as fantásticas histórias de Jane Austen.

Apenas uma parte da carta de Frederick a Anne…

“Já não consigo escutar em silêncio. Tenho de lhe falar pelos meios ao meu alcance. Anne transpassa-me a alma. Sinto-me entre a agonia e a esperança. Não me diga que é demasiado tarde, que sentimentos tão preciosos morreram para sempre. Declaro-me novamente a si com um coração que é ainda mais seu do que quando o despedaçou há oito anos e meio. Não diga que o homem esquece mais depressa que a mulher, que o amor dele morre mais cedo. Eu não amei ninguém se não a si. (…)"

Nota: 4.5/5


Sinopse:

Anne Elliot esteve noiva de Frederick Wentworth e muito apaixonada: mas uma amiga da família Elliot conseguiu persuadir a jovem de que aquele belo oficial da marinha, sem família nem relações, não era partido para ela. Sete anos mais tarde, Anne está a passar a idade de casar e nunca conseguiu esquecer Frederick, que agora reencontra rico, influente e ainda solteiro. Conseguirá ela persuadi-lo a esquecer a rejeição do passado?

História de amor profunda e subtil, narrada com o magistral talento e a fina ironia característicos da autora. Persuasão foi o último romance que Jane Austen deixou terminado e é considerado a sua obra mais inovadora e aquele onde cria a sua personagem feminina mais inesquecível.

XOXO S.

P.S. Tive curiosidade de ver o filme da BBC de 2007 e como sempre tenho que dizer que a BBC é muito boa no que toca a séries e a filmes de época, o aspecto das personagens é sempre credível para a época bem mais do que acontece nos filmes de Hollywood.




Gostei muito do filme e apesar de faltar muita coisa e alguns pormenores terem sido ligeiramente alterados para ficar credível acho que está muito fiel ao livro, tenho de tentar arranjar a série de 1995.

Eu sei que foi o filme do orgulho e preconceito de 2005 que fez muitas pessoas adorarem a história mas, para mim foi sem dúvida nenhuma a série de 1995 da BBC, para mim o Mr. Darcy é e será sempre o Colin Firth.

13 comentários:

  1. Adoro esse livro!! Li-o há pouco tempo...comprei 3 livros dela, ainda me falta ler "Sensibilidade e Bom Senso" e "Orgulho e Preconceito".

    ResponderEliminar
  2. Quando vi este post, fiquei realmente histérica. Já li alguns livros da Jane Austen (e até os li em originais) mas quanto aos filmes só me falta ver Emma. O "Persuasão" é fantástico, como nos aprisionamos no correcto, como deixamos que nos incutem o correcto é incrível pois por mais amigos que possam ser, por mais próxima que seja qualquer pessoa, a decisão deverá ser sempre nossa no final. O modo como a protagonista aparenta aceitar a sua condição, conformada e contida, é transtornante.
    Se ainda não viste, aconselho-te a ver o filme a "Juventude de Jane" com a Anna Hathaway e (embora não queira contar o final) depois deste filme não poderia ser mais ninguém que não Jane Austen, a escrever estes livros.

    ResponderEliminar
  3. Olá I.S. sim já o vi e sei bem o que queres dizer, só ela poderia ter escrito isto. O que custa mais é saber que era algo comum naquela altura, as mulheres tinham tão pouco poder e tanta vontade de agradar que na maioria das vezes eram muito infelizes.

    Já li o Emma há muitos anos estou ansiosa de o reler e o filme nunca vi também mas não faltará muito para isso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ai és cá das minhas!!!!

    Adoro os livros da Jane Austen e conheço de cor as historias de Orgulho e Preconceito (ai o Mr. Darcy... ), o Sensibilidade e Bom Senso, Emma...
    E conheci através da serie BBC (eram 5 episodios que passavam acho que na Rtp 2)
    Fiquei fã... mais tarde comprei o filme (cd's) no Circulo de Leitores... de vez em quando lá vejo... adoro!
    Já vi as replicas dessa historia... mas essa da BBC continua a minha preferida :)

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  5. Aiii fizeste-me agora recordar certas cenas da Lizzy e o Mr Darcy...
    Qd ela vai visitar a casa dele com os tios (a pensar que ele não estava) e ele aparece todo molhado... ficam tds envergonhados sem saber que dizer... lol

    E qd elas se ajeitam todas quando chega alguem a casa?!? hehehe parecem um quadro :)

    Aquela familia era demais :)
    Tenho de rever tudo novamente :)

    Tb gostei mt do "Sensibilidade e Bom Senso"... muito mesmo...
    E da Emma tb... (ai o Mr Knightley) :)

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  6. Também adoro Jane Austen :) Mas só conhecia a série de Orgulho e Preconceito da BBc, vou já ver o filme :D

    ResponderEliminar
  7. Tenho de confessar que foi quando saiu o filme Orgulho e Preconceito com a Keira que eu me dediquei a ler o primeiro livro de Jane Austen. E esse primeiro livro foi, obviamente, Orgulho e Preconceito. Depois vi o filme. Achei a história fiel ao livro mas, sinceramente, não gostei dos actores que escolheram. Comecei a investigar mais e cheguei à série da BBC. E, tenho de concordar, o Colin Firth encaixava-se perfeitamente no Mr.Darcy que eu imaginava. Contudo, o meu livro favorito da Jane é Sensibilidade e Bom Senso. :)


    batomesaltosaltos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. gostei do livro orgulho e preconceito e do filme mas infelizmente ainda não vi a série. tenho esse livro para ler e estou ansiosa porque amei o 1º dela.

    ResponderEliminar
  9. QUER SABER A VERDADE: SOU FANÁTICA POR TUDO QUE DIZ RESPEITO À OBRA ORGULHO E PRECONCEITO. VI O FILME DE 2005 E JÁ COMPREI. VOU COMPRAR TAMBÉM LIVRO E A SÉRIE DABBC.

    ResponderEliminar
  10. MISTER DARCY É O HOMEM MAIS SENSUAL DO MUNDO! POXA VIDA! ELE ME ARRANCA SUSPIROS! NUNCA TRAÍ MEU MARIDO E ESPERO NÃO TRAIR, MAS SE TRAISSE SERIA COM MISTER DARCY!LINDO!

    ResponderEliminar