sexta-feira, 11 de março de 2011

As mulheres e o número assassino…

A maioria das mulheres tem uma enorme inimizade com a balança, odiamo-la com todas as nossas forças, afinal é ela a culpada dos nossos momentos depressivos, as calças podiam já mal apertar mas se a balança não desse mais peso do que achamos que devíamos ter então estava tudo bem.

A minha tia comprou uma balança digital e passado 1 mês disse-me que não gostava daquela balança e por isso ia voltar a usar a antiga porque lhe dava menos 2Kg, e eu fiquei a pensar no assunto e não consegui entender, se ela sabia que aquela balança dava menos 2Kg que a outra qual era a diferença de se pesar em uma ou em outra?


Depois há a minha mãe que só se pesa de manhã porque assim pesa menos 1Kg do que se o fizer ao final do dia, as pessoas que só se pensam sem roupa porque assim pensam menos umas gramas, os que se pensam na farmácia e depois tiram 2Kg ao peso que dá lá porque “é da roupa e dos sapatos”.

Mas afinal o que interessa é sentirmo-nos bem com o nosso corpo? É controlarmos o peso, se engordámos ou emagrecemos? Ou pelo contrário nada disso importa muito e o que queremos é um número baixo na maldita da balança?

Porque é que a maioria das mulheres quando diz o peso mente e diz sempre que pesa menos 1/2Kg do que pesa na realidade? É afinal aquele maldito número que mostra o que realmente somos quando comparadas umas com as outras?

Já conheci mulheres completamente esqueléticas que pesavam muito mais do que outras com a mesma altura e bem mais cheiinhas, porque no final aquele valor depende de muita coisa, do peso dos ossos e blá blá blá…

Claro que eu também temo aquele número na balança e odeio vê-lo subir nem que sejam apenas 300g e eu peso pouco por isso ainda por cima é mais fácil para mim do que para quem tem realmente peso em excesso mas, quando vejo mulheres a passar fome, a sentirem que são menos que as outras e a serem acima de tudo infelizes por causa de um simples número que no final significa muito pouco penso que somos muito idiotas! Não somos nem nunca vamos ser o que pesamos, somos muito mais do que isso e nunca nos devíamos esquecer disso.

XOXO S.

13 comentários:

  1. oh...eu cá engordei, peso 59 kg (normalmente o peso é entre os 55 / 57) mas a culpa é das papas de aveia com o myrup.

    temos pena...mas vou continuar a come-las
    assim como assim o rabinho a Kim kardish (???9 já ninguem me tira...

    ResponderEliminar
  2. Eu então, ando sempre a tentar engordar um kg ou dois e não passo dos 51 lol

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente quase nunca me peso, e o meu probelma é mesmo com as minhas formas. Se a barriguinha desaparecesse ficaria tudo bem, nem precisava de saber quanto pesava:) bj:)

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, acho que já é uma mania instalada no universo feminino.
    Basta haver uma pessoa no nosso redor que tenha "problemas" de aceitação do seu peso que, inevitavelmente, vai andar a falar no assunto. Pela convivência, quando damos por isso já estamos em cima da balança a ver quantos kgs engordámos.

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma relação estranha com balanças, só me consigo pesar para aí de 3 em 3 meses. E cheira-me que este mês nem vou olhar para ela, porque devo ter emagrecido dois ou três quilos novamente... Só me volto a pesar quando as calças deixarem de escorregar pela minha cintura.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito deste texto, até porque me revejo nelo. Há alturas em que fico paranóica e sinto-me muito mal. É errado, claro, somos mais do que um número na balança.

    ResponderEliminar
  7. agora que estou a tentar emagrecer é que vou pesar-me mais vezes para ver a evolução (ou não), mas eu costumava controlar através da roupa e das medidas. O peso varia segundo muitos factores como disseste, depende de balança para balança, da estrutura ossea ... mas uma mulher fica sempre muito presa a um número.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  8. partilhei a imagem no meu perfil do facebook, espero que não te importes! ;)

    ResponderEliminar
  9. Convivi durante anos com uma colega que era viciada em perder peso, e era uma aflição tal que contava todas e quaisquer calorias do que fosse comer. Não comia isto, porque engordava, não comia aquilo porque engordava. Nunca vi nada igual. Mas o pior no meio de tudo isso, é que tinha/tem um corpo fantástico. Mas dava-lhe sempre na mesma tecla; precisava emagrecer 1/2kg.
    Claro que sou a favor das pessoas que se sentem mais pesadas ou até mesmo obesas, em fazer dietas devidamente acompanhadas pela nutricionista, e sou contra aquelas porcarias (comprimidos e tais) que podem pôr em risco a nossa saúde, sem o conselho de um profissional.

    Beijão mana doida varrida!

    ResponderEliminar
  10. Pois é...mas a minha relação com a balança nunca foi boa nem fácil.Eu sei disso tudo mas...
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. NÃO FAÇA MAIS DIETA!!

    A baleia só bebe água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA!!!

    O elefante só come verduras e é GORDOOOOOOO!!!
    VIVA A BATATA FRITA!!
    Você, menina, tem pneus? É lógico, todo o avião tem!
    E nunca se esqueçam:

    'Se caminhar fosse saudável, o carteiro seria imortal.

    ResponderEliminar
  12. Teresa, claro que não, a imagem tirei daqui (http://weheartit.com/).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Gostei deste post. Há alguns anos que combato com o excesso de peso (e se com 15, 16, 18, 20, 22 anos soubesse o que iria sentir hoje, teria ficado bem menos preocupada), mas como sei que partiu de um problema emocional que ainda tento resolver, tento não me tornar obcecada nem me preocupar demasiado.
    A minha mãe costumava dizer que vestimos roupa, não números, e o que disseste foi precisamente o mesmo. Não devemos deixar a balança controlar a nossa vida, nós somos mais que números.

    ResponderEliminar