domingo, 10 de outubro de 2010

Contentamento descontente…

Sabem aquelas pessoas no mundo que não poderiam viver/fazer/ser felizes se mudassem de profissão, de cidade… aquelas pessoas que nasceram para fazer aquilo e somente aquilo?

Pois eu não sou assim, eu podia ser feliz a fazer mil coisas diferentes, a viver em mil lugares diferentes... quando no 9ºano fiz um daqueles testes vocacionais na escola a psicóloga disse-me “Lamento S. mas acho que não te posso ajudar muito, pelos meus testes tanto podes ser médica, como advogada, com arquitecta, como engenheira, como professora ou até mesmo actriz, mas posso pelo menos dizer-te que não deves seguir desporto”, depois disto sorriu e eu olhei para ela sabendo perfeitamente o que ela queria dizer, eu poderia ser qualquer coisa menos desportista, a menos que fosse nadadora ou jogadora de pólo aquático sou completamente desajeitada em tudo o resto.


Não tive muitas dúvidas na altura, segui a área de ciências e nunca me arrependi, depois quando fui para a faculdade tive mais dúvidas mas não me arrependo de ter escolhido engenharia o único problema é que fico sempre com a impressão que estou a perder qualquer coisa, que estou a perder 10 vidas paralelas que podia viver se tivesse feito escolhas diferentes.

O meu problema é que me sinto constantemente incompleta pela ausência de todas essas outras vidas cheias de escolhas diferentes. Eu sei que sou uma sortuda por ter podido escolher o que queria para a minha vida, sei que apesar de tudo tenho sorte na vida que escolhi, mas… e porque na vida há quase sempre um mas, tem dias que sinto que devia mudar, que devia seguir um outro caminho, montar um negócio meu (o meu sonho desde sempre) e tentar ver no que dava, sair de Portugal e ver como corria, mudar simplesmente de cidade e ir para o Porto/Viseu/Santiago do Cacém (quando penso em mudar de lugar são os 3 lugares que me aparecem primeiro na mente).

Depois tem dias em que gostava de ser uma das pessoas que só se imagina a percorrer um caminho, que nunca tem dúvidas, que nunca sente que está a perder nada…

XOXO S.

4 comentários:

  1. A vida tem dessas coisas. Antigamente estava bastante indecisa entre as ciências sociais e a arte mas acabei por optar pela 1º. Felizmente não perco muito tempo a passar e se ... porque até agora estou satisfeita com a escolha, gostei de estudar sociologia e de estar actualmente a exercer.O futuro não é muito risonho para cursos na minha area mas por agora estou feliz com a escolha. Mas essas interrogações são normais, mas o mais importante é nunca te arrependeres das tuas opções.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  2. Às vezes sinto-me assim. Quero fazer mil e uma coisas! Aconteceu-me o mesmo no nono ano, deu-me várias aréas. Mas a maior foi literária, na altura não era isso que queria seguir, mas depois decidi ir para Línguas e Humanidades e não me arrependo. Um dia mais tarde espero seguir comunicação social e ainda por cima é uma profissão que tem tantas coisas que se pode fazer!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu sinto-me incompleta e angustiada por ainda não me ter sentido realizada, entusiasmada, empenhada na área profissional!Ainda penso mto no que poderia e poderei fazer para mudar isso... mas ainda não encontrei respostas!

    ResponderEliminar
  4. Eu às vezes ainda penso " what if...".
    Também me senti sempre assim, com vontade de fazer outras coisas... Com o tempo vamos ficando mais calmas...e sabes o que penso? Pode ser que noutra vida possa ser outra coisa qualquer.
    Bjs grandes, linda.

    ResponderEliminar