sexta-feira, 22 de outubro de 2010

E quando começamos a duvidar de nós?

No meio da enorme embrulhada que se tornou a minha vida nos últimos tempos acho que perdi a confiança em mim. Quando falava com a I. ao telefone e lhe contava os meus problemas ela disse-me “Existem pessoas na nossa vida que de tão incompetentes que são nos fazem duvidar das nossas próprias competências”.


Eu comecei a rir (um dos meus óptimos métodos para disfarçar o desassossego que me vai na alma) e disse-lhe “O meu problema não é duvidar de mim, porque sei bem que sou competente e tudo mais, o meu problema é saber que ela me quer lixar porque já sabe que eu não vou continuar ali, depois ando sem motivação para fazer nada, é como se estivesse bloqueada, não por duvidar de mim mas porque sei que ela vai continuar a criticar tudo o que faço”.

Hoje, uma semana depois desta conversa, posso dizer que tudo o que eu disse foi uma grande treta, estou bloqueada, é verdade e sinto que ela vai continuar a mandar as coisas para trás por vingança mas acima de tudo ela conseguiu colocar aquele bichinho dentro de mim que me faz duvidar de mim e das minhas capacidades.

Nunca me tinha acontecido e por isso não reconheci os sintomas de imediato, e ainda estou a tentar entender como lidar com isso, mas por enquanto estou ligeiramente desesperada a olhar para o vazio sem saber como sair desta embrulhada sem ficar maluca.

XOXO S.

11 comentários:

  1. Sei bem o que isso é... acho que estou a passar por uma situação semelhante!
    Não podemos baixar a cabeça, pelo contrário, temos que mostrar que somos boas naquilo que fazemos!
    Kiss***

    ResponderEliminar
  2. tem calma...não demonstres fraqueza.

    é isso que ela quere, assim tem "razão" para dizer o que diz.

    eu sei bem o que é isso.

    Mas, embora não te conheça, pelo que leio do teu blog TU ÊS ALGUÉM QUE SABE MUITO BEM O QUE FAZ.

    Acredita sempre em ti...EU ACREDITO (caso isto valha alguma coisa)

    fico a trocer por ti



    olhostristes-kikas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Não deixes que certas pessoas tenham tanto poder sobre ti, tu sabes aquilo que vales!!

    ResponderEliminar
  4. Não podes nunca desvalorizar-te! Faz de tudo pra ignorar o que ela faz, é o que se pode fazer a gente mesquinha, ignorar ao máximo, ela não pode sentir que te está a afectar se não ainda vai fazer pior. Tu és competente e sabes disso, por isso, nada de esquecer!! Força!

    ResponderEliminar
  5. Espero que esse sentimento passe bem depressa. Não percas a confiança em ti, isso acima de tudo. Porque sabes do que és capaz e até onde consegues ir. Não te deixes atingir por provocações, isso é o mais importante.

    ResponderEliminar
  6. Respira fundo e dá tempo... às vezes o tempo é um bom conselheiro:)
    Bj grande e muita força

    ResponderEliminar
  7. S. mostra-lhe o que vales e tu sabes bem as tuas capacidades nao entres no jogo dessa pessoa, e' exactamente o que ela quer que fiques confusa, e depois quem sai vencedora e' ela...Animo nao te deixes ir a baixo, e se vires que tens de mudar muda
    bjoo

    ResponderEliminar
  8. Vai passar! Não duvides de ti! Tenho a certeza que vais lidar com tudo da melhor forma. Como me diria um amigo... "És mais que isso :)"

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Eu percebo o que dizes porque já passei por algo semelhante. Apesar de saber o meu valor, houve alturas em que eu ponderei se aquela pessoa tinha mesmo razão no que dizia a meu respeito. Com o tempo fui percebendo que os meus receios eram infundados e que de facto há pessoas más e que nos deixam assim de propósito.

    ResponderEliminar
  10. Tens consciência das tuas capacidades, por isso não te deixes abalar. Também não vais ficar por aí não é?
    *

    ResponderEliminar
  11. Olá S., mais uma vez não posso deixar de comentar porque, mais uma vez, me revejo naquilo que escreveste...
    Eu ADORO a minha profissão, gosto mesmo muito do que faço, gosto de trabalhar, de ter trabalho, de estar ocupada, de desafios e gosto (ou gostava) de chegar a fim do dia cansada, exausta mas pensar "hoje trabalhei que nem uma burra (lol) mas sinto-me feliz porque faço aquilo que gosto e sei que o fiz bem!".
    Neste momento, não tenho sequer vontade de me levantar da cama de manhã... é um sacrifício para mim ter que vir trabalhar. E pela primeira vez desde que comecei a trabalhar, ponho em causa se este será mesmo o caminho a seguir e até já pensei em mudar de área! Tudo isto porque a alminha que trabalha comigo faz questão de todos os dias me trocar as voltas, dar o dito por não dito e, inclusivamente, dizer com todas as letra que eu sou burra e incompetente!!
    Sabes o que eu acho S.? Que estas pessoas com quem temos o (des)przer de trabalhar, têm graves problemas de auto-estima e se sentem ameaçados por nós... só pode!
    Eu não me considero burra nem incompetente, sinto-me é pressionada de uma maneira negativa que me faz falhar constante e sistematicamente.
    Por isso chorar todos os dias, duvidar de mim, das minhas capacidades e querer desistir não adianta de nada... Olhar para trás e ter orgulho naquilo que fiz e que sei que está bem feito por mérito meu é que me dá força para levantar a cabeça (e força para lhe dar um chuto no rabo! lol)
    Beijinhos e força!!
    Helena.

    ResponderEliminar