quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Apenas um estorvo?

Se há coisa que me parte o coração é ver pessoas idosas sem terem um lugar para dormir, pessoas que viveram uma vida honesta que amaram e que depois com o avançar da idade se viram renegados pelos filhos, netos…

Um senhor que vive aqui na minha rua perdeu a mulher há 3 meses e o senhorio avisou-o ontem de que vai ter de se mudar porque ele precisa da casa, o problema é que há 65 anos que ele vive ali mas, como era amigo do avó do actual senhorio nunca fizeram um contrato legal e agora ele aparentemente não tem qualquer direito.


Este senhor tem 1 filho a quem sempre deu tudo, trabalhou honestamente e amou a mulher até ao último suspiro e o filho para além de nem sequer ter derramado uma única lágrima no funeral da mãe já lhe disse que não o vai ajudar porque não tem disponibilidade para o ter lá em casa.

Todos nos sentimos injustiçados quando vemos pais a abandonar os filhos, todos choramos com as imagens das crianças com fome e sem ter onde dormir mas, quantos de nós sentem o mesmo quando a situação se inverte? Quantos de nós nos preocupamos realmente com os idosos? Quantos de nós acham que eles são apenas e só um estorvo?

Nem consigo explicar a indignação e revolta que sinto no peito, há pais que não deviam poder ser pais mas também há filhos que não merecem esse título.

XOXO S.

17 comentários:

  1. essa realidade mexe imenso comigo. faz-me imensa confusão ver filhos que tratam pais como lixo. E só me vem à cabeça a pergunta: Será que não sabem que serão idosos um dia?
    As maioria das pessoas ainda não aprendeu a por-se no lugar do outro.
    Este tipo de situações são frequentes na altura do Natal, nos hospitais.
    Há gente desumana, muito desumana!

    ResponderEliminar
  2. já me deixaste transtornada... esse gajo devia levar um, soco no meio da testa para abrir os olhos, uma vergonha! e ele não é um homem, é um rato. uma ratazana!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente esta realidade é mais comum do que pensamos. Lido com ela diariamente, e não sei muito bem porquê o no mês de Dezembro tenho sempre mais casos desse género.

    ResponderEliminar
  4. Não é bem assim. A minha avó é viúva e no ano passado deu-lhe um AVC.
    O meu pai queria que ela fosse para um lar para que ele pudesse ter alguém 24hr por dia, mas ela não queria. Passou uma semana em minha casa, uma em casa do meu tio, durante 3 meses sempre assim. E para que isso acontecesse os meus pais passaram este tempo todo a dormir no sofá (só temos 3 quartos: o meu, do meu irmão e dos meus pais, e eu e o meu irmão temos cama de solteiro).
    Sabes o que é ver a minha mãe a queixar-se das costas? Ou a levantar-se de 2 em 2 horas durante a noite para ir com a minha avó a casa de banho? Os meus pais chegam a casa todos os dias as 9h da noite, e não terem um minuto para descansarem é muito mau. Custa muito. Eu adoro a minha avó, de paixão, mas a melhor coisa foi ela ter decidido ir para o Lar (que aqui para nós é tipo um hotel). E que ninguem diga que o meu pai "a pôs" lá por porque não quer cuidar dela ou acha que é um estorvo, apenas as vezes não há condições, entendes? É bom dizer também que a minha avó tem 90 anos e está fresca que nem um carapau :)

    Isto tudo só para dizer que cada caso é um caso, e é preciso conhecer bem a situação :)

    ResponderEliminar
  5. É bom dizer que os meus pais sempre se preocuparam muito com os meus avós, e agiram bem porque a minha avó tem possibilidades economicas para ter um resto de vida como uma rainha :) que é como ela diz que está a ser tratada agora. E os meus pais de 2 em 2 dias estão lá um bom pedaço com ela.
    Esse senhor, se não tem possibilidades de ajudar o pai, que comece a agir como homem e peça ajuda! Porque ninguém merece...

    ResponderEliminar
  6. J isso é uma situação totalmente diferente e acho mesmo que os teus pais tomaram a melhor atitude, eu não tenho nada contra um lar quando não se tem possibilidades para ter a pessoa em casa.

    Mas neste caso essa nem é a situação o filho deste senhor tem uma vivenda de 5 ass. e vive lá sozinho com a mulher porque os filhos já casaram.

    O não podermos ter os nossos pais/avós em casa não impede que os amemos e lhes mostremos sempre isso.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente vêm-se muitos casos desses. É triste ver um filho ter atitudes destas, mas ele devia pensar que um dia pode precisar dos filhos e eles poderão fazer o mesmo!
    Kiss*

    ResponderEliminar
  8. olha que em relação ao arrendamento, talvez o senhor tenha alguns direitos...o facto de não ter contrato assinado não significa que o contrato não é válido, tudo depende do ano em que se iniciou o contrato verbal, pois tem que se ver o RAU aplicável, também o facto de ele já ser de certa idade, imagino eu, pode protegê-lo... se quiseres dizer-lhe para se dirigir à segurança social e pedir uma consulta jurídica, talvez se consiga resolver a situação de forma mais justa...

    ResponderEliminar
  9. Obrigada D. vou fazer isso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. há gente com muita falta de carácter mesmo!

    ResponderEliminar
  11. Já não chega ter perdido a esposa, ainda tem a prenda do senhorio,ainda leva com essa cereja em cima do bolo do filho...ninguém merece.
    Em relação ao arrendamento, já estive na situação do senhorio, e acabei por ter de pagar para os filhos da viúva do inquilino para sairem. O sr que consulte um advogado, pois isso é conversa fiada do senhorio. bjnhs e boa sorte

    ResponderEliminar
  12. Ainda há dias tivemos aqui uma siuação parecida...( como sabes trabalho numa IPSS). Acho vergonhoso, de uma falta de sensibilidade enorme deixar um pai ou uma mãe ao abandono!Mas é uma realidade mais comum do que se pensa...bj!

    ResponderEliminar
  13. Eu ia sugerir exactamente o mesmo que a D., acho que o sr. deve tentar ir à Seg. Social e até à Junta de Freguesia. Além de um contrato verbal também poder ser válido, o sr. concerteza tem formas de provar e até testemunhas de que sempre viveu ali, portanto tem direitos, provavelmente os mesmos do que se houvesse um contrato escrito.
    Há gente mesmo estúpida, tanto o filho do sr. como o senhorio deviam era ser atropelados por um camião!!!!!
    Bjs S.
    Vera E.Santo

    ResponderEliminar
  14. não sei se posso ajudar mto, mas a mh irmã é assistente social, vou ver relativamente a lares e vou consultar documentação relativamente a lei do arrendamento, pois estamos a falar de alguem que habita uma casa a mais de 65 anos, dever'a ter recebios...S, assim que souber mais entro em contacto contigo.

    estas situações deixam em braza...quer com o filho, quer com o senhorio, ambos são desumanos

    ResponderEliminar
  15. Acredita que é das circunstÂncias que mais me magoam e mais me revoltam, assim como a pobreza na terceira idade. Estou a tentar encontrar voluntariado na minha área de residência para apoio de idosos...

    ResponderEliminar
  16. Acho horrível essa situação. Há pessoas mesmo muito egoístas! Eu cuido sozinha da minha mãe com Alzheimer há 9 anos. Uma vez, pensei em ter uma semana de férias e perguntei a um dos meus irmãos se podia ficar com ela e ele respondeu-me: "não foram criadas condições"... Isto com um quarto de hóspedes em casa... Enfim, as pessoas nunca podem, coitadinhas delas, mas para ir para o café, o cinema, o shopping, aí já podem e já não estão cansadas!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar