segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Preto, Branco ou Cinzento?

Durante muitos anos vimos filmes, lemos livros… em que as personagens ou eram boas ou más, os bons eram mesmo muito bons e os maus eram mesmo muito maus. Com o passar dos anos esta tendência foi mudando, e as personagens deixaram de ser ou brancas ou pretas para passarem a ser cinzentas.

Até aqui nada contra, o problema é que agora todas as personagens são cinzentas, deixamos de ter personagens inteiramente boas ou más para personagens que são um pouquinho de cada coisa.

E assim resolvemos o nosso problema em acreditar que há pessoas que são simplesmente más, sem uma história trágica para justificar as suas acções ou um sentimento de remorso que não a deixa dormir há noite. Penso que ninguém quer lidar de frente com a maldade pura e dura, todos queremos acreditar que todas as pessoas têm um lado bom, que todas se podem arrepender.


O curioso é que também não queremos acreditar que haja pessoas mesmo boazinhas, aliás usamos este termo de forma pejorativa, eu tenho mais facilidade em acreditar em pessoas inteiramente más do que em pessoas inteiramente boas, e provavelmente porque as pessoas boas também têm dias maus, momentos maus e vidas difíceis.

No entanto acho que as pessoas não são todas ou boas, ou más, ou assim-assim. Há pessoas boas no mundo, não perfeitas mas boas de coração, tal como há pessoas mesmo más, sem sentimentos de culpa, remorsos ou hipótese de salvação, temos o caso dos psicopatas por exemplo, mas nem precisamos ir assim a um extremo destes, todos conhecemos pessoas mesmo más na nossa vida.

A maioria de nós pende para um lado mas, tem um pouquinho dos dois, dependendo das circunstancias da vida, das situações em que estamos, mas há sem dúvida alguma pessoas muito melhores que outras por isso estou fartinha de ouvir “Ninguém é mesmo bom e ninguém é mesmo mau” porque na minha humilde e modesta opinião isso não é verdade e posso dividir as pessoas que conheço em 3 grupos distintos, os bons, os maus e os assim-assim, e ficariam todos bem equilibrados.

XOXO S.

3 comentários:

  1. Eu gosto de acreditar que a maioria das pessoas têm um bom fundo, mas a vida tem-me mostrado que existem realmente pessoas más que não descansam enquanto não deitam os outros abaixo. É pena, porque viver assim deve ser um horror! bj minha linda:)

    ResponderEliminar
  2. é a vida que nos dá a capacidade de descernimento, porque aprendemos pelas nossas próprias experiências que não é fácil viver e que o fio que nos separa do lado "mau" é mesmo muito fino!
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Penso que todos nós temos um lado bom e outro mau e usamo-lo conforme as situações!
    Acredito que mesmo aquelas pessoas com tendência para o mal (claro que não incluo neste grupo as pessoas com perturbações psicológicas porque essas é mais complicado), têm um lado muito bom mas preferem esconde-lo como defesa!
    Somos o que a vida vai fazendo de nós,e todas as pessoas podem mudar conforme a vida nos muda as voltas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar