terça-feira, 14 de dezembro de 2010

E quando o frio dá lugar ao calor?

Gritos do Passado – Camilla Läckberg, se há coisa que eu acho difícil é encontrar um bom policial que seja diferente dos outros todos, existem muito bons policiais por aí mas, no geral a fórmula é quase sempre a mesma, principalmente se forem escritos por mulheres, temos a donzela em perigo e o homem fantástico que a protege arriscando a própria vida…

Atenção que não estou a criticar, eu gosto bastante, a fórmula é simples, já muito vista mas comigo funciona quase sempre, no entanto de vez em quando quero um policial diferente, algo que fuja um pouco a esses moldes, que a história seja suficientemente boa para funcionar sozinha sem o romance a dar uma ajudinha.

Assim que este livro saiu eu fiquei louca para o ler, afinal já tinha lido o primeiro da mesma autora e gostei muito, depois vi que as personagens eram as mesmas e pensei que ia ser uma leitura muito agradável. Não me enganei, ao contrário do primeiro o romance não suportava a história (se bem que no primeiro também não era o mais importante e o romance era muito menos importante que na maioria dos livros deste género) mas, a história valeu por si só.

Não vou dizer que não há romance ou que não se fale dele porque fala mas de uma forma muito mais secundária, gostei mesmo muito e mais uma vez está muito bem escrito, a história foi pensada ao pormenor sem deixar pontas soltas (vá deixou uma ponta pequenina que na minha opinião ficou um bocadinho mal explicada mas isso sou eu que sou picuinhas) e fico ansiosa à espera do próximo livro desta autora.

E a referir que eu que tanto me gabo de adivinhar logo o assassino andei mais de metade do livro enganada a desconfiar de outra pessoa completamente diferente, depois cheguei lá mas desta vez foi difícil e quanto ao motivo nem em mil anos chegava lá.

Nota: 4.5/5


Sinopse:

Numa manhã de um Verão particularmente quente, um rapazinho brinca nas rochas em Fjällbacka - o pequeno porto turístico onde decorreu a acção de A Princesa de Gelo - quando se depara com o cadáver de uma mulher. A polícia confirma rapidamente que se tratou de um crime, mas o caso complica-se com a descoberta, no mesmo sítio de dois esqueletos. O inspector Patrick Hedström é encarregado da investigação naquele período estival em que o incidente poderia fazer fugir os turistas, mas, sem testemunhas, sem elementos determinantes, a polícia não pode fazer mais do que esperar os resultados das análises dos serviços especiais. Entretanto, Erica Falk, nas últimas semanas de gravidez, decide ajudar Patrick pesquisando informações na biblioteca local e novas revelações começam a dar forma ao quadro: os esqueletos são certamente de duas jovens desaparecidas há mais de vinte anos, Mona e Siv. Volta assim à ribalta a família Hult, cujo patriarca, Ephraim, magnetizava as multidões acompanhado dos dois filhos, os pequenos Gabriel e Johannes, dotados de poderes curativos. Depois dessa época, e de um estranho suicídio, a família dividiu-se em dois ramos que agora se odeiam. Ao mesmo tempo que Patrick reúne as peças do puzzle, sabe-se que Jenny, uma adolescente de férias num parque de campismo, desapareceu. A lista cresce...

XOXO S.

2 comentários:

  1. Tem uma boa sinopse :)
    É envolvente sim sim ...

    ResponderEliminar
  2. Sabe muito bem fugir aos romances e ler algo do género, uma leitura emocionante e envolvente!!
    E a sinopse, agradou-me bastante.

    beijinhos

    ResponderEliminar