quinta-feira, 3 de março de 2011

Comida, amor e autodescoberta...

Ann Mah – Uma americana em Pequim, o que me chamou à atenção neste livro foi a capa, achei-a tão mas tão linda que soube logo que tinha de o ler e ao contrário da maioria dos livros este agarrou-me logo no inicio, era ver-me a ler em todos os bocadinhos que tinha durante o dia.

O livro é claramente inspirado na vivencia da própria escritora o que o torna ainda mais maravilhoso, é um livro cheio de momentos culturais mas acima de tudo é sobre uma mulher que tenta encontrar o seu caminho, uma personagem principal fascinante com o acompanhamento de outras personagens fantásticas, sendo o primeiro livro da autora acho-o ainda mais cativante.

Uma leitura maravilhosa que me fez querer ir conhecer as movimentadas ruas de Pequim. E como eu passo o tempo a criticar a tradução dos títulos dos livros tenho que admitir aqui que este é melhor que o original que é Kitchen Chinese.

Nota: 4/5


Sinopse:

Um romance sobre comida, amor e autodescoberta.
Todas as pessoas se alimentam de formas e lugares inesperados…

Depois de ver a sua carreira ruir e o namorado pedir “um tempo”, Isabelle Lee toma a primeira decisão drástica da sua vida e troca o mundo das revistas de moda de Manhattan pelo mundo das revistas generalistas de Pequim. Um mundo consideravelmente mais limitado dado que o seu conhecimento de mandarim é quase nulo. É que, apesar de ter ascendência chinesa, ela só conhece a linguagem falada na cozinha, pela mãe…

Felizmente, a linguagem da comida é suficiente para a iniciar na crítica gastronómica. Por entre o pato à Pequim ou os jianbing de Tianjin, alguns choques culturais e outras tantas peripécias amorosas, Liz enfrenta os desafios de começar de novo do outro lado do mundo. Anos antes, também a sua irmã, Claire, trocou Manhattan por Pequim. É agora uma advogada de sucesso com um ritmo de vida tão alucinante quanto o da própria cidade. As irmãs nunca tiveram uma relação de cumplicidade. Na verdade, mal se conhecem. A milhares de quilómetros de casa e a braços com um dilema sentimental, Isabelle começa a interrogar-se se a frenética e vibrante cidade do futuro não será um lugar demasiado estranho para si…

XOXO S.
 
P.S. Algumas fotos de Pequim...
 





6 comentários:

  1. Adoro ler (apesar de ultimamente não andar a ler tanto quanto gostaria)! Principalmente livros baseados em histórias veridicas ou nas vivências dos próprios autores. E este é um dos livros que está na minha lista das próximas aquisições, pois já várias pessoas me tinham dito que gostaram do livro.

    ResponderEliminar
  2. Mais um opinião boa acerca deste livro, e eu sem poder comprá-lo, que raiva!!!!!
    Lá vou ter se esperar para ver se aparece na biblioteca.

    Gostei muito da foto com a ponte.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ganhei este livro num passatempo do blog Chocolate para a Alma e já o tenho em casa para o ler assim que tenha um tempinho :)

    ResponderEliminar
  4. Angelina,

    Se quiseres, quando eu terminar de ler, posso emprestar-te! Também o vou emprestar à Fernanda (leituras da Fernanda) ela falou-me também em ti e no teu blog, que já sou seguidora.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Querida S., obrigada pela dica. Já tomei nota, para consultar na próxima ida a uma livraria :)
    beijinhos.

    ResponderEliminar