sexta-feira, 8 de abril de 2011

Amor, saudade e amizade...

Ann Brashares – O último verão (teu e meu), não vou dizer que é um livro extraordinário porque não o é, a escrita é até ligeiramente confusa ao inicio, confesso que houve momentos em que a escritora passa do passado para o presente e vice-versa que achei mal explicados, é como se demorássemos um pouco a compreender em que altura estamos.

As personagens também me parecem ligeiramente infantis para a idade no inicio da história o que ajuda à confusão entre o passado e o presente mas, com o passar das páginas o livro melhora muito e tenho que confessar que fiquei fascinada com a história de amor, com a forma como está descrita, com a amizade entre as personagens e acima de tudo com a ideia de que há coisas que são eternas na nossa vida, sentimentos que aconteça o que acontecer serão para sempre.

Por isso tudo não sendo um livro maravilhosamente bem escrito (na minha opinião claro) conseguiu com que eu ficasse absolutamente cativada e o lesse quase de uma vez, foi para mim uma leitura que me tocou profundamente, talvez por motivos difíceis de explicar aqui.

Nota: 3.5/5

Sinopse:

Em Waterby, Fire Island, os ritmos e os rituais do Verão são os mesmos de sempre: o cerimonial das chegadas e das partidas de ferry; os jantares no clube náutico com vistas de cortar a respiração; o decreto contra o uso de sapatos; e o desfile de miúdos bronzeados e cobertos de areia, que se tornam maiores de idade na praia.

Passada neste cenário cheio de vida, O Último Verão é a história encantadora – e comovente – da amizade entre três jovens, para quem o Verão e aquele lugar significam tudo. As irmãs Riley e Alice voltam todos os anos à modesta casa de praia dos pais. Riley é nadadora-salvadora e uma maria-rapaz, sempre pronta para nadar à noite, velejar com vento forte ou correr pela praia. A bonita Alice é meiga, gosta de ler e de meditar, e venera a irmã mais velha. E, na enorme casa que ofusca a humilde habitação delas, vive Paul, um amigo tão importante para ambas como o próprio local. Depois de alguns anos afastado, Paul volta finalmente à ilha. Mas o seu regresso marca uma estação de tremendas mudanças e, quando uma atracção que ferve em lume brando e um grande segredo colidem, os três amigos são lançados num mundo desconhecido, um mundo em que o seu refúgio de Verão já não os pode proteger.

Com afecto, humor e sabedoria, Brashares faz-nos sentir as alegrias e as torturas do amor. Recorda-nos a força e os espinhos da amizade, a dor da perda e o peso dos laços familiares. Profundo e comovente, O Último Verão é uma celebração sentida do Verão e da nostalgia da juventude.

XOXO S.

5 comentários:

  1. Bem parece-me que é a única opinião positiva que leio deste livro, só me têem dito que não presta para nada.

    Mas mesmo assim não deixo de ficar curiosa para o ler.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida S., pela tua apreciação, não me pareceu aliciante...
    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente contigo... É um "livro de verão" daqueles para ler na praia, mas com uma história com a qual me identifiquei mt por razões pessoais... O meu futuro marido foi uma paixão de verão e o meu primeiro amor, e até ficarmos juntos passámos por uns quantos obstáculos. :)

    ResponderEliminar
  4. Angelina, eu não acho que seja um grande livro como disse e também não sei até que ponto a minha opinião é mesmo positiva mas, a verdade é que a história me marcou, senti-me tocada por ela e isso é logo uma ajuda enorme.

    Beijinhos

    ResponderEliminar