quarta-feira, 6 de abril de 2011

Deus existe?!

José Rodrigues dos Santos – A fórmula de Deus, nem sei por onde começar a falar deste livro mas queria pedir que se alguém o leu me responda a umas pequenas dúvidas que me atormentam sobre a sua popularidade.

É o segundo livro que leio do José Rodrigues dos Santos, o primeiro foi o Codex 632 que apesar de ter um tema diferente é exactamente do mesmo género literário, confesso que apesar de não ter desgostado do Codex não me seduziu porque achei que as descrições da parte romanceada eram desastrosas, por isso não tinha expectativas assim muito, muito elevadas relativamente a este.

Mas, o tema é particularmente interessante para mim, acho que cientificamente está bastante correcto e acima de tudo nota-se uma enorme preocupação em colocar a informação científica de forma fácil de compreender mas, tenho uma dúvida enorme sendo o exemplar que eu aqui tenho uma 25ª edição isso implica que o livro vendeu imenso, fico confusa porque eu tenho dúvidas que um livro com tanta descrição científica se torne apelativo às massas, será que mesmo quem odeia, química, física e matemática consegue achar a leitura interessante.

É que cerca de 80% do livro são descrições de teorias científicas, obrigando por vezes a algum conhecimento e interesse para compreender algumas coisas. Quanto à história em si, gostei mas não achei brilhante, acho que ele podia ter aproveitado e explorado um pouquinho mais essa parte, no entanto gostei mais do comportamento das personagens neste livro do que no anterior.

Não gostei dos diálogos em inglês porque me faz lembrar aquelas novelas brasileiras que se passam na Índia, Itália… e todos falam brasileiro com meia dúzia de palavras na língua local, se ele traduziu as conversas do inglês para o português porque é que manteve algumas palavras em inglês? E depois sendo ele professor não entendo como pode achar que os alunos em uma aula de física iam ficar todos particularmente participativos e interessados, um ou dois alunos até é credível mas um anfiteatro inteiro? Diz-me a experiência que nas aulas da universidade metade dos alunos dorme, a outra metade troca mensagens... e os períodos de atenção nunca duram mais de 10 minutos, eu sei que a ideia era introduzir mais informação científica naquelas páginas mas não me parece credível.

Tirando isso gostei bastante mais do que gostei do Codex, foi uma leitura agradável e interessante, mas por favor digam-me “É um livro interessante para quem não gosta ou não entende nada destes temas científicos? Não se torna aborrecido?”.

Nota: 3.5/5 (talvez tenha sido um 4 para mim que gosto muito do tema e sou uma enorme fã do Albert Einstein mas, para ser justa e fazendo uma avaliação sem pensar apenas no meu interesse pessoal 3.5 é mais correcto).


Sinopse:

Nas escadarias do Museu Egípcio em pleno Cairo, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chama-se Ariana Pakravan, é iraniana e traz consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho título e um poema enigmático.

O inesperado encontro lança Tomás numa empolgante aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta jamais efectuada por Albert Einstein, um achado que o conduz ao maior de todos os mistérios: a prova científica da existência de Deus.

Uma história de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacável, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mística de todos os tempos.

Baseada nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, A Fórmula de Deus transporta-nos numa surpreendente viagem até às origens do tempo, à essência do universo e o sentido da vida.

XOXO S.

P.S. A Fórmula de Deus vendeu 100 000 exemplares em apenas 2 meses, em Portugal.

17 comentários:

  1. Tenho-o para ler já há quase um ano, mas ainda não achei tempo para o fazer. Conheço várias pessoas que o leram e amaram. Quanto à história só sei o que a sinopse diz, mas estou com muitas expectativas. Acho o estilo do José Rodrigues dos Santos muito parecido com o Dan Brown, de quem já li os livros todos e amei apesar de ter muita descrição científica também, acho que são as histórias que nos predem e acabámos por nos interessarmos por essa parte também. Já li o Codex 632 e o Sétimo Selo e gostei bastante dos dois mas mais do Sétimo Selo. Vamos ver se acho tempo para ler a Fórmula de Deus.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Lady Me, eu acho o Dan Brown mais básico, apesar de também ter muitas descrições cientificas não é tanto como aqui. Na verdade acho que o José Rodrigues dos Santos escreve melhor que o Dan Brown e que o Dan Brown é mais imaginativo.

    Mas sim também acho que é o mesmo género.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Eu não entendo nada desses temas científicos e adorei o livro. Talvez mesmo por não conhecer é que gostei tanto, porque, lá está, ele consegue explica-los de maneira simples o que não torna o livro maçudo ou chato. Acho que tudo se entrelaça muito bem na história e as teorias ajudam a compreender tudo. Ele insere um tema complexo numa leitura fácil e por isso o livro tem tanto sucesso.
    Há muito tempo que ando para ler o Sétimo Selo que, pelo que me disseram, tem as mesmas personagens principais da Fórmula de Deus!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Eu não entendo nada de temas científicos...mas costumo gostar de livros e filmes com esses temas (sabe-se lá porquê :p)
    Os meu pai já o leu, bem como Codex e Sétimo Selo, e gostou! Eu ainda só li o Codex, tenho os outros dois para ler...o mais certo é só poder lê-los no Verão, já que no resto do ano esperam-me outro tipo de livros!*

    ResponderEliminar
  5. Estava a pensar comprá-lo esta semana mas não sei não :S nunca li nad a dele e esperava começar por este.

    ResponderEliminar
  6. Panda, acho que deves dar uma oportunidade, não é o meu escritor favorito mas, escreve bem e a história é interessante, tenta e logo vês.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá! Eu li esse antes do Codex e achei muito bom. Eu que , particularmente, não gosto das áreas científicas fiquei viciada no livro e devorei-o. Como sou católica o tema interessou-me ainda mais. Gostei menos do Codex apesar de adorar História. O que pode parecer um contra-senso :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Menina do Norte, também achei este bem mais interessante do que o codex, apesar de ser mais dada às áreas científicas gosto muito de história, mas não achei o codex tão bom como este.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ainda não li esse livro, mas confesso que tenho curiosidade! Ainda mais por abordar temas na minha área. Há-de ser uma próxima compra com certeza :)

    De José Rodrigues dos Santos só li Fúria Divina e gostei bastante! fala sobre o Islão e sobre a sua cultura, o porquê daquele fanatismo em relação ao corão.. gostei mesmo muito porque conhecia muito pouco sobre eles e aprendi imenso. Recomendo! Se o leres, gostava de saber a tua opinião :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá! Nunca li este livro do José Rodrigues dos Santos, mas agora fiquei curiosa de saber o que posso vir a achar, já coloquei na lista mental de futuras leituras! Dos livros que li dele (na verdade, só estou a acabar agora o 2º) gosto essencialmente da parte de investigação que está por trás e que para mim torna a história mais rica. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Ainda não o li, o meu marido está a começar a ler.
    Tenho alguma curiosidade nos livros dele.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Eu sou química e sinceramente não adorei o livro... O 3.5 parece-me bem. Achei o estilo de livro uma cópia chapada dos livros do Dan Brown. Respondendo a pergunta que fizeste acho que é mais o contrario do que disseste, qt menos se percebe de ciência mais se gosta deste livro pq acho que as pessoas ficam a achar que aprenderam imenso com o livro. Resumindo não me importei de o ler mas não recomendaria. Mariana

    ResponderEliminar
  13. Boa noite.
    Já li o Sétimo Selo e a Fúria Divina da mesma serie deste que ainda não tive a oportunidade de ler. São como dizem muito parecidos com os do Dan Brown mas para mim o q me agrada é ter como personagem principal um português. Gostei bastante do Fúria Divina que trata da questão islâmica, fiquei com uma visão diferente sobre o Islão. Podem não ser os melhores romances que por aí andam mas recomendo-os porque são de um escritor português e há que dar valor a eles e não só aos estrangeiros que nem por isso são melhores que os escritores nacionais. :)

    ResponderEliminar
  14. É "nota-se" em vez de "notasse", no contexto em que está inserida a palavra. ;)

    ResponderEliminar
  15. Anónimo, obrigada, já está corrigido.

    ResponderEliminar
  16. Apesar de seguir o blog não comento normalmente, mas este post não pude deixar de comentar. eu já li todos os livros dele, como imaginam a minha opinião não é imparcial...
    Adoro particularmente o facto de ele explicar os assuntos de um modo compreensível para leigos, não sei se faz as coisas na exata medida delas mas para quem não entende fica simples.
    Quanto ao facto de serem livros que levantam questões cientificas existem outros que não sendo do género destes, são igualmente bons, recomendo particularmente a Ilha das Trevas, mas existe também a Filha do Capitão, A vida num sopro ou o último O Anjo Branco...
    Claro já li todos...
    lol

    ResponderEliminar