sábado, 23 de outubro de 2010

A Busca...

Escrito nas estrelas – Barbara Norton De Matos, sabem quando alguém vos oferece um livro assinado pela autora e tudo e que vocês só conseguem pensar que não vão gostar, mas querem mesmo muito gostar? Pois foi assim que se passou com este livro.

Eu sou um bocadinho preconceituosa com alguma da literatura que se faz em Portugal e arrependi-me do fundo do coração quando li um dos livros da Luisa Castel-Branco porque adorei, mas não posso dizer o mesmo deste.

E entenda-se que eu queria mesmo gostar deste livro, porque tinha sido uma prenda, porque até simpatizo com a actriz (simpatizo mas não a conheço de lado nenhum nem vi mais do que um trabalho dela mas pronto simpatizo).

Li o primeiro capítulo e tive vontade de desistir, não gostei da escrita, dos diálogos… mas continuei, mais para o meio já estava a achar ligeiramente melhor, mas nos capítulos finais voltei a não gostar.

Ora então qual foi o problema da escrita? Muitos inhos e inhas e muitos “você” nos diálogos infantis, peço desculpa a quem fala assim, não tenho nada contra, mas faz-me um pouquinho de confusão.

De qualquer maneira tive sempre a sensação que há muito da história da autora neste livro, a personagem principal, as situações, o pai famoso… o que é normal uma vez que as pessoas escrevem o que conhecem e confesso que isso acaba por tornar o livro até bastante agradável em alguns momentos. Para além disso nota-se que foi escrito com amor e isso é importante para quem lê. A história em sim tem partes bem interessantes e está bem pensada, é fácil passar do passado para o presente e é de leitura fácil, no entanto, um pouquinho novela para o meu gosto.

Bem depois disto tudo devo dizer que admiro a coragem de publicar um livro, a coragem de querer melhorar depois do primeiro e acho que a autora tem humildade suficiente para melhorar, quem sabe se um próximo livro não é bem melhor?

Nota: 2.5/5


Sinopse:

A história de uma mulher que só quer ser amada mas tem medo do amor

No mundo fervilhante dos estúdios televisivos, dos flashes e paparazzi, há uma estrela que só quer ser amada. Entre a quinta em Ponte de Lima e a casa em Cascais, entre o passado e o presente, uma mulher vai descobrir que só o amor é mais forte que o destino.

Escrito nas Estrelas é a surpreendente estreia de Bárbara Norton de Matos no romance, uma história de família, traições e equívocos, onde nada é o que parece e só o amor é real.

Carminho não foi uma menina feliz. Era o patinho feio da família, sempre comparada com Piedade, a irmã mais velha, tão deslumbrante como odiosa. E não foi fácil crescer com um pai sempre ausente, que só pensava no ténis e nos torneios, enquanto a mãe se deixava arrastar pela melancolia…

Mas tudo isso é passado. O patinho feio tornou-se num cisne, é agora uma estrela da televisão, capa de revista, perseguida por flashes e paparazzi. E vai finalmente estrear-se, como protagonista, numa série histórica – o seu grande sonho. É um mundo quase perfeito.

Quase. Porque a vida está repleta de surpresas e, quando menos esperamos, o amor prega-nos partidas…

XOXO S.

3 comentários:

  1. Confesso que estive com esse livro na mão mas voltei a pousa-lo na estante, acabei por o trocar pelo Bom Inverno, talvez seja muito feio mas foi com o receio de ficar deceptionada que não o levei. Lá está tal como tu se talvez me o tivessem oferecido o teria lido a bom ler, mas comprar não me atrevi...

    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  2. Não sei se sabes, mas a maioria das vezes esse tipo de livros não são escritos pelas 'autoras'... as editoras contratam jornalistas para escrever a história e a participação da 'autora' pode ser alguma ou só dar o nome. Depois as editoras lançam o livro com um nome conhecido por detrás e as vendas disparam. E todos ganham!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu também estava naquela do "será que vale a pena?". Normalmente não leio literatura nacional. Não tendo nada contra mas às vezes parecem quase imitações dos livros lá de fora. Espero que a autora consiga evoluir e tornar-se uma belíssima escritora.
    *

    ResponderEliminar